quinta-feira, 26 de junho de 2008

Lula poderá vir ao Tocantins durante a campanha eleitoral



Segundo informações do presidente regional do PT, Donizeti Nogueira, as articulações estão sendo feitas diretamente no Palácio do Planalto para que o presidente da república Luis Inácio Lula da Silva, venha à Palmas para inauguração de uma escola de tempo integral em data a ser definida, e provável para o mês de agosto.

Na semana passada durante o lançamento das obras do pátio multimodal Palmas/ Porto Nacional da ferrovia Norte-Sul, em pronunciamento, o presidente da Valec José Francisco das Neves, o Juquinha, já havia adiantado a provável vinda de Lula ao Tocantins para liberar a licença de operação da ferrovia Norte-sul até Araguaína.

Raul acredita que Lula virá mais de uma vez

O prefeito de Palmas e candidato à reeleição, Raul Filho (PT), disse esta semana em entrevista ao jornal Stylo, que a garantia da vinda de Lula à capital foi dada pelo próprio presidente, durante recente viagem do prefeito à Brasília. Raul disse acreditar que o presidente virá mais de uma vez e as datas estão sendo definidas pela Executiva Nacional do PT.

No último dia 9 de junho o secretário nacional de finanças do PT, Paulo Ferreira, esteve em Palmas, participando do evento em que o prefeito Raul Filho (PT) anunciou sua decisão de concorrer a mais um mandato. Na oportunidade Ferreira informou que estava representando o presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini, e disse que a reeleição de Raul é prioridade da direção nacional do PT.

Exceção de Palmas

A Executiva do PT Nacional também divulgou esta semana, que, com exceção de São Paulo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu que não participará publicamente das campanhas de petistas e aliados antes do primeiro turno das eleições municipais, em 5 de outubro.

No segundo turno, Lula subirá em palanques e gravará participação no horário eleitoral gratuito nas grandes cidades em que houver um claro embate entre o candidato do governo federal e o da oposição.

O presidente decidiu adotar este comportamento mais discreto no primeiro turno para não melindrar aliados. Há vários casos nos quais os partidos que apóiam o governo Lula - 14 deles com representação no Congresso - possuem candidatos simultaneamente.

Como Palmas é a única capital que não terá segundo turno, pois possui apenas 120.863 votantes (o critério é que a cidade tenha mais de 200 mil), “Lula virá aqui ainda durante a campanha”, informou Raul.

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Moisés Avelino vai subir no palanque PT-PMDB



O deputado federal Moisés Avelino (PMDB) afirmou nesta quarta-feira, 25, que vai participar da campanha de reeleição do prefeito de Dianópolis, José Salomão (PT). O candidato a vice de Salomão será o vereador peemedebista Robinson Costa Rodrigues. Avelino ressaltou que, se a convenção confirmar a aliança PT-PMDB, ele subirá no palanque. “Irei lá, sim”, afirmou.

O deputado disse não ver problemas no fato do governador Marcelo Miranda (PMDB) subir em um palanque e outros líderes peemedebistas estarem em outro. “Eu tenho o direito de subir no palanque, não tem problema [o governador estar em outra campanha] tem que administrar isso”, reivindicou e ponderou o deputado.

Os peemedebistas de Dianópolis já defenderam que Marcelo fique neutro. Moisés Avelino também afirmou que o governador poderia se abster, mas não vê problema caso ele decida participar.

O senador Leomar Quintanilha, outro peemedebista que tem influência em Dianópolis, declarou que “a princípio” também pensa em subir no palanque de Salomão, porém, vai conversar sobre o assunto com o presidente regional do PMDB, deputado federal Osvaldo Reis.

Moisés Avelino, Leomar Quintanilha e o presidente da Assembléia Legislativa, deputado estadual Carlos Henrique Gaguim, foram os líderes peemedebistas regionais que deram "respaldo" à aliança entre o PT e o PMDB em Dianópolis.

terça-feira, 24 de junho de 2008

PT e DEM unidos em Porto Alegre; PP e PDT podem compor a aliança



Em Porto Alegre do Tocantins a briga entre DEM e PT não acontecerá, pelo menos não formalmente, a candidata a prefeita do PT, Maria Benedita Rodrigues, terá como vice o democrata Josmar Dias. Segundo Benedita, a senadora Kátia Abreu, maior liderança do DEM no Estado, garantiu pessoalmente que estará na campanha da petista.

A convenção do PT e do DEM, que juntarão ainda o PP e o PDT, será na quinta-feira, 26. A pré-candidata petista afirmou que as pesquisas de consumo interno a colocavam em segundo lugar, porém esses dados devem mudar porque a segunda posição existia antes da aliança.

O PT deve ter ainda o apoio de Djalma Parente. Ele era pré-candidato do PPS a prefeito, porém o partido decidiu não lançar candidatura própria. Djalma deixou o partido e avisou que vai pra campanha da aliança DEM-PT.

Robinson do PMDB será vice de Salomão



O presidente do PMDB de Dianópolis, vereador Robinson Costa Rodrigues, será o candidato a vice na chapa de reeleição do prefeito José Salomão (PT). A informação foi dada por Robinson na manhã desta terça-feira, 24. A convenção dos peemedebistas está marcada para o sábado, 28, os petistas fazem sua convenção no domingo, 29.

A decisão dos peemedebistas foi tomada no domingo, 22, e segundo Robinson, o vereador Osvaldo Baratins desistiu de sua postulação à prefeito e vai disputar uma vaga na Câmara. O PMDB de Dianópolis espera que o governador Marcelo Miranda (PMDB) mantenha-se afastado da campanha local. “A gente espera que o governador não suba no palanque, mantenha-se neutro”, disse Robinson.

O governador, segundo a pré-candidata do PDT, Maguinha, estará em seu palanque. Marcelo teria inclusive indicado que participaria da convenção das siglas que tem apoio do governo no sábado, 28. O deputado federal Moisés Avelino e o presidente da Assembléia Legislativa, Carlos Henrique Gaguim, foram os líderes peemedebistas estaduais que deram “respaldo” a aliança PT-PMDB em Dianópolis. A outra chapa, PDT-PPS, foi articulada pelo secretário estadual de Infra-estrutura Brito Miranda.

Robinson enfatizou que não há intenção de “afrontar” o Palácio Araguaia e que, se o governador decidir subir no palanque dos concorrentes do PMDB – o que a sigla espera que não aconteça – os peemedebistas terão que ter “paciência”. O vereador disse que espera uma campanha de alto-nível e afirmou respeitar a candidata governista Maguinha.

Devem estar na aliança com o PT, o PMDB, o PSDB, o PP e o PV. O Portal CT tentou confirmar com o vereador Tales Weber Costa Valente (PSDB) o apoio de seu partido à reeleição do prefeito. Porém, seu celular estava na caixa postal.

FONTE: WWW.CLEBERTOLEDO.COM.BR

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Eleições em Taguatinga



Três siglas utistas fazem convenção dia 27 em Taguatinga

Três partidos da União do Tocantins (UT) realizarão suas convenções em Taguatinga no dia 27. PP, PV e PTB reúnem a militância para escolher entre quatro pré-candidatos: Carlos Batista (PTB), Messias de Almeida, Gelismar Godinho (PP) e José Ribeiro (PV).

Há ainda a possibilidade de as siglas fecharem com o PSDB, com o pré-candidato Eronildes Teixeira. O ex-deputado federal e pré-candidato à Prefeitura de Palmas Antônio Jorge estará presente.

Comentários by KIKO:

A situação política do Deputado Paulo Roberto de Taguatinga passa longe de ser uma unanimidade no sudeste. Primeiramente, no âmbito judicial, o parlamentar vive uma situação complicada onde responde há diversos processos judiciais. Já no que se refere às eleições, existem mais obstáculos. Em sua base política o horizonte é de dificuldades. Pelo que se vê o PT e a UT enfrentarão sua mulher Zeila Ribeiro do mesmo partido, o famoso DEMOcratas.

Em segundo lugar e para continuar a exemplificar esse quadro de dificuldades em outras localidades, vale ressaltar que há pouco tempo a Câmara Municipal de Dianópolis aprovou uma moção de repúdio ao representante do DEMO. A votação foi unanimidade e tornou o nobre parlamentar oficialmente "persona non grata" em DNO. Isto porque Paulo Roberto estava e ainda continua tentando dificultar a passagem da Ferrovia na cidade das Dianas. Cabe agora fazer uma pergunta: onde estão os apoiadores de tal figura em DNO? Certamente que estão arrependidos visto que tal deputado luta contra os interesses de Dianópolis na Assembléia Legislativa. Está aí uma lição para que nós dianopolinos não apoiemos mais candidatos sem nenhum comprometimento com nossa cidade, ainda mais com o agravante de ter uma ficha recheada de processos nas costas.

Guaraí: Donizeti diz que PT não esperava "tamanha violência" do Palácio Araguaia



Guaraí: Donizeti diz que PT não esperava "tamanha violência" do Palácio Araguaia

O presidente regional do PT, Donizeti Nogueira, afirmou na tarde desta quinta-feira, 19, que o candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Padre Milton (PT), em Guaraí, será da União do Tocantins (UT). Donizeti lamentou o afastamento do PMDB e classificou a ação do Palácio Araguaia nas negociações como "violentas".

“Nós estávamos esperando o PMDB com a gente, nós não esperávamos uma interferência de tamanha violência”, disse Donizeti, ao comentar a ação do governo nas articulações em Guaraí. O PMDB local resistia a uma aliança com o DEM e tendia para uma chapa ao lado do PT, entretanto, após uma reunião com o secretário estadual de Governo, Manuel Bueno, os peemedebistas receberam a orientação do Palácio: fechar com o DEM.

Donizeti detalhou que a aliança em torno do atual prefeito poderá ter, além do PT, PR, PSDB, PTB, o PDT, com o qual há conversas. O vice será decidido entre os utistas. O petista revelou ter pesquisas de consumo interno que apontam larga vantagem de Padre Milton.

Dianópolis se prepara para receber Sebrae na Rua



A 8ª Edição do SNR em 2008 espera levar conhecimento através de mais de 1500 atendimentos.

No Sudeste do Estado empresários, colaboradores, estudantes, produtores rurais e todos que querem crescer através da informação estão sendo mobilizados pela equipe do Núcleo Regional Sul, para participar do Sebrae na Rua, que desta vez acontecerá em Dianópolis.

O local escolhido para a palestra de abertura do evento foi a Praça Coronel Abílio Wolney, onde na próxima sexta-feira (20/06), a psicóloga Bianca Zortéa falará sobre empreendedorismo e motivação.

No sábado (21/06), o evento acontecerá no Colégio João D’Abreu, lá serão oferecidos ao público que comparecer durante todo o dia, palestras de capacitação, atendimentos individuais tanto para empresários quanto para candidatos a empresários, e ainda acesso a livraria, Cine Sebrae, lan house e oficinas.

Além disso, lá também serão encontradas palestras que abordam assuntos de interesse tanto do comerciante quanto de quem não tem uma empresa, ou ainda nem entrou no mercado de trabalho, com os temas: aprender a negociar, como se comportar em uma entrevista de emprego, atender melhor, como administrar uma empresa rural, entre vários outros.

O gerente do Núcleo Regional Sul, Jânio Valadares, espera que o número de pessoas atendidas supere as expectativas, “precisamos aproximar e intensificar as ações junto ao público da Região Sudeste”, afirma.

De acordo com o analista da Unop de Dianópolis, Alessandro Coelho, “os destaques dessa edição serão além das oficinas de Como falar em Público, que vêm mostrando um histórico de grande aceitação, são as palestras que envolvem o Projeto Manoel Alves, pois corresponde à uma das principais atividades da região”, completou.

Para Paulo Massuia, superintendente do Sebrae, os resultados alcançados pelo Sebrae na Rua têm atingido os objetivos da instituição. “Em apenas sete edições este ano já alcançamos a marca de 16.815 atendimentos. Isto significa que além de aumentarmos consideravelmente o número de atendimentos do Sebrae, estamos levando o que de fato as pessoas precisam para montar um negócio ou fazê-lo prosperar: conhecimento”, enfatiza Massuia.

PROGRAMAÇÃO:

Dia: 20 de junho – Abertura

Local: Praça Coronel Abílio Wolney, (Em frente ao Banco da Amazônia).

19h30 – Palestra de abertura: As três competências do empreendedor de sucesso

- Bianca Zortéa.

Dia: 21 de junho – Palestras

Local: Colégio João D’Abreu.

Sala 01

08:30 – 12:00 h – Oficina: Como falar em público 1

14:00 – 17:00 h – Oficina: Como falar em público 2

Sala 02

08:30 – 09:30 h – Palestra: Oportunidades de negócio com o Projeto Manoel Aves.

09:45 – 10:45 h – Palestra: Como devo comportar numa entrevista de emprego.

11:00 – 12:00 h – Palestra: Como despertar o seu lado empreendedor.

14:00 – 15:00 h – Palestra: Como atender melhor o cliente

15:15 – 16:15 h – Palestra: Técnicas de Negociação

16:30 – 17:30 h – Palestra: Entendendo custos, despesas e preço de venda.

Sala 03

08:30 – 09:30 h – Palestra: Associativismo e cooperativismo.

09:45 – 10:45 h – Palestra: Planejamento a abertura de sua empresa.

11:00 – 12:00 h – Palestra: Eu posso fazer melhor que isso (Motivacional).

14:00 – 15:00 h – Palestra: Como devo comportar numa entrevista de emprego.

15:15 – 16:15 h – Palestra: Como conquistar e manter clientes.

16:30 – 17:30 h – Palestra: Como atender melhor o cliente.

Sala 04

08:30 – 09:30 h – Palestra: Técnicas de vendas

09:45 – 10:45 h – Palestra: Como planejar e organizar as sua finanças pessoais

11:00 – 12:00 h – Palestra: Crédito para as micro e pequenas empresas.

14:00 – 15:00 h – Palestra: Perspectiva da Fruticultura para o Projeto Manoel

Alves.

15:15 – 16:15 h – Palestra: Como administrar uma empresa rural.

16:30 – 17:30 h – Palestra: Aprenda a negociar.

Sala 05 – Cine SEBRAE

08:30 – 09:30 h – Chocolate Artesanal.

09:45 – 10:45 h – Como montar uma pequena fábrica de pão de queijo

11:00 – 12:00 h – Como confeccionar caixas artesanais para presentes

13:30 – 14:30 h – Patchwork – Técnicas e Arte em retalhos

14:45 – 15:45 h – Como produzir cosméticos naturais

16:00 –.17:05 h – Bijuteria (técnicas de fabricação e comercialização)

Sala 06

08:30 – 17:00 h – Lan House: Jogo Empreendedorismo – Aprendendo a

aprender.

terça-feira, 17 de junho de 2008

Frente de Esquerda: Raul Filho(PT) para prefeito e Edna vice



Raul acelerou e abriu uma enorme fissura na aliança da vitória

Foi confirmado o que já se comentava aos quatro cantos sobre a possibilidade da vereadora Edna Agnolin (PDT) compor com o prefeito Raul Filho (PT) como candidata a vice-prefeita da capital.

A presença da vereadora no lançamento da pré-candidatura de Raul na semana passada surpreendeu muita gente. O prefeito demonstrou força na ocasião ao ser respaldado entre outros, pelo PPS, pelo PSB na pessoa do vereador Vanderlei Barbosa e pelo vereador Juscelino (PRB).

Ao longo da semana passada, Raul Filho, que até então vinha adiando a sua decisão, resolveu acelerar na articulação política e nesta segunda-feira, 16, surpreendeu mais uma vez ao tomar a iniciativa do jogo.

Raul que havia sido convidado para participar da Frente de Esquerda (PSB, PDT, PCdo B, PRB e PDT) pelo vereador Vanderlei Barbosa, durante sua decisão de concorrer à reeleição na semana passada, tentou abrir conversações com Eli Borges (PMDB) durante a semana, mas a articulação não avançou, pelo contrário encerrou-se com uma nota ríspida por parte da Ascop que negou conversações que haviam sido vazadas pelo peemedebista.

Com a decisão atual, Raul fecha uma chapa forte com a vereadora do PDT que também, a exemplo do petista, é muito carismática.

A decisão do petista foi acertada diante do imbróglio que se tornou a aliança da vitória. Com esta decisão dos partidos da Frente de Esquerda, uma enorme fissura foi aberta na aliança da vitória e restará ao PMDB e DEM ou rumarem cada um para seu lado ou tentar superar as divergências.

Próximos objetivos:

Raul filho informou que até o dia 30 de julho, último dia para as convenções partidárias, estará buscando ampliar o leque de alianças. Sobre a possibilidade de ainda ter o PMDB na Frente articulada nesta segunda-feira, Raul disse que ainda não desistiu, "é um partido que sempre estivemos juntos e nós esperamos, só desistiremos no último momento", disse.

Arraias e Dianópolis recebem etapas dos JET’s



Garra, determinação e vontade de vencer. Com esses ingredientes alunos/atletas representando seis municípios do Sudeste do Estado entram em quadra a partir desta quinta-feira, 19, para a disputa da 6ª etapa regional do XVIII JET’s – Jogos Estudantis do Tocantins – para jovens entre 15 e 17 anos, na cidade de Arraias, a 413 km de Palmas. A abertura do evento acontece no Ginásio de Esportes Joaquim Ribeiro Magalhães Filho, às 14h.

A competição, que se estende até domingo, 22, contará com cerca de 200 participantes entre alunos/atletas, professores e técnicos, disputando as modalidades de futsal, handebol e voleibol, masculino e feminino.

Dianópolis:

Na mesma data, de 19 a 22, acontece a 7ª etapa regional dos JET’s para jovens entre 15 e 17 anos, em Dianópolis, a 320 km de Palmas, com a participação de representantes de nove municípios da região. A cerimônia de abertura será realizada na quinta-feira, no Ginásio Poliesportivo Sólon Póvoa Filho, às 14h.

Ao todo serão realizadas 13 etapas regionais classificatórias dos jogos. A competição reunirá cerca de 10 mil alunos-atletas na faixa etária de 15 a 17 anos, dos 139 municípios do Estado. Os vencedores de cada modalidade disputarão a fase estadual dos JET’s no mês de setembro, em local a ser definido. Os campeões estaduais representarão o Tocantins nas Olimpíadas Escolares 2008, evento organizado pelo COB - Comitê Olímpico Brasileiro, que acontecerá de 06 a 16 de novembro, na cidade de João Pessoa (PB).

Nos Jogos Estudantis do Tocantins serão disputadas as modalidades de atletismo, xadrez, natação, tênis de mesa, judô, basquete, futsal, handebol e vôlei, nas categorias masculina e feminina.

Time da Capital garante vaga em Dianópolis



Fonte: Jornal do Tocantins

Mesmo desfalcado de três importantes peças em sua equipe - o lateral-direito Leyslan, o zagueiro Adriano e o artilheiro do campeonato, o atacante Maciel (oito gols), todos suspensos, o Tocantins não tomou conhecimento do Juventude e, em pleno Estádio Dr. Magalhães, em Dianópolis, venceu por 2 x 1 e garantiu vaga na final. A equipe da Capital jogava pelo empate, pois havia vencido o jogo de ida no Nilton Santos, por 1 x 0.

Agora o time enfrenta, em jogos de ida e volta o Gurupi, que eliminou o Palmas. O primeiro jogo acontece no próximo sábado na cidade de Gurupi, no Estádio Resendão, e a finalíssima do Estadual será dia 28 no Nilton Santos.

Os gols que garantiram o Tocantins na final foram marcados pelo meia Juninho, logo aos cinco minutos do primeiro tempo, e Dudu, na metade do segundo tempo. Com apoio maciço dos torcedores de Dianópolis e região, o time da casa chegou ao empate ainda no primeiro tempo, aos 28 minutos, com o atacante Rodrigo Melo. Apesar do domínio do jogo e de várias chances desperdiçadas, a equipe não conseguiu reverter a situação e caiu diante do Tocantins.

Comentários by Kiko:

Valeu Juve! Dianópolis agora será respeitada também no futebol. Apesar da eliminação temos um dos melhores times e a melhor torcida do estado. Infelizmente os jogadores pecaram em terem sido muito individualistas neste último jogo. Houveram problemas certamente, mas a imagem que fica é a da união do povo dianopolino em torno do time de Dianópolis em todos os jogos. Parabéns ao Juve e à torcida como um todo! Ano que vem tem mais!

Agora é analisar e corrigir alguns erros eventualmente cometidos durante o campeonato. Não fomos campeões mas poderíamos ter sido. Time para isso agente tinha.

sábado, 14 de junho de 2008

Convenção do PT oficializa Rochinha em Taguatinga



O PT de Taguatinga realizou nesta sexta-feira, 13, sua convenção municipal que definiu os candidatos da sigla para a disputa majoritária e para a proporcional. Petronílio Rocha Filho (Rochinha) disputará a prefeitura, a vice ficou com o também petista, Joel Moreira. Na corrida pelas vagas na câmara de vereadores foram formadas duas chapas, PT e PC do B estão na coligação “Taguatinga Para Todos”, PTC e PRB formaram a “Viva Taguatinga”.

Rochinha afirmou que 600 militantes petistas e simpatizantes participaram da convenção que definiu o nome de 36 candidatos a vereador. Segundo o petista, as pesquisas de consumo interno mostram que o PT está em empate técnico com a candidata democrata.

Comentários by Kiko:

É muito importante esse fortalecimento do PT na vizinha Taguatinga. Lá, o deputado do DEMO, Paulo Roberto, aquele mesmo que tem em suas costas diversos processos, tenta eleger sua mulher como prefeita. Entretanto, o deputado já não tem essa força toda em sua própria cidade. O PT, com a candidatura de Rochinha, e a própria UT, que conta com a candidatura provável de Eronildes ou Miranda, também entrarão fortalecidos para equilibrar as eleições logo mais em outubro.

Uma coisa é certa, Paulo Roberto é o alvo a ser combatido. Até porque precisamos melhorar o nível dos políticos da região. O povo tem que varrer os políticos desonestos e populistas da região. Só assim o sudeste poderá se desenvolver efetivamente com administradores que não visem o interesse particular mas somente o público, o povo.

JUVE vai para cima do Tocantins em Dianópolis



Juventude e Tocantins vão em busca da primeira decisão:

Depois ter feito a melhor campanha na segunda fase quando terminou à frente do então “poderoso” Araguaína e do próprio Palmas, que ainda disputa vaga para a final, o Juventude se vê hoje numa situação complicada, pois precisa vencer o Tocantins de Palmas, por uma diferença de dois gols ir à final, já que perdeu o jogo de ida por 1 x 0, na Capital. A partida acontece às 15h30, no Estádio Dr. Magalhães, em Dianópolis, que será pequeno para acomodar os torcedores da casa. O técnico do Juventude, Jair da Silva, terá apenas um desfalque. O meio-campista Urânio que levou o terceiro amarelo e não joga.Em seu lugar entra Fabão. O zagueiro Flávio volta ao time depois de cumprir a automática. Da Silva disse que espera que sua equipe jogue de forma inteligente e com cautela para tentar definir logo o resultado que precisa.” Respeitamos o Tocantins que chegou a esta situação e não foi por acaso, mas aqui em casa temos a obrigação de conquistar a vitória e a vaga para final”, acredita Da Silva.

Tocantins:

Na esperança de chegar pela primeira vez a uma final de campeonato, o time do Tocantins viajou ontem no início da tarde para a cidade de Almas, que fica cerca de 40 km de Dianópolis, concentrado antes de ir para o Estádio Dr.Magalhães. Apesar de ter a vantagem de jogar pelo empate o Tocantins terá três desfalques importantes. O zagueiro Adriano e o atacante e artilheiro do Tocantinense com oito gols, Maciel estão fora por terem sidos expulsos. Quem também não estrá em campo é o lateral-direito Leyslan, que recebeu o terceiro amarelo.
Definição da equipe: o técnico Tomaz Abreu disse que em função dos três desfalques, só divulgará o time momentos antes da partida.

Ficha técnica:

Juventude: Edson; Clein, Roberto, Flávio e Fabinho; Moicano, Júlio César e Geraldinho; Rodrigo Melo e Rodrigo Tornin
Técnico: Jair da Silva


Tocantins: André; Paulinho, Martony, Diones e Diney; Rafael Brasília, Rafael Fortaleza, Dudu e Juninho; Arismar e Marksuel
Técnico: Antônio Cândido

Árbitro:: Adriano Carvalho
Assistentes: Antônio Francisco Parreão e Edilson Frasão
Local: Estádio Dr. Magalhães - Horário: 15h30

Fonte: JTO de 14/06/2008

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Salomão conversa com PMDB, PSB e ainda espera PSDB



O prefeito de Dianópolis, José Salomão (PT), afirmou na tarde desta quarta-feira, 11,que continua conversando com dois partidos da base governista, o PMDB e o PSB. Além dessas duas siglas, Salomão dialoga também com PSL, PHS e ainda acha possível uma aliança com o PSDB.

Duas legendas já estariam fechadas com a candidatura do petista: PP e PV. Sobre o PMDB, Salomão afirmou que tem conversado com o presidente municipal do partido, o vereador Robinson Costa Rodrigues e com deputado federal Moisés Avelino, além do senador Leomar Quintanilha, ambos líderes peemedebistas.

Na terça-feira, 10, a pré-candidata do PDT, Maguinha, declarou ter sido oficializada pelos secretários estaduais de Governo, Manoel Bueno, e Infra-Estrutura, Brito Miranda, como candidata governista. Líderes do PMDB local divergiram de Maguinha. Apesar de assumirem a existência de um acordo entre cinco partidos patrocinado por Brito e Bueno reafirmaram que a sigla ou terá candidatura própria ou apoiará Salomão.

FONTE: WWW.CLEBERTOLEDO.COM.BR

terça-feira, 10 de junho de 2008

Prefeito Zé Salomão(PT) participa de Congresso de Municípios do Estado do Tocantins



Congresso busca conquistas para o municipalismo:

Começa nesta terça-feira, 10, às 19h30, no auditório da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), o II Congresso de Municípios do Estado do Tocantins. O evento segue até quinta-feira, 12, e deve contar com a presença de pelo menos 200 pessoas, entre prefeitos e secretários municipais da maioria dos municípios.

O congresso abordará temas como endividamento no INSS; reforma tributária na visão dos municípios; apresentação das formas de acesso ao Programa Nacional de Apoio a Modernização Administrativa e Fiscal; pregão eletrônico e a nova lei para licitações; o papel dos órgãos fiscalizadores, como o Tribunal de Contas do Estado e Ministério Público Estadual e a gestão ambiental nos municípios, abordando a questão do ICMS ecológico.

O presidente da ATM, José Wached Neto (PMDB), informou que ao final do evento será formatada uma carta com as propostas sugeridas em relação aos temas debatidos, que será encaminhada aos órgãos competentes. “A intenção é fazer as sugestões saírem do papel e se tornarem novas conquistas para os municípios”, disse Wached.

Segundo informações da ATM, devem prestigiar o congresso o prefeito de Palmas, Raul Filho, presidente da Assembléia Legislativa, Carlos Henrique Gaguim, superintendente do Banco do Brasil no Tocantins, Luiz Alves Pordeus, superintendente do Sebrae, Paulo Massuia, deputado federal Moisés Avelino, presidente do TCE – Tribunal de Contas do Estado, Doris Coutinho, procurador-chefe da República do Ministério Público Federal, Álvaro Lotufo Manzano, o presidente da AMBIP – Associação dos Municípios do Bico do Papagaio e prefeito de Sampaio, Carlinho Furlan e a prefeita de Araguaína, Valderez Castelo Branco, representando o presidente da CNM - Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Zilkoski.

Juventude tem que vencer em Dianópolis no sábado



Agora não tem mais jeito, o JUVE tem que partir para cima do Tocantins na outra partida a ser realizada em Dianópolis no próximo sábado. É tudo ou nada! Acho que a história será diferente com certeza. A torcida fará do estádio Dr. Magalhães uma panela de pressão. Contamos mais do que nunca com o apoio da torcida Fúria Vermelha para superar o adversário. Mas o time não pode entrar novamente de salto alto e nem afoito demais. Tem que pressionar mas mantendo ao mesmo tempo a tranquilidade. Temos que vencer por 2 x 0 para não ter que haver decisão por pênaltis. FORÇA JUVEEE!!!

Tocantins sai na frente contra o Juventude (Jornal do Tocantins):

O Tocantins saiu na frente na disputa por uma vaga na final do Campeonato Tocantinense, ao bater o Juventude, por 1 x 0, com gol de Maciel, no último domingo, no Estádio Nilton Santos, no jogo de ida da fase semifinal da competição. Com a vitória, o time da Capital joga por um empate no jogo da volta, que acontece no próximo sábado, às 15h30, no Estádio Dr. Magalhães, em Dianópolis.

Para o técnico do Tocantins, Antônio Cândido, o time não pode jogar pelo empate. “Não vamos jogar pelo empate. Se for possível ganhar nós vamos vencer”, afirmou. Já o técnico do Juventude, Da Silva, reconheceu o fraco futebol apresentado pelo seus comandados. “O time realmente não teve uma atuação boa. Agora vamos corrigir os erros para tentar garantir a vaga jogando em casa”, disse.

1º tempo:

Contando com o apoio da torcida, mesmo jogando fora de casa, o Juventude começou melhor a partida, e logo aos 10 minutos já havia criado boas oportunidades, principalmente com o meia Geraldinho. Passado o sufoco inicial, o Tocantins reagiu e começou a levar perigo ao gol de Edson. Mas aos 30 minutos, Adriano, do Tocantins, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso, após falta violenta. Com um jogador a menos, o Tocantins explorava o contra-ataque, enquanto o Juventude era só pressão. Mas aos 45 minutos do primeiro tempo, em um rápido contra-ataque, Maciel marcou o gol da partida.

2º tempo:

Já no começo do segundo tempo o Juventude foi para cima do Tocantins em busca do empate, mas sem muita objetividade. Aos 10 minutos, em uma jogada confusa, o juiz marcou recuo de bola para o goleiro do Tocantins - tiro livre indireto para o Juventude, que chutou para fora e desperdiçou uma boa oportunidade. A partir daí, as duas equipes se preocuparam em não tomar gols. Aos 28 minutos, o Tocantins quase ampliou o marcador, com Maciel, após grande jogada, que o goleiro Edson salvou. O jogo seguia morno quando aos 33 minutos, o atacante Maciel, do Tocantins, foi expulso após dar um carrinho no meia Geraldinho no meio-campo. Com dois homens a mais, o Juventude tentou pressionar, mas sem criar chances reais de gol.

Ficha técnica:

Tocantins: André; Leyslan (Paulo Mendes), Martony, Adriano e Diones; Rafael Fortaleza, Dudu, Valdiney e Juninho; Arismar (Rafael Feliciano) e Maciel Técnico: Antônio Cândido

Juventude: Edson; Clein, Roberto, Biecione (Mailson) e Fabinho; Urânio, Moicano, Júlio César (Lourenço) e Geraldinho; Rodrigo Melo (Jader) e Rodrigo Tornin - Técnico: Jair da Silva

Árbitro: Mariano Soares Costa - Assistentes: Edílson Frasão e Gilvan Cavalcante

Cartões amarelos: Adriano, Leysllan e Arismar (Tocantins), Urânio e Mailson (Juventude)
Cartões vermelhos: Adriano e Maciel (Tocantins).

OPINIÃO



As eleições em Dianópolis foram destaque novamente na imprensa tocantinense hoje. Primeiramente foi noticiado algo que todos já sabiam nos bastidores: a adversária do prefeito Zé Salomão(PT) será mesmo a ex-primeira dama Maguinha(PDT). Ela contará com apoio de partidos governistas e com utistas como o vereador Régis. Isso já era de fato esperado, afinal são pessoas que sempre foram oposição ao prefeito. Não há nada de novo. Em um segundo momento foi noticiada uma contradição dentro deste mesmo contexto com relação ao apoio do PMDB. Enquanto a candidata afirmava ter algum apoio do PMDB municipal, importantes membros do partido negavam posteriormente.

O vereador Baratins(PMDB), por exemplo, afirmou que é pré-candidato a prefeito e que não declarou apoio à candidatura da pedetista Maguinha, como informado por ela. O vereador confirmou ter participado de uma reunião mas disse não ter concordado com o nome governista. Portanto, a candidata do PDT pode ser a oficial do governo, porém nem todos marcelistas tendem a apoiá-la. Alguns partidos governistas ainda não se decidiram sobre que rumo tomar mas mesmo que não apóiem o prefeito oficialmente, lideranças da política dianopolina como os ex-prefeitos Hercy Filho e Deodato não estariam inclinados a apoiar a candidata dos Mirandas. De acordo com as notícias, Hercy Filho(PMDB) disse que o PMDB ainda não tomou sua decisão. “O PMDB não tem nada fechado e a tendência [se não tiver candidatura própria] é fechar com o Salomão”. Hercy descreveu a atitude de Maguinha, de declarar-se como candidata governista, como uma tentativa de “mostrar força que não tem”.

Esta questão envolvendo o PMDB é realmente complicada para a candidata do governo. Pelo que sei a maioria do diretório não apóia seu nome. E mesmo que haja um apoio obtido à todo custo, dificilmente os militantes históricos do partido votariam no nome colocado por Brito Miranda. Seria a mesma coisa que ganhar e não levar.

Portanto, o cenário que temos em Dianópolis é o seguinte: a candidata do governo será provavelmente Maguinha com apoio de alguns utistas e outros governistas. Já o atual prefeito Zé Salomão(PT) já tem o apoio da maioria da UT como o PP,PV e grande parte do PSDB, além de também contar com o PSL e PHS. Da mesma forma ele busca entendimentos com o PMDB e PSB, que não estão muito inclinados a apoiar a candidatura pedetista em DNO. Há uma evidente divisão de forças tanto do lado utista como do lado marcelista. O que parece vigorar são as conveniências locais e não regionais.

Nos braços do povo Raul anuncia sua pré-candidatura à reeleição



Diante de uma Câmara de Vereadores lotada nesta segunda-feira, 9, Raul Filho (PT) anunciou que será “candidato a candidato à reeleição”. Raul chegou conduzido nos braços dos populares que o aguardavam para ouvir o comunicado.

Em um pequeno palanque armado no salão da Câmara se posicionaram políticos aliados e convidados. O primeiro a pronunciar foi o presidente regional do PT, Donizeti Nogueira, que agradeceu entre outros a presença da vereadora Edna Agnolin (PDT), também pré-candidata à prefeitura. Donizeti disse que Edna “é mulher de palavra e compromisso”, pois prometeu ao prefeito que “viria ao evento e veio”, disse o presidente.

Donizeti também fez rasgados elogios ao presidente metropolitano do PPS na capital, Abrão Lima. Ele disse que Lima merece todo carinho, porque tal como em 2004 “hoje ele está aqui e fará o anúncio da decisão do PPS”, disse.

Em seu pronunciamento Lima falou que Raul pegou a cidade abandonada e conseguiu sanar a capital, e completou, “a executiva do PPS está aqui completa para dizer que você vai ganhar esta eleição, conte com o PPS e até a vitória”. Lima ainda disse que havia colocado o nome como pré-candidato, mas conversou com o vice-governador, Paulo Sidnei (PPS) e com o presidente nacional do partido, Roberto Freire e resolveu declinar para “reconduzir Raul”, informou.

A grande surpresa da noite foi a presença da vereadora Edna que se pronunciou e demonstrou muita afetividade pelo prefeito. Ela desejou boa sorte à campanha de Raul e que a eleição seja marcada “pelo debate democrático”, antes de passar a palavra ao vereador e presidente metropolitano do PSB, Vanderlei Barbosa. O discurso do vereador foi o mais inflamado, ele criticou aqueles que participam do governo e na última hora não aparecem para apoiar “é porque é covarde”, alfinetou em referência ao vereador Evandro Gomes (PMDB) que declarou apoio à pré-candidata, Nilmar Ruiz (DEM).

Vanderlei disse durante seu pronunciamento que conversou com o pré-candidato peemedebista, Eli Borges, e fez o convite ao PT e ao PPS para participar do bloco de esquerda (Movimento Popular) composto por PSB, PMDB, PDT, PC do B e PRB. Ele ainda disse que foi um crítico do governo Raul Filho, mas que reconhece o espírito democrático do prefeito que não perseguiu nenhum dos seus indicados, pelo contrário, ouviu as críticas e as transformou em benefício para o povo.

Vanderlei aproveitou seu pronunciamento pra alfinetar a gestão anterior, tocada por Nilmar. Segundo o vereador ele não “poderia apoiar uma pessoa que quando esteve no governo demitiu vários pais de família nos últimos 6 meses de governo”.

Raul Filho:

Antes de informar sua decisão, Raul Filho fez um balanço do seu governo e disse que a capital está pronta para dar passos largos nos próximos quatro anos. Segundo ele Palmas têm hoje o plano mais “arrojado na área da habitação” no Brasil.

O prefeito ainda lembrou que hoje as obras não são superficiais e que tem feito a pavimentação precedida pela drenagem da forma como não acontecia anteriormente. Citou também a implantação do sistema de irrigação de jardins da cidade “um dos mais modernos do mundo”.

Fazendo uma analogia, Raul Filho alfinetou a gestora passada e disse que se a atual gestão não avançou mais, foi porque quando assumiu a prefeitura encontrou “um carro atolado, com motor fundido e o pneu furado”.

Convite:

No final do seu pronunciamento o prefeito petista aceitou o convite do presidente metropolitano do PSB, para compor o Movimento Popular, disse que será “candidato a candidato” e ressaltou que respeita muito a “companheira e pré-candidata” Edna.

Decisão:

Indagado porque demorou tanto para anunciar a pré-candidatura, o prefeito disse que foi uma questão de prudência por estar no exercício de um mandato, “eu não podia me expor antes”. Segundo Raul a decisão tomada nesta data foi em observância ao período das convenções que se abre nesta terça-feira, 10, encerrando-se no dia 30 de junho.

Raul informou que comunicou a decisão ao presidente do partido e ao presidente Lula e pôde contar de pronto com o apoio total e irrestrito de ambos.

Apoio do governador:

Raul disse que, para aqueles que acreditarem nas suas propostas, ele estará batendo na porta. O prefeito informou que vai buscar o apoio do governador Marcelo Miranda, que segundo ele, é importante para qualquer dos candidatos, “eu tenho esperança de tê-lo ainda”, falou. Ele concluiu dizendo que estará em busca de todo apoio que comunga a continuidade “deste programa que está transformando a cidade, dando melhor condição de vida, mais visibilidade e que certamente as pessoas percebem”, disse.

Respeito às Críticas:

Sobre as críticas o petista disse que tem mais é que aceitar, e que elas contribuíram para o seu governo porque foram construtivas, “isto ajudou a aprimorar nossa linha de ação”, arrematou.

Lideranças presentes:

Vereadores de Palmas José Damaso (PDT); Edna Agnolin (PDT); Vanderlei Barbosa (PSB); Juscelino Rodrigues (PRB); Rilton Farias (PT); Ivory de Lira (PT); Alberto Gordo (PT); pré-candidato a prefeito de Araguaína, Célio Moura; presidente regional do PT, Donizete Nogueira; Deputada Estadual Solange Duailibe (PT); Secretário Nacional de Finanças do PT, Paulo Ferreira, representando o presidente nacional do partido, Ricardo Berzoini; Secretários Municipais.

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Grande número de pré-candidatos acirram os ânimos no município



Grande número de pré-candidatos acirram os ânimos no município; prefeito, vice e ex-primeira-dama trocam farpas

A cinco meses das eleições e início do período das convenções para homologação dos nomes que concorrem oficialmente ao pleito deste ano, o cenário político da região Sudeste do Tocantins ainda é incerto. Com múltiplas candidaturas, os diretórios partidários e suas respectivas lideranças têm intensificado as conversações com os demais partidos, políticos, governo e militantes visando a disputa em outubro.

No município de Dianópolis, a 320 km de Palmas, durante as últimas semanas, as direções de alguns partidos vêm realizando reuniões tanto internamente quanto discussões com dirigentes de outras legendas para avaliar a possibilidade de estabelecer alianças. Na cidade até agora pelo menos quatro nomes já se apresentaram como pré-candidatos à prefeitura: o atual gestor, José Salomão Jacobina (PT), o atual vice-prefeito Inácio José Cardoso (PPS), o vereador Osvaldo Baratins (PMDB), e a ex-primeira-dama do município Magda Lúcia (PDT).

Na opinião do prefeito, o grande número de pré-candidatos tem seus prós e contras, pois ao mesmo tempo em que amplia o debate político, dificulta a formação de alianças e coligações. “Com uma disputa com maior número de candidatos, o eleitor terá, consequentemente, um maior número de idéias e poderá decidir com mais tranqüilidade qual o melhor projeto e o candidato ideal para a cidade. Mas assim todos os partidos discutem entre si, o que cria um espaço frutífero para as especulações, que muitas vezes acabam por serem prejudiciais”, afirma José Salomão.

No momento, o principal entrave para a disputa de outubro acontece entre ele e a pré-candidata do PDT, Magda Lúcia. Desde o ano de 2002, Magda preside no município a Organização de Amparo a Vida no Cerrado. Através da entidade, a pré-candidata desenvolve projetos sociais do governo estadual como Pioneiros Mirins e Cheque Moradia.

“Ela realiza um governo paralelo na cidade, muitos desses programas deveriam estar sendo feitos pela prefeitura. E como nós não temos um bom diálogo com o governo estadual, meu governo atua como um coadjuvante”, afirma o prefeito.


José Salomão fala em procurar apoio junto à UT

Dentro do PT, em Dianópolis, o atual prefeito é o único pré-candidato. Em relação a possíveis alianças e coligações, Salomão esclarece que apesar de não ter o apoio do governo estadual, sua legenda já cogita costurar apoios com a coligação União do Tocantins (UT). “O partido vem realizando encontros desde março e fui o único que se apresentou como pré-candidato. O grupo vem tendo debates, conversas e avaliando o terreno. Acredito que não teremos o apoio da base governista, apesar de termos a simpatia do deputado federal Moises Avelino (PMDB), o Palácio (Araguaia) não se mostra favorável a minha pré-candidatura. Por isso, não vamos recusar o apoio de ninguém, nem mesmo dos utistas”, argumenta.

Fonte: Trecho de reportagem do "Jornal O Estado" deste domingo

Comentários by Kiko:

Está aí uma crítica que deve ser feita ao governo estadual: o uso de governos paralelos em alguns municípios. O caso de Dianópolis é um forte exemplo desta prática pouco democrática. Desde o ano de 2002, a pré-candidata do PDT preside no município a Organização de Amparo a Vida no Cerrado. Como bem disse o prefeito, “ela realiza um governo paralelo na cidade, muitos desses programas deveriam estar sendo feitos pela prefeitura. E como nós não temos um bom diálogo com o governo estadual, meu governo atua como um coadjuvante”. Esse governo paralelo é sem dúvida um meio pouco democrático de fazer política. Afinal, o respaldo popular para a implementação das políticas públicas municipais foi dado ao prefeito através das eleições passadas. Este sim, o pleito municipal, foi o fórum correto e legitimador em que o povo decidiu quem deveria guiar os destinos administrativos da cidade. Chega a ser imoral usar uma prática como essa somente para inflar uma candidatura governista. O objetivo principal é o retorno ao poder de pessoas que não administraram bem a cidade, tendo inclusive as contas rejeitadas no último ano de governo e a consequente inelegibilidade do ex-prefeito Joir, que vem a ser o marido da atual pré-candidata governista.

Um segundo ponto a ser destacado é quanto a questão das alianças. O prefeito Zé Salomão diz que não rejeitará o apoio de ninguém. Isto é certo visto que a futura coligação será pluripartidária, cujo objetivo principal é a continuidade do atual modelo de administar e do atual momento de desenvolvimento do município. A união deve ser em torno deste aspecto e por isso poderá abrigar partidos governistas e utistas. É o interesse municipal acima de qualquer outra vaidade. O governo terá sua candidatura, que provavelmente será a do PDT, e o PT além de negociar com a UT, mantém conversas com alguns partidos governistas. O apoio do partido do governador, o PMDB, também é possível, visto que o partido também tem nome e interesse em compor a chapa majoritária. Além disso existem conversas de uma possível composição com outros nomes da UT e do PSB, por exemplo.

Juventude 0 x 1 Tocantins



Mesmo com dois jogadores expulsos, equipe da capital superou juventude e vai jogar pelo empate:

Mesmo chamado por muitos de ‘zebra’ do Campeonato Tocantinense, o Tocantins de Palmas aos poucos vai mostrando força e, apesar de boa parte do jogo atuar com dois atletas a menos, fez o dever de casa na rodada de ida das semifinais ao vencer o Juventude por 1 a 0, neste domingo, no estádio Nilton Santos, na Capital. Com a vitória, o time palmense abriu uma pequena vantagem na briga por uma vaga inédita na decisão do título. Na partida de volta, em Dianópolis, no estádio Doutor Magalhães, no próximo sábado, o Tocantins joga pelo empate.

O Juventude, por sua vez, precisa vencer em casa por dois gols de diferença para não levar a decisão para os pênaltis. Vantagem de um gol e a vaga será decidida nas cobranças de penalidades máximas.

Na partida deste domingo, a pressão foi do time da Fúria Vermelha. Atacou praticamente o jogo inteiro, mas não teve êxito nas finalizações. Aos 30 minutos do primeiro tempo, Adriano, zagueiro do Tocantins foi expulso. O time de Tomaz Abreu tinha a desvantagem numérica, mas contava com a habilidade de um goleador. Aos 45 minutos, O atacante Maciel dominou na área e mandou para o fundo das redes. Com o gol, o jogador se isolou ainda mais na artilheiro do campeonato, com oito gols marcados.

Na etapa final, o Juventude continuou pressionando e o Tocantins segurando a vantagem, na expectativa de explorar contra-ataques. Aos 33 minutos, o autor do gol foi expulso e o time do interior teve a oportunidade de reagir, mas não teve competência para marcar e continua com o tabu de nunca ter vencido no gramado do estádio Nilton Santos. Em cinco jogos que fez em Palmas perdeu quatro e empatou um. No jogo da volta, o Tocantins tem o desfalque de três dos principais jogadores. Adriano e Maciel foram expulsos e Leyslan cumpre suspensão pelo 3° cartão amarelo.

Gurupi x Palmas:

No outro confronto pelas semifinais, Camaleão do Sul e Palmas vão duelar no Rezendão, em Gurupi. No primeiro encontrou houve empate sem gols. Quem vencer fica com a vaga.

Fonte: Jornal O Estado

sexta-feira, 6 de junho de 2008

POLÍTICA: a UT poderá apoiar José Salomão, diz João Ribeiro (PR)



Pelas pesquisas da UT, Lelis, Palito e Abdalla são os candidatos

Terminou, já depois do meio-dia, a reunião do Conselho Político da União do Tocantins (UT), realizada nesta sexta-feira, 6, na sede do PR na Capital, na qual os líderes utistas analisaram as pesquisas de consumo interno para escolher os candidatos da UT em outubro. O coordenador da UT, senador João Ribeiro (PR), afirmou que os candidatos do grupo em Palmas e Gurupi estão muito bem avaliados. Já no caso de Araguaína ele alegou ser necessário união para derrotar o candidato governista.

Palmas:

Segundo João Ribeiro, as pesquisas de consumo interno apontam Marcello Lélis (PV) na frente em Palmas. Os levantamentos utistas mostram que Lélis estaria à frente – mas em empate técnico – da candidata governista Nilmar Ruiz (DEM).

O senador disse que, a partir de agora, haverá outras reuniões para definir o nome do candidato. Um encontro já está marcado para a casa do deputado federal Eduardo Gomes (PSDB) na segunda-feira, 9. Para que Lélis seja oficializado, além das pesquisas, é preciso o acordo dos líderes utistas na Capital. A convenção em Palmas será no dia 30 no Planeta Fest.

João Ribeiro não confirmou o lançamento da candidatura de Lélis na segunda-feira, 9. Disse que trabalha para isso, mas vai aguardar até segunda para acompanhar as negociações. O deputado federal Eduardo Gomes afimou, através de sua assessoria, que haverá uma entrevista coletiva na segunda, mas não quis confirmar o lançamento o nome de Lélis.

Gurupi:

Em Gurupi aos levantamentos internos surpreendeu até os utistas, o prefeito Alexandre Abdalla (PR), que assumiu o cargo há cerca de um mês já estaria liderando as pesquisas. Na cidade não há outros pré-candidatos da UT e, até Abdalla assumir a prefeitura, os governistas Josi Nunes (PMDB) e Eduardo do Dertins (PPS) é que estavam em pré-campanha.

Araguaína:

O deputado estadual Raimundo Palito (PP) estaria, segundo João Ribeiro, “empatado até nas vírgulas” com o petista Célio Moura na segunda posição. Logo atrás, mas “muito próximo” estaria Ronaldo Dimas (PSDB) em terceiro lugar. A liderança, confirmou a UT, está mesmo com o governista Valuar Barros (DEM).

A situação da oposição ao Palácio Araguaia em Araguaína parece preocupar a UT. O senador João Ribeiro afirmou que é preciso união para derrotar ao candidato governista. Ele confirmou que existem conversas com o PT e quer todos juntos na campanha.

Foi encomendada, a pedido de Ronaldo Dimas, uma pesquisa qualitativa. Depois desse levantamento deve-se tentar mais uma vez um acordo. Um utista, aliado da prefeita Valderez Castelo Branco (PR), falou com o Portal CT depois da divulgação da pesquisa e comemorou: “Não vou mais falar com a boca no saco não, vou colocar a boca no trombone”. Eles querem oficializar Palito como o pré-candidato da UT.

Paraíso:

O deputado estadual José Geraldo (PTB), o PT e o pré-candidato do PR, Paulo Tavares, essa é a chapa dos sonhos da UT em Paraíso. O senador João Ribeiro pretende conversar com Tavares para tentar articular a aliança.

Guaraí:

“Em Guaraí nós devemos mesmo ficar com o padre Milton [PT]”, respondeu João Ribeiro ao ser perguntado sobre a situação do grupo naquela cidade. A aliança PT e UT já vem sendo articulado há algum tempo. Ribeiro chegou a visitar Guaraí no aniversário da cidade, na época nem o governador Marcelo Miranda (PMDB ) participou da festa.

O senador lembrou que, havendo candidato utista na cidade, mesmo que esteja mal nas pesquisas, terá o apoio do grupo, se não houver, Padre Milton terá os utistas em seu palanque.

Dianópolis e Colinas:

Em Dianópolis, a UT poderá apoiar José Salomão, do PT. No caso de Colinas não há nada definido. “Não mexi com Colinas”, declarou João Ribeiro. O senador explicou que ainda há muitas “articulações” na cidade.

Regras:

O senador voltou a falar que os líderes nas pesquisas serão os candidatos da UT, mas caso outros nomes queiram disputar serão respeitados e poderão usar as legendas. Porém, ele ressaltou que não aceitará que as siglas utistas sejam usadas para fortalecer os adversários. João Ribeiro detalhou que se um candidato quiser disputar mesmo estando mal nas pesquisas poderá ir em frente, mas se tentar levar o partido para uma chapa fora da UT será impedido.

Pré-candidatos de cerca de 100 cidades de todo o Estado devem se reunir com João Ribeiro nessa sexta-feira, sábado, 7, e domingo, 8, para conhecer e analisar as pesquisas.

FONTE: WWW.CLEBERTOLEDO.COM.BR

Comentários by Kiko:

Pelo visto, e se depender do que falou o coordenador político da UT, o Senador João Ribeiro, os utistas poderão vir a apoiar efetivamente a candidatura do prefeito Zé Salomão(PT). As conversas de bastidores já ocorrem neste sentido e elas existem também com partidos marcelistas. O prefeito na realidade está bem posicionado para negociar pois o apoio será dado à ele, candidato do PT, que por sua vez não é de um lado nem do outro, ou seja, não é marcelista e nem utista, mas sim petista. E não existem empencilhos nem com relação aos partidos governistas e nem aos utistas. A coligação neste ponto poderia ser ampliada e facilitada.

Ao contrário,a pré-candidata do governo na cidade teria teoricamente dificuldades de obter o apoio da UT. Isto embasado no que João Ribeiro falou. Ele disse literalmente que impedirá um candidato de levar algum partido utista para fora da coligação da UT. Portanto, não será admitida infidelidade pelo jeito, ainda mais se o infiel quiser apoiar um candidato governista, por exemplo.

quinta-feira, 5 de junho de 2008

DIA 7 DE JUNHO TEM SHOW DO GABRIEL LENER EM DNO



Show do Gabriel Lener em DNO: dia 7 de junho - sábado

Local: Casa de Shows Skema 10 em Dianópolis
Obs: Parte da renda vai ser destinada para o Juventude Esporte Clube.

Ingressos antecipados a R$ 15,00.

Realização: DP PRODUÇÕES E CASA DE SHOW SKEMA 10

Perfil/Gabriel Lener:

Desde 1999 cortando as estradas brasileiras levando na bagagem o melhor do forró, o mineiro de Água Boa-MG Gabriel Lener, cria em suas prestações um mix de sentimento e irreverência, agregando entre outras coisas seu carisma inconfundível que o faz querido entre adultos e crianças.

Suas performances nos palcos elevam o público a excitações daçantes, vibrantes, fazendo do show um verdadeiro espetáculo sonoro e de entretenimento.

Originário de família de músicos, Gabriel Lener não esconde suas raízes, faz jus ao seu título de "Fenômeno do Forró". Trabalhando incessantemente ao longo de sua carreira, hoje orgulhosamente apresenta uma discografia com 3 álbuns de forró, tendo o último em formato DVD gravado ao vivo em Àgua Boa-MG e vendido mais de 200 mil cópias em todo país.

Agora lançando seu quarto álbum também em versão CD e DVD gravado ao vivo em Brasília-DF, Gabriel Lener com mais de 40.000 mil pessoas, apresenta novidades em suas apresentações, como por exemplo seu novo sucesso "Pankadão do meu Fusquinha", que já é campeão de pedidos entre as rádios, e a gravação de seus maiores sucessos em formato metalizado, criado especialmente para o público de micarês e carnavais fora de época.

E no ano de 2008 Gabriel Lener vem com novo CD "Bar da Boa" incluindo os sucesso "BAR DA BOA, DANÇA DO VENTRE , DANÇA DO SIRI".

Vale apena conferir este espetáculo de show!!!

terça-feira, 3 de junho de 2008

Prefeito Zé Salomão participa do lançamento da pré-candidatura de Dr. Edson(PT) em Conceição



O PT de Conceição do Tocantins lançou no domingo, 1, a pré-candidatura de doutor Edson a prefeito. Durante o ato político também foi apresentado a pré-proposta de plano de governo para o município. O evento que aconteceu pela manhã, contou com a presença de lideranças locais e regionais. Entre as lideranças presentes ao encontro, estava o presidente estadual do PT, Donizeti Nogueira, o prefeito de Dianópolis, José Salomão, os pré-candidatos a prefeito do município de Almas, Neiçon Gomes e de Arraias, Luizão Mourão.

De acordo com doutor Edson, a pré-proposta de plano de governo, “contempla a participação popular na administração pública; o desenvolvimento e geração de trabalho e renda; as políticas sociais e de garantia de direitos; a gestão ética, democrática e eficiente, entre outros eixos que são marcas do modo petista de governar”.

Ainda de acordo com Edson, a proposta de governo que foi elaborada com a participação de vários seguimentos organizados de Conceição, está aberta a sugestão da comunidade. "Vamos continuar realizando reuniões com os agricultores, com os técnicos na área de saúde, com os professores, com as mulheres, com os adultos, jovens e idosos, com os empresários e autônomos para debatermos políticas públicas que possa melhorar a vida de todos", afirmou Edson.

Para o prefeito de Dianópolis, José Salomão, é preciso que mais homens e mulheres participem da política no Tocantins, "precisamos contribuir para melhorar a cultura política em nosso Estado, eleger administradores públicos que tenham competência e responsabilidade com o dinheiro público", enfatizou Salomão.

O presidente estadual do PT, Donizeti Nogueira, entusiasmado com o ato político, enfatizou a importância do PT buscar apoio dos outros partidos em torno da pré-candidatura do doutor Edson. "Temos propostas e um pré-candidato comprometido com o povo de Conceição, agora, precisamos trabalhar para consolidar uma aliança política forte e unida", conclui Nogueira.

Fonte: Assessoria de Imprensa do PT

Comentário by Kiko:
O PT vem se estruturando para entrar forte na disputa em todo o Tocantins. No sudeste do estado isto também é regra. Serão lançados diversos candidatos a vereador e prefeito. Dr. Edson, pelo que ouvi dizer, é um quadro muito qualificado para a disputa na vizinha Conceição. Inclusive lidera as pesquisas de intenção de votos naquela cidade. Outras candidaturas competitivas são a do atual prefeito de Dianópolis, Zé Salomão, também líder nas pesquisas internas, a de Dona Benedita em Porto Alegre do Tocantins, a do prefeito Admar em Rio da Conceição, de Neiçon em Almas e do ex-prefeito Luizão em Arraias.

Rádio Tocantins FM transmitirá jogo do Juventude ao vivo



A transmissão ao vivo pela internet através do site da Tocantins FM já está normalizada. Já pude comprovar isso agora há pouco. Parabéns ao Djalminha da rádio pela resolução do problema técnico. Agora já poderemos acompanhar o jogo do Juventude ao vivo de qualquer lugar do país. Os dianopolinos agradecem! Confira afirmação de Djalminha no site www.dnoto.com.br:

"O nosso técnico de informática terminou de me informar que está tudo normal com o nosso site. Podem ficar tranquilos que no domingo os torcedores do Juventude vão ouvir o jogo pela Tocantins Fm pela net, em qualquer lugar do mundo. É só acessar www.tocantinsfm.com.br. Quero registrar aqui também o belíssimo trabalho que a nossa equipe de esporte vêm realizando nas transmissões dos jogos do juventude."

Site da Tocantins FM de Dianópolis:
http://www.tocantinsfm.com.br/home.php?filial=DIA

Deputado Moisés Avelino e Prefeitura de DNO agem em parceria para o desenvolvimento da cidade



Parabéns ao Deputado Moisés Avelino, que diferentemente de outros parlamentares tocantinenses, não virou as costas para Dianópolis. No orçamento de 2007 disponibilizou recursos da ordem de R$175.000 para aquisição de Patrulha Mecanizada e agora, referente às emendas individuais ao orçamento de 2008, acaba de aprovar emenda no valor de R$200.000 para Dianópolis com a finalidade de implementar Ações de Infra-Estrutura Urbana.
Parabéns também ao Senador Leomar Quintanilha que também já contribuiu com emendas para DNO.

Agora a prefeitura, dando continuidade a essa parceria junto ao parlamentar federal, apresentará o projeto para investimento em mais infra-estrutura. Provavelmente a cidade será beneficiada em breve com mais asfalto em diversas ruas de bairros da cidade. Há muito não se via tanto investimento em asfalto novo principalmente na periferia de DNO.

Já a Senadora do DEMO, Kátia Abreu, e a Deputada Nilmar, por exemplo, que tiveram muitos votos na cidade, parecem ter se esquecido disto. Não apresentaram nenhuma emenda parlamentar para beneficiar os dianopolinos até hoje. Só foram votadas e pronto. O espírito público e a preocupação com seus eleitores ficaram em segundo plano.

segunda-feira, 2 de junho de 2008

SEMIFINAL: JUVE x TOCANTINS - DIA 08/06/2008 (DOMINGO ÀS 18:30H)



A Federação Tocantinense de Futebol divulgou os horários das semifinais do Campeonato Tocantinense. É hora de ir pra cima do Tocantins e lotar o Nilton Santos!A campanha do Juventude é muito melhor, já somamos 29 pontos até aqui contra apenas 20 do adversário.
Segue abaixo a mensagem contida do site da FTF:

Dia e Horário dos Jogos da Semifinal do Campeonato Estadual Profissional Edição 2008

Para: Palmas / Tocantins / Juventude / Gurupi

De: Federação Tocantinense de Futebol – Superintendência

Em: 02.06.2008

Prezados Desportistas;

Informamos que os jogos da fase semifinal do Campeonato Tocantinense 2008 serão realizados conforme programação abaixo:

Jogos de Ida:

PALMAS X GURUPI, dia 07.06.08 sábado às 17:00 h no Estádio Nilton Santos em Palmas.

TOCANTINS X JUVENTUDE, dia 08.06.08 domingo às 18:30 horas no Estádio Nilton Santos em Palmas

Jogos de Volta:

GURUPI X PALMAS, dia 14.06.08 sábado às 15:30 horas no Estádio Rezendão em Gurupi.

JUVENTUDE X TOCANTINS, dia 14.06.08 sábado às 15:30 horas no Estádio Dr. Magalhães em Dianópolis.

Atenciosamente,

José Wilson Soares
Superintendente FTF

Mais verbas para Dianópolis



Deputado Moisés Avelino consegue R$ 5,8 milhões do Ministério das Cidades para infra-estrutura

Deputado Moisés Avelino/PMDB conseguiu liberar junto ao Ministério das Cidades R$ 5,8 milhões para os municípios de Alvorada, Aparecida do Rio Negro, Araguacema, Barrolândia, Caseara, Conceição do Tocantins, Dois Irmãos, Guaraí, Paraíso, Pedro Afonso, Santa Maria, Fortaleza do Tabocão, Pugmil, Pium, Dianópolis, Colinas.

Também estão no pacote a Associação Beneficente Hospital Nossa Senhora do Carmo, a Secretaria de Trabalho e Assistência Social/Setas, Agência de Turismo do Estado e a Fundação Cultural.

Os investimentos são para melhorar a infra-estrutura urbana das cidades tocantinenses, construção de casas populares, preservação do patrimônio cultural, obras de estruturação na saúde e educação básica e promoção do turismo no Estado. O dinheiro já está na Caixa Econômica Federal em Palmas.

Avelino disse que os prefeitos precisam procurar a CEF, apresentar os projetos para verificação técnica e assim começar o pagamento das obras. O parlamentar afirmou que os serviços a serem executados, são essenciais para melhorar a vida do cidadão.

Fonte: Assessoria Imprensa dep. Moisés Avelino

domingo, 1 de junho de 2008

Trun­fos do pre­fei­to Ra­ul Fi­lho pa­ra o seu pro­je­to de re­e­lei­ção



Reeleição se anuncia como viável com crescimento alto e investimentos maciços

O pre­fei­to Ra­ul Fi­lho (PT) tem mo­ti­vos de so­bra pa­ra pos­tu­lar a re­e­lei­ção. O que ele não tem é um no­me de pe­so e com ca­ci­fe po­lí­ti­co-elei­to­ral den­tro da ad­mi­nis­tra­ção pa­ra plei­te­ar o car­go, co­mo che­gou a aven­tar em ou­tras oca­si­ões, ca­so de­ci­dis­se não en­trar pa­ra a dis­pu­ta. Por­tan­to, Ra­ul de­ve anun­ci­ar a sua can­di­da­tu­ra nes­ta se­ma­na e, com o anún­cio, vá­rios trun­fos que po­dem con­ven­cer o go­ver­na­dor Mar­ce­lo Mi­ran­da e o PMDB a apo­i­a­rem o seu pro­je­to de re­e­lei­ção.

Um dos prin­ci­pa­is trun­fos de que dis­põe o pre­fei­to é o Pla­no de De­sen­vol­vi­men­to Eco­nô­mi­co de Pal­mas, lan­ça­do no úl­ti­mo dia 27. Ela­bo­ra­do pe­lo PhD em Eco­no­mia Wal­decy Ro­dri­gues, o pla­no é uma par­ce­ria en­tre a pre­fei­tu­ra, so­ci­e­da­de ci­vil or­ga­ni­za­da e ini­ci­a­ti­va pri­va­da e tem me­tas au­da­cio­sas, co­mo a de trans­for­mar Pal­mas em ca­pi­tal re­fe­rên­cia pa­ra o Pa­ís. Nes­se sen­ti­do ana­li­sa ce­ná­rios pos­sí­veis nos pró­xi­mos 12 anos e tra­ça me­tas a se­rem atin­gi­das in­de­pen­den­tes de quem ocu­pe o pa­ço mu­ni­ci­pal du­ran­te o pe­rí­o­do.

O pla­no é cons­ti­tu­í­do de um es­tu­do de­ta­lha­do que bus­ca res­pon­der ques­tões im­por­tan­tes co­mo as for­ças e fra­que­zas da eco­no­mia de Pal­mas nos úl­ti­mos anos; atu­ais ní­veis de cres­ci­men­to; o que po­de­rá ocor­rer com a eco­no­mia de Pal­mas com a ado­ção do pla­no no que diz res­pei­to à ge­ra­ção de em­pre­go e ren­da; o que de­ve ser fei­to pa­ra se al­can­çar um cres­ci­men­to e de­sen­vol­vi­men­to sus­ten­tá­vel; qua­is as po­lí­ti­cas pú­bli­cas e pro­je­tos mais apro­pria­dos pa­ra me­lhor de­sem­pe­nho ins­ti­tu­ci­o­nal.

Por oca­si­ão do lan­ça­men­to do Pla­no de De­sen­vol­vi­men­to Eco­nô­mi­co de Pal­mas, Ra­ul Fi­lho ra­ti­fi­cou a sua con­fi­an­ça no apoio do go­ver­na­dor Mar­ce­lo Mi­ran­da pa­ra as pró­xi­mas elei­ções de ou­tu­bro. "Acre­di­to ple­na­men­te que o pa­ço mu­ni­ci­pal e a pre­fei­tu­ra es­ta­rão ca­mi­nhan­do pa­ra es­tas elei­ções com uma ali­an­ça fir­ma­da com o go­ver­na­dor Mar­ce­lo Mi­ran­da e os par­ti­dos que dão sus­ten­ta­ção ao seu go­ver­no", ma­ni­fes­tou.

No seu ra­ci­o­cí­nio, há to­do um ce­ná­rio fa­vo­rá­vel pa­ra que se cons­trua es­ta iden­ti­da­de en­tre o go­ver­no do es­ta­do, mu­ni­ci­pal e fe­de­ral. De acor­do com o pre­fei­to pe­tis­ta o que es­tá fal­tan­do é só es­pe­rar o tem­po de­ter­mi­na­do pa­ra abrir o le­que de ne­go­ci­a­ções.

O PT re­a­li­zou no úl­ti­mo dia 27 uma re­u­ni­ão com os pré-can­di­da­tos a ve­re­a­do­res de Pal­mas, da qual par­ti­ci­pou o pre­fei­to Ra­ul Fi­lho e vá­rios lí­de­res pe­tis­tas. Du­ran­te o en­con­tro fo­ram apre­sen­ta­dos os can­di­da­tos aos car­gos le­gis­la­ti­vos da ci­da­de, oca­si­ão em que a mi­li­tân­cia pe­tis­ta de­cla­rou apoio à sua re­e­lei­ção.

Vol­tan­do à ques­tão eco­nô­mi­ca, as es­ta­tís­ti­cas ba­se­a­das em fon­te do IB­GE mos­tram que Pal­mas apre­sen­ta um cres­ci­men­to mé­dio anual de 2005 a 2007 da or­dem de 8,6%, con­tra os 3% apre­sen­ta­dos de 2000 até 2004. En­tre 2005 e 2007, fo­ram ge­ra­dos em mé­dia 1.129 pos­tos de tra­ba­lho com car­tei­ra as­si­na­da con­tra os 538 em mé­dia do iní­cio da dé­ca­da.

No que se re­fe­re às pro­je­ções fu­tu­ras o es­tu­do tra­ça um ce­ná­rio ide­al em que o cres­ci­men­to mé­dio anual do PIB da ca­pi­tal a par­tir de 2009 até 2020 po­de ser da or­dem de 9,7%, che­gan­do a 7,2 bi­lhões, um cres­ci­men­to de 204,4% em re­la­ção a 2008.

Pa­ra re­ver­ter o qua­dro de re­jei­ção e o cres­ci­men­to de sua po­pu­la­ri­da­de nas pes­qui­sas, Ra­ul Fi­lho dei­xou pa­ra o úl­ti­mo ano de seu man­da­to pa­ra fa­zer um elen­co de obras e in­ves­ti­men­tos em áre­as con­si­de­ra­das vi­tais pa­ra a eco­no­mia pal­men­se. Na área do tu­ris­mo, por exem­plo, es­te ano a pre­fei­tu­ra es­tá in­ves­tin­do R$ 9,5 mi­lhões na in­fra-es­tru­tu­ra da praia dos Bu­ri­tis e no Cen­tro de Con­ven­ções, o que vai au­men­tar a ge­ra­ção de em­pre­go e ren­da na ci­da­de.

O pre­fei­to Ra­ul Fi­lho des­ta­ca tam­bém a im­por­tân­cia do pla­ne­ja­men­to ur­ba­no. Ele ob­ser­va que a ci­da­de pe­cou mui­to na fal­ta de pul­so no or­de­na­men­to do seu cres­ci­men­to, o que a le­vou a se tor­nar a ci­da­de bra­si­lei­ra com mai­or cus­to de ma­nu­ten­ção, de­vi­do aos seus gran­des es­pa­ços va­zi­os. Ra­ul lem­brou que a po­pu­la­ção de Pal­mas ho­je es­tá es­pa­lha­da ocu­pan­do um es­pa­ço que é ocu­pa­do por ci­da­des do por­te po­pu­la­cio­nal de Go­i­â­nia. "Se ti­vés­se­mos des­de o pri­mei­ro mo­men­to com cres­ci­men­to aden­sa­do, ho­je nós te­rí­a­mos se­gu­ra­men­te a ci­da­de en­tre as três com me­lhor qua­li­da­de de vi­da do Bra­sil", pon­de­ra.

A pre­fei­tu­ra dis­põe ho­je R$ 200 mi­lhões pa­ra in­ves­ti­men­tos, ori­un­dos de re­cur­sos mu­ni­ci­pa­is, es­ta­du­ais e fe­de­ra­is, "mas que es­tes re­cur­sos se per­dem nos gran­des va­zi­os ur­ba­nos", ana­li­sa. No en­tan­to, Pal­mas tem mui­tos ob­stá­cu­los a se­rem su­pe­ra­dos, por­que é a ca­pi­tal com mai­or cus­to de ur­ba­ni­za­ção do pa­ís por cau­sa dos va­zi­os ur­ba­nos", mas tam­bém tem mui­tas opor­tu­ni­da­des de cres­cer.

O que pe­sa tam­bém pa­ra que o pre­fei­to saia à re­e­lei­ção é o in­ves­ti­men­to no se­tor edu­ca­cio­nal. Pa­ra ofe­re­cer um en­si­no de qua­li­da­de, ali­a­do a uma in­fra-es­tru­tu­ra ade­qua­da, a Pre­fei­tu­ra de Pal­mas ini­ciou na quar­ta-fei­ra, 28, uma sé­rie de inau­gu­ra­ções das re­for­mas e am­pli­a­ções fei­tas nas es­co­las mu­ni­ci­pa­is da Ca­pi­tal, ini­ci­an­do pe­la Es­co­la Mu­ni­ci­pal Da­ni­el Ba­tis­ta, lo­ca­li­za­da na 508 Nor­te. Até o pró­xi­mo dia 9, Ra­ul Fi­lho vai inau­gu­rar mais 7 es­co­las.

FONTE: JORNAL OPÇÃO-TOCANTINS

JUVE GOLEIA O ARAGUAÍNA



Classificado, Juventude goleia:

Araguaína - Apresentando um bom futebol e mostrando que não está na fase semifinal do Tocantinense por acaso, o Juventude goleou o Araguaína por 4 x 1, em pleno Estádio Gauchão, ontem à tarde, em partida válida pela sexta rodada da segunda fase do Grupo D. Com os três pontos, o Juventude, que já havia garantido a classificação de forma antecipada chegou aos 13 pontos e, caso se classifique para a decisão, o time fará a final na cidade de Dianópolis. Já o Araguaína terminou na terceira colocação com cinco pontos ao lado do Tubarão. A equipe foi vaiada ao sair de campo.

Jogo:

Sem tomar conhecimento do Tourão do Norte, que precisava vencer e ainda torcer contra o Palmas no jogo diante do Tubarão, o Juventude foi logo de cara deixando o Araguaína mais longe do sonho de sua quinta final do Tocantinense. Aos 2 minutos o zagueiro Roberto abriu om placar. Aos 16 minutos, o atacante Rodrigo Melo ampliou fazendo 2 x 0 para o time de Dianópolis. Sem esboçar nenhuma reação, na etapa final, o Juventude fez 3 x 0, aos 23 minutos, com o atacante Rodrigo Tornin. Aos 26, Tornin marcou mais um fazendo 4 x 0. César-Pica-Pau diminuiu um minuto depois para o Araguaína. Mas já era tarde.

Ficha técnica:

Araguaína: Alex; Paulo José (Geovani), Natan, Gil Maranhão e Danilo; Adenísio, Leandro Porto (James),Bruno e Fábio Moura (Rogério); César Pica-Pau e Ricardinho - Técnico: Karmino Colombini

Juventude: Edson; Clein, Roberto, Biecione e Fabinho; Fabão, Clodoaldo (Maílson), Moicano (Seruks) e Geraldinho; Rodrigo Melo (Kurica) e Rodrigo Tornin - Técnico: Jair da Silva

Local: Estádio Gauchão Gols:Roberto, aos 2 e Rodrigo Melo, aos 16 minutos (1º tempo) - Juventude; Rodrigo Tornin, aos 23 e 26 (Juventude) e César Pica-Pau, aos 28 minutos (Araguaína) - Cartão Vermelho: Geovani (Araguaína), aos 37 do segundo tempo.

NOTÍCIAS DO PT



Inaugurada com festa nova sede do diretório metropolitano do PT

O diretório metropolitano do PT inaugurou na noite desta sexta-feira, 30, a nova sede do partido na capital, Palmas. O novo espaço, mais amplo, onde os filiados poderão buscar informações e participar de reuniões, vai abrigar além da presidência, as secretarias.

Compareceram ao evento aproximadamente 300 pessoas entre militantes, simpatizantes, componentes do quadro administrativo da gestão na capital, entre eles os novos secretários do paço que tomaram posse esta semana e a imprensa.

A presidente metropolitana do partido, Solange Duailibe, deu boas vindas aos presentes e em sua fala aproveitou para convocar o prefeito Raul Filho (PT) para que se decida logo, sobre sua candidatura. Também se pronunciou o secretário de assuntos institucionais do PT e candidato a prefeito de Miracema, Herlan Torres, representando o presidente estadual do partido, Donizeti Nogueira.

Herlan disse que era preciso observar o antes e o depois de Raul nas gestões do executivo da capital. Segundo ele na hora certa o povo vai saber fazer a comparação e ver as inúmeras obras sociais feitas pelo prefeito. Herlan também disse que “se Deus quiser será prefeito de Miracema” e que tem se espelhado nas ações desenvolvidas por Raul. Segundo ele, com o apoio da militância o partido irá eleger 30 prefeitos e 300 vereadores.

Raul Filho

Em seu pronunciamento Raul começou exaltando os feitos do PT no plano nacional. Para ele o PT é o partido que conseguiu levar um “homem simples” à presidência da república e “querendo ou não é preciso admitir que o partido construiu a história atual do país, não podemos deixar de reconhecer o avanço do coletivo”, disse, ressaltando que era preciso se orgulhar do partido.

O prefeito também fez considerações sobre o sistema partidário e disse que é preciso construir uma cultura de partidos que estejam acima dos seus líderes, “os partidos tem que estar além das lideranças, temos que estar aquém do partido”, ele disse que no Brasil os líderes são maiores que o partido.

Sobre a candidatura na capital o prefeito disse que não está “fazendo corpo mole”, ele informou que tem um tempo certo pra decidir e que seja ele ou outro o candidato o que não deve haver é uma “militância ofuscada e tacanha”. Ele ainda lembrou que quando assumiu a prefeitura encontrou uma casa que compara a um carro atolado e com pneu furado, e que para completar não tinha o apoio das emendas parlamentares.

Ainda segundo Raul é compreensiva a rejeição que alguns setores tem ao seu nome porque segundo ele, não fez a política do marketing. Raul voltou a afirmar que na gestão passada lançava-se maquetes e faziam a maior festa para divulgar, “isto ficou no imaginário popular”. O prefeito encerrou seu pronunciamento dizendo que o entusiasmo na defesa da sua candidatura por parte de Solange se devia ao fato de ela ser sua esposa e brincou “se ela não fosse minha esposa não sei se teria este entusiasmo”.

A petista Márcia Barbosa, ex-diretora presidente do banco do povo disse que o entusiasmo não era só de Solange, mas de toda militância “porque Raul é o melhor nome do partido”, arrematou.

PT de Gurupi se reúne com Donizeti Nogueira e reafirma candidatura própria

Faltando pouco mais de um mês para o início das eleições de 2008, a executiva do PT de Gurupi reafirmou ontem, sexta-feira, 30 de maio, ao presidente estadual do partido, Donizeti Nogueira, que mantém o desejo de disputar o poder executivo no município. O pré-candidato a prefeito, Iuri Garcia, participou da reunião, e se colocou a disposição do partido.

A executiva também marcou para o dia 8 de junho a realização de um encontro municipal, com os filiados do PT. De acordo com a professora Elena Alcântara a intenção é aprofundar o plano de governo para Gurupi. "Estamos debatendo coletivamente, propostas e ações que possa potencializar a economia e o desenvolvimento social em nosso município", afirma.

A executiva também aprovou um calendário de reuniões com os partidos políticos e com os pré-candidatos a prefeito. De acordo com vereador, licenciado Cabo Carlos, o PT vai buscar apoio para a sua candidatura.

Para Donizeti Nogueira, a candidatura de Iuri Garcia é importante para o PT. "O partido está bem representado, porque doutor Iuri é um homem íntegro, competente e respeitado em Gurupi", enfatizou.

A reunião aconteceu às 20h, na Câmara Municipal de Gurupi, no Gabinete do vereador do PT, Sávio Barbalho.