terça-feira, 18 de agosto de 2009

POLÍTICA



Lideranças políticas do sul do Estado se mobilizam por eleições diretas

Na próxima segunda-feira, 24, políticos da Região Sul do Estado, promoverão uma mobilização em Gurupi, em favor da realização de “Diretas Já”, para conseguirem a realização de eleições diretas para o mandato tampão do governo do Estado. A ação esta sendo organizada pelo presidente da Câmara de Gurupi, Jonas Barros (PV).

O político relatou que a mobilização está ganhando força de lideranças de todo Estado. Segundo ele, além do prefeito de Gurupi, Alexandre Abdalla (PR), já confirmaram presença na ação prefeitos de Aliança, Alvorada, Cariri, Crixás, Dianópolis, Formoso do Araguaia e São Valério de Natividade, além de alguns deputados estaduais.

Jonas acredita que até a data do evento outras lideranças políticas “abraçarão” a causa. “A realização das Diretas Já, mostrará o descontentamento da população com a realização de eleições indiretas para a escolha de um novo governador. E eu, como político, entendo que isso é um retrocesso à democracia”.

O evento acontecerá na feira coberta da cidade, que fica na saída para Peixe, às 19 horas. Depois do pronunciamento dos políticos, em favor das “Diretas Já”, haverá apresentações musicais com bandas da região.

Fonte:www.clebertoledo.com.br

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Articulação Unidade na Luta reúne militância


As tendências internas do Partido dos Trabalhadores iniciaram as discussões sobre o Processo de Eleições Diretas da legenda (PED). Em Setembro os filiados escolherão nas urnas os novos dirigentes que comporão o Diretório em âmbito municipal, estadual e Nacional.

Neste sábado, 15, quem reuniu a militância de todo o Estado, foi a Articulação Unidade na Luta. Mais de 150 dirigentes se encontraram em Palmas, no Colégio Estadual CAIC, Aureny IV para discutir os temas que estarão em discussão durante todo o período eleitoral.

De acordo com Donizeti Nogueira, presidente do PT e militante da tendência, a corrente partidária fez uma análise crítica dos avanços do governo Lula, da atual situação política, institucional e econômica em que se encontra o Estado do Tocantins e os desafios colocados para as eleições de 2010.

Fonte: Assessoria de Imprensa do PT

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Prefeito José Salomão recebe mais duas homenagens: "Ordem do Mérito de Dom Bosco" e "5º Prêmio Êxito Administrativo"


O prefeito de Dianópolis, José Salomão, recebeu recentemente convite do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região para receber a insígnia da ORDEM DO MÉRITO DE DOM BOSCO, no grau de OFICIAL. A cerimônia de agraciamento ocorrerá em 31 de agosto de 2009, às 17hs, na sede do Tribunal, em Brasília. A indicação é em reconhecimento pela contribuição para o engrandecimento do Poder Judiciário e do Direito do Trabalho.

Salomão também foi convidado pela Obregon Marketing para receber a importante Outorga 5º Prêmio Êxito Administrativo. Tal distinção está sendo conferida àqueles que, com dignidade, competência, ética e interesse em colaborar para o desenvolvimento do seu municípío receberam a aprovação popular nas urnas, obtendo a votação almejada para o cargo pleiteado. A outorga do Prêmio Êxito Administrativo foi realizada durante o Congresso Nacional de Prefeitos Municipais dia 4 de agosto de 2009, no Recanto das Águas Resort e SPA localizado na cidade de Balneário Camboriú - Santa Catarina.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Coluna semanal do Presidente Lula: "O Presidente Responde"


Eduardo Souto Jorge, 57 anos, vendedor autônomo de Bom Jardim (RJ) – Como entendo que a reforma agrária é a pedra fundamental para a diminuição da pobreza de uma nação, gostaria de saber o que seu governo vem fazendo sobre essa questão?

Presidente Lula – A reforma agrária é indispensável para a redução da desigualdade. Na Presidência, estou realizando o que sempre defendi. Nos 40 anos de existência do Incra, a reforma agrária beneficiou 1 milhão de famílias. Nada menos que 519.111 famílias, ou seja, mais da metade, foram assentadas no meu governo. Destinamos 43 milhões de hectares para assentamentos, entre 2003 e 2008, de um total de 80 milhões utilizados para esse fim em toda a história do nosso País. E também demos um salto na melhoria das condições de vida dos assentados. Construímos ou recuperamos 38 mil km de estradas vicinais, financiamos a reforma ou construção de 266 mil casas, investimos em assistência técnica e em programas educacionais que beneficiam diretamente esses trabalhadores. Os recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, à disposição dos agricultores familiares, incluindo os assentados, passaram de R$ 2,4 bilhões, na safra 2002/2003, para R$ 15 bilhões na safra 2009/2010. O aumento foi de 531%. O Pronaf Mais Alimentos abriu linha de financiamento até a safra de 2010/2011 de R$ 25 bilhões para a compra de tratores e máquinas. 12.900 tratores já foram adquiridos. Hoje, os agricultores familiares respondem por 70% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros.

Francisco Nogueira da Silva, 35 anos, portuário e sindicalista de Santos (SP) – Há como o governo reduzir taxas e impostos portuários, a exemplo do que foi feito com a indústria, para evitar demissões de trabalhadores dos portos?

Presidente Lula – Francisco, como sindicalista, você sabe que a maior parte dos portuários é contratada por meio do Órgão Gestor de Mão-de-obra, não possuindo vínculo empregatício com os terminais portuários. A utilização de mão-de-obra no setor depende da movimentação de cargas. Nesse sentido, nós temos feito muito. A partir de 2003, nosso comércio exterior cresceu de US$ 100 bilhões para US$ 370 bilhões. A movimentação de cargas gerais que, em 1999, tinha sido de 436 milhões de toneladas, em 2007, chegou a 755 milhões. Essa movimentação é que dá consistência ao mercado de trabalho. Em relação à redução de taxas e impostos, nós adotamos, desde 2004, o Regime Tributário para Incentivo à Modernização e à Ampliação da Estrutura Portuária, que implica a suspensão da cobrança do IPI, PIS/Pasep, Cofins e, em alguns casos, do imposto de importação, até o final de 2011. Essa desoneração contribui para aumentar a movimentação de cargas e, portanto, o número de empregos.

Marcos Aurélio Alves Barreto, 27 anos, empresário de Cuiabá (MT) – A Petrobrás hoje se tornou autossuficiente, em razão disso gostaria de saber por que motivo o preço da gasolina continua a subir?

Presidente Lula – Marco Aurélio, não é verdade que o preço da gasolina continue a subir. Ele ficou estável durante quase três anos, de setembro de 2005 até maio de 2008, quando houve a explosão dos preços do petróleo no mercado internacional. Em 2008, o valor do barril subiu 142%, de US$ 60 para US$ 145, enquanto o reajuste do preço da gasolina ficou em apenas 10%. De lá para cá não ocorreram novos aumentos. Pelo contrário, houve até uma redução de 4,5% no preço da gasolina que a Petrobras vende para as distribuidoras. Na verdade, temos garantido segurança e estabilidade nos preços do mercado interno, o que beneficia empresários e consumidores. Nossa política nessa área tem nos protegido das violentas oscilações dos preços do petróleo no mercado internacional, fruto do mesmo tipo de especulação iniciada nos países ricos e que desencadeou uma das mais sérias crises financeiras da história.

As perdas do ICMS, FPM foram temas do discurso de José Salomão na ATM(Fonte:www.sudestehoje.com)


José Salomão, prefeito de Dianópolis, falou das perdas que o município teve nesse semestre, " só de ICMS o prejuízo foi de R$ 220 mil". As dificuldades em receber o ISSQN das obras no município foi outra questão levantada pelo prefeito.O prefeito pediu na reuinão que quando fosse feito os repassses de recursos para as empreiteiras que o ISSQN fosse retido na fonte, o que facilitaria para os municípios.

As PCHs (pequenas centrais hidrelétricas). Até 30 MW as pequenas hidrelétricas não pagam nada ao município. A produção das PCHs variam de 5MW a 30MW, não recolhendo nenhum tributo aos cofres públicos. Segundo Salomão "qual o interesse do governo em beneficiar as empreiteiras em prejuízo aos municípios?", perguntou a uma platéia atenta.

São 8 PCHs construídas no município de Dianópolis, mais 7 deverão ser feitas na região. Teremos então 15 PCHs sem nenhum tipo de arrecadação. "O município fornece a matéria prima, a água, e não recebe nada por isso. Ficamos apenas com o custo social e problemas ambientais", explica Salomão.

A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), transportes escolar, merenda, foram algumas das reclamações dos prefeitos. O prefeito de Araguacema, localizada na região norte do Estado, João Paulo Ribeiro (DEM), sintetiza a situação grave por que passa os municípios tocantinenses. " Não temos condições de sobreviver na situação que está ai".

sábado, 8 de agosto de 2009

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Jonas Barros fala sobre as diretas e questiona a legitimidade dos deputados(Fonte:Sudeste Hoje)

O vereador Jonas Barros, presidente da Câmara Municipal de Gurupi, concedeu entrevista ao SUDESTE HOJE falando sobre o movimento por eleições diretas. " A intenção é fazer com que a população se mobilize juntamente com os políticos, para que, aqueles deputados que não engrossarem as fileiras do movimento para uma eleição direta. Em 2010 nós vamos fechar as portas pra eles".

Questiona a legitimidade dos deputados, "os deputados representam 33% do eleitorado, como querem decidir por 100%?". E explica orque acredita que o STF poderá decidir por eleições diretas. " Esses deputados que hojem querem a eleição indireta se beneficiaram da mesma irregularidade. Se eles se beneficiaram, não poderão ter a legitimidade para substituir o governador que foi cassado por essas irregularidades".

Fala sobre a liderança de José Salomão, prefeito de Dianópolis, que está encabeçando o movimento na região sudeste. "Ele (Salomão) é um político experiente. Conhece o sentimento de sua população, e entrou no movimento sabendo que está fazendo a coisa certa".

Veja a entrevista completa:

Entrevista vereador Jonas Barros

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Bate-boca marca a primeira sessão depois do recesso parlamentar

Siqueira diz que será eleito pelo povo em eleições diretas


O ex-governador Siqueira Campos (PSDB) garantiu no último sábado, durante discurso nas festividades de seu 81º aniversário em Porto Nacional, que irá reverter a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que sejam realizadas eleições diretas para o mandato tampão no Tocantins ainda neste mês. “A vitória final será em agosto”, disse, ao questionar a determinação pela forma de escolha do novo governador.

Siqueira disse que está mobilizando pessoas de todas as regiões do Estado para obter a mesma “vitória, dos mais de 300 mil votos limpos” de 2006. “Vamos dar uma surra, agora e em 2010”, provocou após reafirmar que não disputará o pleito indireto. “Não quero enlamear o legislativo”, afirmou.

“Não há vacância porque não houve morte. E se existe um recurso contra expedição de diploma que garante o mandato, julgado, então não há mandato, não há governador se não houver mandato”, disse, diante de convidados na casa do deputado federal Vicentinho Alves (PR), anfitrião de um jantar.

Durante seu discurso, Siqueira prometeu que eleito não tratará nenhum prefeito da oposição com desprezo. “Vou corrigir uma injustiça com os prefeitos do Estado; não enrolarei com promessas que nunca são cumpridas”. O ex-governador ainda homenageou personagens históricos da cidade e da história do Tocantins e teceu críticas sobre a corrupção.

Convidados:

Participaram das festividades: ex-prefeitos, ex-prefeitas, vereadores e ex-vereadores, além dos prefeitos de Gurupi e Paraíso, Alexandre Abdalla e Paulo Tavares, respectivamente, ambos do PR, o diretor da Valec, Josias Guimarães, o superintendente regional da Caixa, Raimundo Frota Filho, entre outras autoridades. (Com informações do JTO)