sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Deputado José Salomão participa de seminário sobre trabalho escravo


O deputado estadual José Salomão (PT), participou na manhã desta segunda-feira, dia 26, da abertura do seminário estadual sobre Trabalho Escravo Contemporâneo, no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas, promovido pela Secretaria de Defesa e Promoção Social. Com o mote “De olho aberto para não virar escravo”, a campanha de prevenção e combate ao trabalho escravo chama a atenção para os casos de trabalho escravo existentes no País e no Tocantins.

Após compor a mesa de autoridades, o deputado falou a respeito do assunto: “É estranho que em pleno século XXI, ainda se fale no Brasil em trabalho escravo”, avaliou. “Por incrível que pareça tive conhecimento também de um movimento no Congresso para modificar a legislação a fim de descaracterizar dentro da lei o que se define como trabalho escravo, restringindo a tipificação, acho isso muito grave”, opinou José Salomão.

O parlamentar elogiou a iniciativa da secretária de Defesa e Promoção Social, Gleidy Braga em promover o seminário. “É muito oportuno se discutir o trabalho escravo contemporâneo, uma inciativa elogiável da Secretária Gleidy em tratar desse tema, pois não é mais cabível no Brasil de hoje se falar em trabalho escravo, o seminário veio em uma boa hora, em um bom momento para que a gente termine de vez com essa chaga. É um absurdo essa exploração do homem pelo homem, valorizando mais o capital e menosprezando o trabalho”, classificou.


O seminário integrou a programação da Semana Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, uma campanha nacional coordenada pela Comissão Nacional para erradicação do Trabalho Escravo (Conatrae), vinculada à Secretaria Nacional de Direitos Humanos.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Governador Marcelo Miranda empossa novos secretários e lança Novo Modelo de Gestão


Como uma das medidas para reorganizar a máquina administrativa, o governador Marcelo Miranda deu posse nesta quarta-feira, 27, a novos secretários de estado. Para o governador, os novos auxiliares tem a missão de promover as áreas estratégicas do governo para dar resposta às demandas dos tocantinenses.
“A experiência dos novos companheiros que se juntam à nossa equipe vai proporcionar os resultados que o povo quer e a sociedade tanto cobra”, disse Marcelo Miranda, explicando que um novo tempo de extraordinárias mudanças se abre para o Tocantins, a partir das perspectivas positivas das ações planejadas nessa nova fase do seu governo.
Ao pregar a união da equipe para enfrentar a complexidade dos desafios, Marcelo Miranda ressaltou a necessidade de ofertar serviços eficientes para permitir qualidade de vida aos cidadãos tocantinenses. “Precisamos estar juntos para conduzir um estado do tamanho da complexidade do Tocantins e convoco a todos para discutir e construir alternativas para os desafios que iremos enfrentar”, concluiu.
Ao todo, o governador empossou quatro novos auxiliares e remanejou um. Na pasta da Fazenda tomou posse o economista Edson Ronaldo Nascimento, que terá a missão de buscar alternativas para reequilibrar as contas neste momento de incertezas da economia do País. Na Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura assumiu o engenheiro civil Alexandro de Castro Silva. Na pasta da Saúde foi empossado o médico Marcos Esner Musafir. 
A Secretaria Geral de Governo e Articulação Política será comandada por Lyvio Luciano, que é engenheiro agrônomo. Já para a Presidência do Instituto Natureza do Tocantins – Naturatins, o governador Marcelo Miranda empossou o ex-titular da Secretaria Geral de Governo, Herbert Brito Barros.
A solenidade foi realizada no auditório do Palácio Araguaia e contou com a presença da deputada federal e primeira dama do estado, Dulce Miranda; dos presidentes do Tribunal de Justiça, Ronaldo Eurípedes; do Tribunal de Contas do Estado, Manoel Pires; da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), João Emídio; da Assembleia Legislativa, Osires Damaso; do defensor publico geral, Marlon Costa, além de deputados estaduais e auxiliares do governo.

Fonte - SECOM/TO


Confira as principais datas previstas no calendário eleitoral do pleito deste ano


O calendário das Eleições Municipais 2016, aprovado pelo Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em novembro do ano passado, incorpora as modificações introduzidas pela Lei 13.165, aprovada pelo Congresso Nacional em 29 de setembro de 2015. O calendário contém as datas do processo eleitoral a serem respeitadas por partidos políticos, candidatos, eleitores e pela própria Justiça Eleitoral.

Conforme o previsto na Constituição Federal, a eleição será no dia 2 de outubro, em primeiro turno, e no dia 30 de outubro, nos municípios onde houver segundo turno. Os eleitores vão eleger os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores dos municípios brasileiros.

Filiação partidária
Quem quiser concorrer aos cargos eletivos deste ano deve se filiar a um partido político até o dia 2 de abril de 2016, ou seja, seis meses antes da data das eleições.
Convenções partidárias
As convenções para a escolha dos candidatos pelos partidos e a deliberação sobre coligações devem ocorrer de 20 de julho a 5 de agosto de 2016.
Registro de candidatos
Os pedidos de registro de candidatos devem ser apresentados pelos partidos políticos e coligações ao respectivo cartório eleitoral até às 19h do dia 15 de agosto de 2016.
Propaganda eleitoral
A campanha eleitoral foi reduzida de 90 para 45 dias, começando em 16 de agosto. O período de propaganda dos candidatos no rádio e na TV também foi diminuído de 45 para 35 dias, tendo início em 26 de agosto, em primeiro turno.
Teste público de segurança
O dia 31 de março é o prazo final para o TSE realizar o teste público de segurança do sistema eletrônico de votação, apuração, transmissão e recebimento de arquivos que serão utilizados nas eleições. As datas definidas para a realização do teste são os dias 8, 9 e 10 de março de 2016.
Campanhas institucionais
A partir do dia 1º de abril, o TSE deverá promover em até cinco minutos diários, contínuos ou não, requisitados às emissoras de rádio e televisão, propaganda institucional destinada a incentivar a participação feminina na política, além de esclarecer os cidadãos sobre as regras e o funcionamento do sistema eleitoral brasileiro.
Remuneração de servidores
A partir de 5 de abril, 180 dias antes das eleições, até a posse dos eleitos, é vedado aos agentes públicos fazer, na circunscrição do pleito, revisão geral da remuneração dos servidores públicos que exceda a recomposição da perda de seu poder aquisitivo ao longo do ano da eleição.
Retirada e transferência de título
O dia 4 de maio é a data limite para o eleitor requerer inscrição eleitoral ou transferência de domicílio. Também é o último dia para o eleitor que mudou de residência dentro do município pedir alteração no seu título eleitoral e para o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida solicitar sua transferência para Seção Eleitoral Especial.
Programas de comunicação
A partir do dia 30 de junho fica vedado às emissoras de rádio e de televisão transmitir programa apresentado ou comentado por pré-candidato, sob pena, no caso de sua escolha na convenção partidária, de imposição de multa e de cancelamento do registro da candidatura.
Propaganda partidária
Já a partir do dia 1º de julho não será veiculada a propaganda partidária gratuita prevista na Lei dos Partidos Políticos (Lei 9.096/1995) nem será permitido nenhum tipo de propaganda política paga no rádio e na televisão.
Condutas vedadas
Três meses antes das eleições, a partir do dia 2 de julho, os agentes públicos ficam proibidos das seguintes condutas:
- Nomear, contratar ou de qualquer forma admitir, demitir sem justa causa, suprimir ou readaptar vantagens ou por outros meios dificultar ou impedir o exercício funcional e, ainda, remover, transferir ou exonerar servidor público, ressalvados os casos de: nomeação ou exoneração de cargos em comissão e designação ou dispensa de funções de confiança; nomeação para cargos do poder Judiciário, do Ministério Público, dos Tribunais ou Conselhos de Contas e dos órgãos da Presidência da República; nomeação dos aprovados em concursos públicos homologados até 2 de julho de 2016; nomeação ou contratação necessária à instalação ou ao funcionamento inadiável de serviços públicos essenciais, com prévia e expressa autorização do chefe do Poder Executivo; transferência ou remoção de militares, de policiais civis e de agentes penitenciário;
- realizar transferência voluntária de recursos da União aos estados e municípios e dos estados aos municípios, ressalvados os recursos destinados a cumprir obrigação formal preexistente para execução de obra ou de serviço em andamento e com cronograma prefixado e os destinados a atender situações de emergência e de calamidade pública.
Também a partir dessa data é vedado aos agentes públicos das esferas administrativas cujos cargos estejam em disputa na eleição:
- com exceção da propaganda de produtos e serviços que tenham concorrência no mercado, autorizar publicidade institucional dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos municipais ou das respectivas entidades da administração indireta, salvo em caso de grave e urgente necessidade pública, assim reconhecida pela Justiça Eleitoral;
- fazer pronunciamento em cadeia de rádio e de televisão, fora do horário eleitoral gratuito, salvo quando, a critério da Justiça Eleitoral, tratar-se de matéria urgente, relevante e característica das funções de governo.
Ainda é vedada a realização de inaugurações, a contratação de shows artísticos pagos com recursos públicos e o comparecimento de qualquer candidato a inaugurações de obras públicas.
Emissoras de rádio e TV
A partir do dia 6 de agosto as emissoras de rádio e de televisão não poderão veicular em programação normal e em noticiário, ainda que sob a forma de entrevista jornalística, imagens de realização de pesquisa ou de qualquer outro tipo de consulta popular de natureza eleitoral em que seja possível identificar o entrevistado ou em que haja manipulação de dados; veicular propaganda política ou difundir opinião favorável ou contrária a candidato, partido, coligação, seus órgãos ou representantes; dar tratamento privilegiado a candidato, partido ou coligação.
Comício e sonorização
A partir do 16 de agosto, quando começa a propaganda eleitoral os candidatos, os partidos ou as coligações podem fazer funcionar, das 8 às 22 horas, alto-falantes ou amplificadores de som, nas suas sedes ou em veículos. Também os partidos políticos e as coligações poderão realizar comícios e utilizar aparelhagem de sonorização fixa, das 8 às 24 horas, podendo o horário ser prorrogado por mais duas horas quando se tratar de comício de encerramento de campanha.
Internet

Também a partir de 16 de agosto começará o prazo para a propaganda eleitoral na internet, sendo vedada a veiculação de qualquer tipo de propaganda paga.

PREFEITURA DE DIANÓPOLIS DIVULGA PROGRAMAÇÃO DO DIANOFOLIA 2016


PROGRAMAÇÃO DO DIANOFOLIA 2016

06/02/2016 – Sábado

20:00 h – DJ MATHEUS 
22:30 h – ABERTURA OFICIAL
23:00 h – BANDA LOCAL DINHO 
02:00 h – BANDA PAPAZONE 
03:00 h – DJ MATHEUS

07/02/2016 – Domingo

15:00h – BANDA LOCAL COM WALTNHO 
Desfile de blocos infantis TUBÃO 
21:00 h – DJ FRED 
22:30h - Desfile de Blocos GATOS E CATREVAGENS E ZORRA 
23:00 h – BANDA LOCAL COM PIKELE 
01:00 h – BANDA O TROCO

08/02/2016– Segunda – Feira 

08:00h – BLOCOS DOS ENXUTOS 
15:00h – BANDA WALTINHO (matinê)
21:00 h – DJ VITOR KELLER 
22:30h – DESFILE DE BLOCOS BLOCO DO BEM E ORDINÁRIOS 
23:00 h – BANDA LOCAL DEIVINHO 
01:00 h – BANDA SOLTE O BREQUE 
03:00 h – DJ VITOR KELLER

09/02/2016– Terça – Feira

20:00 h – DJ STEFANE 
22:00 h - BANDA LOCAL SOND CITY 
00:00h - BANDA AKSON 
02:00h - DJ STEFANE

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Defensoria recomenda à Sesau regularização da prestação de serviços do Hospital Regional de Dianópolis


O Núcleo de Defesa da Saúde (Nusa) da Defensoria Pública do Estado do Tocantins protocolou nesta quarta-feira, 27, a Recomendação nº 001/2016 do Procedimento Preparatório de Ação Coletiva (Propac) nº 067/2015 na Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). O procedimento foi realizado para que a entidade regularize a prestação de serviço no Hospital Regional de Dianópolis, devido irregularidades identificadas após vistoria realizada em dezembro.
De acordo com a assessoria de comunicação da DPE (Ascom), a Sesau deverá adotar as seguintes medidas conforme a Recomendação:
Designar uma equipe técnica em gestão hospitalar para que, no prazo de 15 dias, elabore um relatório pormenorizado das condições técnicas e estruturais, de modo a providenciar todas as medidas adequadas ao regular funcionamento da Unidade de Hospitalar, tais como a retomada do número ideal de servidores no hospital, conforme a necessidade apontada no relatório em anexo, principalmente médicos, farmacêuticos e nutricionistas, em cumprimento à recente decisão liminar proferida nos autos da Ação Cautelar Inominada nº. 0002668-92.2015.8.27.2716, em trâmite na 1ª Vara Cível de Dianópolis; Observando-se a autonomia da gestão e a legalidade, sejam regularizados os plantões, a fim de evitar que o hospital fique sem plantonistas, em atenção ao provimento judicial supra mencionado; Finalize as obras do pronto-socorro e do laboratório, bem com adote todas as medidas necessárias à regularização da situação da fossa que foi construída sobre a mina de água; A realização de cirurgias que atualmente estão paralisadas por falta de especialistas e materiais, evitando-se o alto índice de transferência de pacientes; O abastecimento de medicamentos, materiais e insumos hospitalares; - A realização de audiência pública no município de Dianópolis, com vistas a discutir e propor soluções para o efetivo funcionamento do HRD.
FONTE - Portal CT
 

 
 
O deputado José Salomão (PT) gravou na tarde desta terça-feira, dia 26, sua participação no programa do Partido do Trabalhadores (PT), para o horário de propaganda partidária gratuito, a ser veiculado nas TVs do Estado.

As gravações foram feitas no Espaço Cultural, em Palmas. Confira os bastidores.
 
Assessoria de Comunicação
 
O deputado José Salomão (PT) participou na manhã desta terça-feira, dia 26, da abertura do seminário estadual sobre Trabalho Escravo Contemporâneo, no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas, promovido pela Secretaria de Defesa e Promoção Social.
 
José Salomão considera inadmissível que em pleno 2016 ainda hajam casos de trabalho escravo no País. “É preciso erradicar de vez esse mal da nossa sociedade”, destacou o parlamentar. O mote da campanha de prevenção e combate ao trabalho escravo no Tocantins é “De olho aberto para não virar escravo”.
 
Assessoria de Comunicação

Senador Donizeti, deputado Salomão e vereadores realizam maratona de reuniões em Secretarias

Senador Donizeti, deputado Salomão e vereadores realizam maratona de reuniões em Secretarias


Nesta segunda e terça 18 e 19, o senador Donizeti Nogueira e o deputado estadual José Salomão, acompanhados de vereadores e lideranças da região sudeste, realizaram uma maratona de reuniões na Secretaria de Infraestrutura, na Agência Tocantinense de Saneamento, na Secretaria de Segurança Pública, na Secretaria do Esporte e na Secretaria de Defesa e Proteção Social. Debatendo os problemas que foram levantados durante as visitas do senador e do deputado nos municípios do sudeste na semana passada.
 
Durante as reuniões o senador Donizeti agradeceu as recepções e afirmou: “Vamos trabalhar para ajudar os municípios”. O deputado falou que a maratona de reuniões foi muito positiva. “Queremos ver a região sudeste avançar mais”, disse.   
 
Na Secretaria de Saúde o senador apontou algumas demandas em especial, do município de Combinado e Dianópolis. Nessa audiência também participaram servidores da saúde de Dianópolis e o secretário de saúde, Samuel Bonilha, que afirmou estar a disposição dos municípios para resolver o que for possível.
 
Esporte
 
As lideranças Relataram demandas para a construção e reforma de ginásios, como também materiais esportivos, o secretário se colocou a disposição e anunciou que Dianópolis será contemplada com a reforma de um ginásio, e as obras vão começar no final março, início de abril.
 
Segurança Pública
 
O secretário de Segurança Pública, Cesar Simoni, depois de ouvir as demandas sobre a criminalidade na região, informou que no primeiro ano, o governo investiu em estruturar o sistema de inteligência. E também afirmou que esse tem previsão orçamentaria para capacitação dos aprovados da  Polícia Civil, que ajudará a resolver o problema do sudeste.
 
Infraestrutura
 
Muitas foram as demandas apontadas, construção de ponte na divisa do município de Chapada de Natividade, restruturação da ponte entre Aurora e Taguatinga, ponte sobre o Rio Mosquito, em Lavandeira, pavimentação e tapa buracos. O secretário também se colocou de forma positiva para solucionar os problemas.
 
Seca no Sudeste
 
Durante reunião na Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), o presidente Eder Martins Fernandes, abordou que distribuição e instalação de cisternas avançou muito e que a agência pretende resolver tudo em breve, frisando também que o governo continua empenhado no combate à seca.

sábado, 16 de janeiro de 2016



Senador Donizeti Nogueira e deputado Salomão visitam Natividade, Conceição e Arraias

Senador Donizeti Nogueira e deputado Salomão visitam Natividade, Conceição e Arraias

Nesta quinta (14), o senador Donizeti Nogueira, acompanhado pelo deputado José Salomão, visitou Natividade, Conceição e Arraias, conversando com as lideranças petistas, militantes e a comunidade, buscando conhecer de perto as dificuldades que a população do sudeste enfrenta.
 
Em Conceição a falta de água na região e a segurança pública, foram os assuntos predominantes durante a fala das pessoas, na ocasião o senador disse que vai buscar alternativas para o problema da segurança, e sobre a seca no município abordou “a falta de água tem sido um grande problema que temos tido dificuldade de superar, no entanto, acredito que o governo do Tocantins está empenhado e utilizando medidas acertadas para resolver o problema da seca e levar água tratada e de qualidade aos tocantinenses, através de poços artesianos, cisternas e barragens”, disse.
 
O deputado petista também falou sobre as dificuldades da região. “estou muito preocupado com as questões que dificultam os avanços dos municípios em especial do sudeste, por isso estou indo aos municípios para alcançarmos soluções”, afirmou. 
 
Eleições municipais em Natividade
 
Em Natividade o grande foco foram as eleições em 2016, onde foi apontado a necessidade de fortalecer o Partido dos Trabalhadores no município e conseguirem montar uma boa chapa de candidatos.
 
Arraias
 
Em Arraias o vereadorRimê abordou sobre o andamento de alguns programas sociais como o Luz para Todos e o Água para Todos. Na ocasião o senador orientou a população e afirmou. “Precisamos acreditar no nosso país, o Programa Luz para Todos vai chegar a todas as propriedades cadastradas, governo se mantém empenhado para resolver problemas da seca”, frisou.
 
O deputado Salomão agradeceu a recepção. “Vou lutar por benefícios para o nosso povo”, disse.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Deputado Salomão visita Senador Donizeti Nogueira e propõe parcerias sobre demandas do Sudeste do estado

Deputado Salomão visita Senador Donizeti Nogueira e propõe parcerias sobre demandas do Sudeste do estado

O senador Donizeti Nogueira (PT/TO) recebeu em seu gabinete, em Brasília, nesta segunda-feira, 04, a visita do deputado estadual José Salomão, PT de Dianópolis, que veio trazer uma proposta de parceria de trabalho para atender demandas da região sudoeste, nas diversas áreas de atuação. Ele convidou o senador petista para uma visita à região e colocou algumas das prioridades para atender as demandas. Salomão assumiu a vaga do deputado estadual Paulo Mourão (PT), licenciado temporariamente. Na pauta, a discussão sobre a sucessão municipal da microrregião, com destaque para Dianópolis, onde foi prefeito por dois mandatos consecutivos (2005/2012), e o convite para uma agenda regional para discutir sobre questões ligadas à saúde, educação - Campus da Unitins -, o Projeto Manoel Alves, o problema da seca e infraestrura das estradas vicinais.


O deputado José Salomão solicitou do senador todo o empenho para agilizar projetos do governo federal, como o Água para Todos, de combate à seca,  o projeto de irrigação de fruticultura Manoel Alves, lançado em 2008, pelo ex-presidente Lula, de extrema importância para o desenvolvimento da economia local, e a ampliação do Campus da Unitins - que encampou a FADES - criada durante seu mandato de prefeito - e que é de fundamental importância para a juventude da região, que necessita de suporte na área da educação superior pública de fácil acesso e boa qualidade. Hoje, a universidade possui apenas três cursos que não atende à demanda gerada na região pela comunidade estudantil que concluiu o 2º grau.


Ele pediu ainda que o senador se empenhe em buscar recursos para o Hospital Regional, que atravessa dificuldades para o atendimento das demandas dos seis municípios e junto ao governo do estado para a pavimentação e manutenção das estradas, com destaque para a rodovia Dianópolis/Conceição, pela importância para o desenvolvimento regional.


Salomão defendeu também uma nova agenda positiva de municipalismo, dentro do novo Pacto Federativo que está sendo debatido no Congresso Nacional, e do qual, o senador Donizeti Nogueira tem sido um dos protagonistas. "Esta é uma das bandeiras da ATM (Associação Tocantinense de Municípios), da Associação Brasileira de Municípios e Frente Nacional de Prefeitos, além da Confederação Nacional dos Municípios e foram abordados no meu discurso de posse, nesta minha interinidade", argumentou o deputado petista.

Senador Donizeti e deputado Salomão visitam Silvanópolis e Chapada de Natividade

 Senador Donizeti e deputado Salomão visitam Silvanópolis e Chapada de Natividade

 
 
Nesta quarta (13), o senador Donizeti Nogueira visitou Silvanópolis e Chapada de Natividade a convite do deputado José Salomão, onde esteve reunido com lideranças petistas e simpatizantes.
 
Na ocasião o senador explicou que já vem percorrendo os municípios tocantinenses por entender que um senador deve trabalhar por toda a população do estado. “sou um representante do povo do Tocantins, e sei que é papel de um senador ir atrás dos problemas que o povo enfrenta, por isso tenho buscado dialogar e conhecer de perto as dificuldades”, afirmou.
 
O deputado agradeceu o apoio das comunidades. “Venho agradecer o apoio que recebi nos municípios, e me colocar a disposição do povo tocantinense em especial do sudeste”, disse.

José Salomão é empossado em Sessão Especial


Uma sessão especial realizada na manhã desta quinta-feira, 17, marcou a posse do deputado José Salomão (PT), ex- prefeito de Dianópolis.  O parlamentar assume a cadeira do líder do governo deputado Paulo Mourão (PT), que se afastou do Parlamento por 121 dias em virtude de uma licença para tratamento de Saúde. Esta é a segunda vez que José Salomão, como suplente, assume a cadeira de titular neste Poder, a primeira foi em 2003, no lugar do petista José Santana, atualmente prefeito de Colinas do Tocantins.
 
Em seu discurso de posse José Salomão ressaltou a sua alegria em trabalhar pelo Estado na Casa de Leis e representar a região Sudeste, na luta pelas suas demandas. Ele pontuou como prioridades a busca por melhorias no atendimento da Saúde, a pavimentação e recuperação de estradas da região, melhorias no funcionamento do Campus da Unitins, além de ações para amenizar os efeitos da seca no Sudeste Tocantinense.
 
Formado em Direito e Administração, o servidor aposentado da Câmara Federal, José Salomão Jacobina Aires, 68 anos, é militante do PT desde 1997. Ocupou pela primeira vez uma cadeira no Parlamento em 2003, onde exerceu as atividades parlamentares por cinco meses, no lugar do deputado José Santana do PT. Foi eleito prefeito de Dianópolis em dois mandatos e na última eleição obteve 10.219 votos. José Salomão é pai de três filhos, Celso Cavalcante Aires, Carolina Cavalcante Aires e Cristiano Cavalcante Aires. (Maisa Medeiros)
 
FONTE: ASCOM - AL-TO