sexta-feira, 11 de outubro de 2013

SECA NO TOCANTINS FOI DESTAQUE NO JORNAL NACIONAL


TO: seca castiga enquanto cisternas do governo ficam amontoadas

Governo do estado do Tocantins prometeu entregar as cisternas, que podem diminuir o sofrimento das famílias, no fim de abril - mas a população ainda não recebeu nenhuma unidade.

Cenas comuns das áreas mais secas do nordeste brasileiro também estão sendo vistas na região Norte do país. No Tocantins, 27 municípios decretaram emergência.

Alguns dias atrás ainda havia um pouco de água neste lago na cidade de Formoso do Araguaia. Foi quando o Ibama resgatou 14 botos que estavam encalhados.

Agora este é o cenário: o lago secou de vez. Carcaças de peixes. Jacaré assustado. Milhares de tartarugas agonizam na lama. As que ainda não morreram estão sendo levadas para um rio, a 30 quilômetros do local.

"As pequeninas tem que soltar, elas não vem andando. As outras vai soltando e elas vão vindo tudinho. E as pequenininhas tem que trazer na máo e ir soltando", conta um funcionário do Ibama.

Em Paranã, os vaqueiros se embrenham na mata à procura do gado. A sede tem castigado os animais.

“Tem uns que não aguentam não, não resistem não”, diz um vaqueiro.

Nos lugares mais distantes, caminhões levam água. Cinquenta e sete mil pessoas estão com sede.

“O problema é sério mesmo. Sem água ninguém é nada”, afirma um homem.

O sofrimento destas famílias poderia ser bem menor se um programa do governo já estivesse funcionando. A ideia é distribuir cisternas que vão recolher as águas das chuvas. Mas em Arraias, as cisternas estão amontoadas no pátio sindicato rural.

Ao todo serão mais de 11 mil reservatórios. As cisternas custaram ao governo de Tocantins e ao Ministério da Integração Nacional quase R$ 70 milhões.

O diretor da Agência Tocantinense de Saneamento garante que os reservatórios serão instalados em breve e que ninguém vai ficar sem água. “Aqueles em que vierem a receber após o período das chuvas, elas receberão a cisternas cheias, trataremos essa água e deixaremos as cisternas cheias durante o esse período da estiagem para essas futuras famílias”, explica o diretor da Agência Tocantinense de Saneamento, Péricles de Andrade Alves.


Quando lançou o projeto das cisternas, o governo do estado do Tocantins prometeu começar a entrega no fim de abril - mas a população ainda não recebeu nenhuma unidade. Agora, o governo se comprometeu a iniciar a distribuição a partir de novembro.

CARAVANA POPULAR DO PT CHEGA AO SUDESTE DO TOCANTINS. CONFIRA A AGENDA:


Prefeito e vice de Almas são cassados por compra de votos


Juíza alegou ainda abuso de poder político e uso indevido de jornal.

Do G1 TO

Foi publicado no Diário Oficial de Justiça Eleitoral do Tocantins nesta terça-feira (8), a cassação, em primeira instância, do prefeito de Almas, no sudeste do estado, Leonardo Sette Cintra (PSDB). O vice, Jurimar José Trindade, também teve o diploma cassado. Eles foram condenados por compra de votos, abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação social. Cintra também é o presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM).

Além de cassar o diploma dos dois, a juíza, Edssandra Barbosa da Silva, da comarca de Natividade, os declarou inelegíveis por oito anos, a contar das eleições de 2012, e foi aplicada multa de R$ 25 mil para cada um. A juíza entendeu que o prefeito e o vice violaram o princípio da igualdade que deve existir entre os candidatos, provocando desequilíbrio na disputa eleitoral. "Evidenciou o uso da máquina administrativa da prefeitura de Almas em favor do candidato à reeleição. Vale ressaltar que se trata de cidade pequena, onde os atos do gestor municipal têm inegável influência na vontade do eleitor."

O processo foi aberto por Eldon Manoel Barbosa Carvalho, que disputou as eleições no município, em 2012. No processo, ele alegou que o prefeito e o vice fizeram boca de urna no dia da eleição; distribuíram jornal durante a festa agropecuária, realizada entre os dias 8 a 15 de julho de 2012, contendo informativo institucional da administração do prefeito; patrocinaram camisetas para cavalgada de abertura da festa agropecuária; distribuíram bens como arroz e cestas básicas, entre outros.

Odvan estreia nos gramados do Tocantins em amistoso pelo São José

Jogo será nesta quinta-feira (10) no estádio Nílton Santos contra a seleção da FTF. Em entrevista, Odvan parabeniza a vitória do Vasco sobre o Fluminense

O zagueiro, Odvan, jogador que acumula passagens pelo Vasco e pela seleção brasileira já está em Palmas para compor o elenco do São José na segunda divisão do Campeonato Tocantinense que começa no próximo sábado (12). Em entrevista à CBN Tocantins, Odvan contou um pouco sobre sua motivação e expectativas para o início de sua passagem pelo Tocantins no elenco do São José. O time realiza um amistoso contra a seleção da Federação Tocantinense de Futebol (FTF) nesta quinta-feira (10), no estádio Nílton Santos às 19h, o ex-vasco entrará em campo com a camisa 39.

- Estou muito feliz de estar aqui em Palmas e antes de tudo gostaria de parabenizar o Vasco pela bela partida de ontem. O Fluminense sempre perde quando joga contra o Vasco. É sina - comentou o zagueiro sobre a vitória do Vasco no clássico contra o Fluminense desta quarta-feira (09).

Sobre a preparação para a sua estreia no dia 15, quando o São José joga contra o Juventude de Dianópolis no estádio Nilton Santos, o zagueiro afirma que espera a presença de todos os torcedores, não apenas dos vascaínos . O jogador afirma que seu objetivo, além de jogar um bom futebol, é poder ajudar a levar o futebol tocantinense para o Brasil.

- Acima de tudo gostei do projeto do clube, gostei das coisas que o presidente falou para mim. Quero poder levar o futebol do Tocantins para o Brasil, mostrar que aqui no Tocantins também tem jogador. Também vim com esse intuito de jogar e avaliar alguns garotos que podem ter algum futuro pela frente - destacou Odvan.

Com toda a bagagem e títulos, como o bicampeonato brasileiro, em 1997 e 2000, da Taça Libertadores, em 1998 e da Copa Mercosul, em 2000, com o Vasco, "o zagueiro-zagueiro" revela que ainda tem um longo caminho no futebol.

- Tenho ainda motivação de jogar e estar nessa segunda divisão, porque eu estou fazendo uma coisa que gosto que é jogar futebol. Até numa pelada eu tenho motivação. Estar atuando é sempre uma motivação para mim não importa em que divisão - diz animado para o início do campeonato.

Para o presidente do São José, Djacir Almeida da Silva, essa vai ser uma grande atração para o futebol do estado e espera o apoio de toda a torcida tocantinense pelo o São José para lotar o estádio. O ingresso para conferir o jogo desta quinta-feira (10) cuta 2kg de alimentos não perecíveis.


Fonte: GLOBOESPORTE.COM

Feira de negócios de Dianópolis promete movimentar a economia da região

Cerca de 300 pessoas devem visitar por noite a XIII Fenedian

Com um formato inovador, a XIII Feira de Negócios de Dianópolis (Fenedian) terá início nesta quinta-feira, 10, na Praça Coronel Abílio Wolney, e segue até 12 de outubro, com a expectativa de alcançar uma movimentação financeira na ordem de 100 mil reais em negócios. A Feira contará com 15 stands voltados para a exposição de produtos da região, além de veículos.

A abertura oficial acontece nesta quinta-feira a partir das às 19h, e contará com a presença da diretora superintendente do Sebrae Tocantins, Márcia Rodrigues de Paula; do gerente do Núcleo Regional Sul, José Carlos de Bessa; do secretário executivo da Sedecti, Marcos Jair de Aguiar;  do presidente da Associação Comercial e Industrial de Dianópolis (Acid), Wanderly de Sousa Matos e autoridades regionais.

Segundo a gestora do evento, Andrea Pereira da Conceição, a feira promete movimentar a economia. “A expectativa é fazer pela primeira vez uma feira diferente em Dianópolis, que realmente gere negócios para o município. Esperamos um grande número de pessoas tanto no evento quanto nas atividades como palestras, oficinas e outras programações”, destaca a trainee do Sebrae.

O gerente do Núcleo Regional Sul, José Carlos de Bessa, conta que para esse ano, foi montado um auditório dentro da feira com entrada franca e vasta programação. “Este ano teremos rodadas de negócios entre empresas de Calcário da região, Frango Norte e fazendas das Serras Gerais que são próximas de Dianópolis. Também teremos um Workshop sobre Sustentabilidade no Cerrado”, reforça Bessa.

A realização é da Associação Comercial e Industrial de Dianópolis (Acid) com patrocínio do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas do Estado do Tocantins (Sebrae) e do Conselho de Desenvolvimento Econômico do Estado (CDE).

PROGRAMAÇÃO FENEDIAN

10/10/2013

19h: Abertura Oficial com as autoridades
20h: Palestra Sedecti sobre compras governamentais
21h: Palestra Sebrae
22h: Atração Cultural

11/10/2013

19h: Palestra de Acesso ao Crédito
20h: Palestra sobre Produtos e Serviços do Sebrae
21h: Palestra sobre Motivação com Roberto Morais
22h: Atração cultural: Shows, desfile da garota Fenedian

12/10/2013

19h: Palestra com consultor Contábil Alex Barros
20h: Palestra sobre Microempreendedor Individual com Amanda Damasceno
22h: Atração cultural


Fonte: SEBRAE

sábado, 5 de outubro de 2013

CPI da Telefonia começa a visitar interior a partir de quinta-feira

As três primeiras cidades a serem visitadas serão Alvorada, Arraias e Dianópolis.

A presidente da CPI, a deputada estadual  Josi Nunes(PMDB) explica que o principal objetivo das visitas será ouvir da população quais são as principais reclamações com relação aos serviços de Telefonia. “A ideia é visitar não só as maiores cidades, mas também aquelas que estão em localidades estratégicas. Depois de colhermos todas as informações e discutirmos o tema com as entidades envolvidas, é que nós vamos chamar as operadores e propor um TAC(Termo de Ajuste de Conduta)”, explicou Josi.

A CPI da Telefonia foi instaurada no dia 27 de agosto, na Assembleia Legislativa do Tocantins. A intenção, segundo a deputada, é apurar a responsabilidade por dano ao consumidor, conforme previsto no inciso VIII, do artigo 24 da Constituição Federal, que estabelece essa matéria como da competência concorrente dos Estados Federados.

Todas as terças-feiras, a Comissão tem realizado reuniões com representantes de várias instituições envolvidas na defesa do consumidor. Nesta terça, 1º, o presidente da Ordem dos Advogados do Tocantins, Epitácio Brandão, esteve presente na audiência.

Na ocasião, Brandão colocou a OAB à disposição da Comissão , reforçando que as Ordens do Advogados de todo o país tem dado sua colaboração nos estados onde foram instauradas a CPI da Telefonia.

Até o momento, 18 estados da federação já implantaram a Comissão. No Tocantins, a CPI da Telefonia tem a deputada Luana Ribeiro como relatora e os deputados Marcelo Lelis(PV), José Roberto Forzani (PT) e Wanderlei Barbosa como membros.

Programação

03-10 (Quinta -feira)   - 9h- Câmara Municipal de Alvorada
04-10(Sexta -feira)  -9h- Câmara Municipal de Arraias

05-10(Sábado)- 9h – Câmara Municipal de Dianópolis

Nicolau Esteves diz que mesmos grupos se unem 'por interesses meramente eleitorais”


Esteves criticou a facilidade com que algumas lideranças políticas trocam de partido para acomodar conveniências pessoais.

Na reta final de uma semana marcada por intensa movimentação e acordos nos meios político-partidários, o secretário municipal de Saúde de Palmas, Nicolau Esteves, apontado como pré-candidato a governador do Estado pelo PT, criticou a facilidade com que algumas lideranças políticas trocam de partido para acomodar conveniências pessoais.

“São as mesmas pessoas fazendo os mesmos acordos que sempre fazem em todas as eleições, mas que nunca resolvem os problemas do Estado”, afirmou Esteves, nesta sexta-feira, 4, em São Miguel do Tocantins, primeira cidade a ser visitada pela “Caravana Popular – Encontros pelo Tocantins”, um projeto do PT que pretende percorrer todas as 139 cidades do Estado até maio de 2014.

Ressaltando que os mesmos grupos políticos do Estado historicamente se unem “uns contra os outros, por interesses meramente eleitorais”, Nicolau Esteves assinalou que quase sempre as expectativas dos cidadãos não são levadas em conta e foi enfático ao mandar um recado: “Nem sempre o que é bom para o PMDB é bom para o PT e para o povo do Tocantins”.


Nicolau Esteves acredita que o eleitor não aceita mais este tipo de conduta e cita como exemplo a eleição de Carlos Amastha para a Prefeitura de Palmas. “Ele (Amastha) venceu fazendo acordo apenas com o povo. O PT também vai fazer esse acordo com o povo tocantinense e construir um grande projeto que vai mudar a cara da política no Estado”, prosseguiu Nicolau Esteves, ressaltando que “exatamente por isso, o partido começa a construir hoje um projeto que não é contra ‘A’ ou ‘B’, e sim a favor do Tocantins e seu povo”, referindo-se à Caravana.

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

PF investiga envolvimento de deputados com quadrilha que desviou milhões de fundos de pensão

Deputado Eduardo Gomes apresentou prefeitos ao doleiro preso pela Polícia Federal
O inquérito da Operação Miqueias, que investiga o desvio de dinheiro de fundos de pensão municipais, foi encaminhado nesta quarta-feira (2) para o Supremo Tribunal Federal (STF) por suspeita de envolvimento de deputados.

Os telefonemas foram gravados pela Polícia Federal.

Segundo relatório da PF, o doleiro Fayed Treboulsi, apontado como chefe da quadrilha, conversa várias vezes com três deputados federais: Waldir Maranhão, do PP do Maranhão,  Davi Alcolumbre, do DEM do Amapá,  e Eduardo Gomes, do PSDB - que está licenciado e é o atual secretário de Esportes de Tocantins.

Em um desses diálogos, Eduardo Gomes aparece ajudando a marcar encontro do doleiro com um prefeito.

Eduardo: vou pegar o prefeito e vou praí.
Fayed: Então, eu já tô no escritório. Tô chegando, tá?
Eduardo: então tá bom.

Ainda segundo a Polícia Federal, uma agenda de Fayed apreendida traz anotações de valores ao lado do nome de Eduardo Gomes: R$ 60 mil,  R$ 250 mil e R$ 100 mil. Mas o relatório não explica do que se trata.

A Polícia Federal identificou ainda dois depósitos de R$ 100 mil cada um na conta de Amando Almeida Leão Neto, funcionário de Eduardo Gomes. Segundo o relatório, as transferências foram feitas por empresas de pessoas ligadas ao doleiro Fayed.

Por causa do surgimento de nomes de parlamentares na apuração da Polícia Federal, o desembargador Candido Ribeiro, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, decidiu remeter o inquérito para o Supremo Tribunal Federal, que vai decidir se há elementos para investigar os parlamentares.

O deputado Waldir Maranhão  disse que nunca teve contato com o doleiro Fayed.

O deputado Davi Alcolumbre negou que tivesse intermediado encontros do doleiro com prefeitos.


O secretário do Tocantis, Eduardo Gomes, admitiu que apresentou prefeitos a Fayed, mas disse que eles não fecharam negócios com o doleiro. Eduardo Gomes declarou ainda que vai apurar informações  sobre os depósitos feitos na conta do funcionário dele.

Operação Miqueias: grupo tentou se aproximar dos governos do RJ e TO

Relatório da Polícia Federal sugere que lobistas 'tinham muito poder no governo do Rio' e um deles foi a uma inauguração 'porque Siqueira pediu'
Andreza Matais e Fausto Macedo - O Estado de S. Paulo
Relatório da Operação Miquéias, da Polícia Federal, revela tentativas do grupo investigado pelo desvio de recursos de fundos de pensão de se aproximar dos governadores do Tocantins e do Pará. Um dos lobistas também demonstra ter influência no governo do Rio de Janeiro.
A PF descreve que Ezaquiel Oliveira, braço do esquema, diz ter "muito poder no Governo do RJ". Neste caso, contudo, não há mais informações no relatório.
O documento da PF, ao qual o Estado teve acesso, revela que no Tocantins o grupo tinha contatos no governo. Num dos diálogos interceptados com autorização judicial, uma lobista investigado diz que o doleiro Fayed Traboulsi, chefe do grupo, segundo os investigadores, foi à inauguração de uma obra no Tocantins "porque Siqueira pediu".
O relatório não informa sobre qual Siqueira os dois se referem. A PF suspeita tratar-se do secretário Eduardo Siqueira Campos, filho do governador Siqueira Campos (PSDB).
Em data próxima ao diálogo, 26 de abril de 2012, o governo inaugurou uma rodovia. O Jornal do Tocantins noticiou que as duas lobistas que tratam do assunto 'Tocantins' com Fayed são amigas do secretário no Facebook. A assessoria do governo informou que o secretário desconhece as lobistas, que tem muitos amigos no Facebook, e que não foi investigado pela PF.
Procurado por meio da assessoria, o governador não se ligou de volta para o Estado.
No relatório de inteligência da PF, são apontadas relações do então presidente do Instituto de Gestão Previdenciária do Tocantins (IGEPREV), Rogério Villas Boas, com Fayed. Ele foi exonerado do cargo após seu nome ser mencionado.
A PF também descreve tentativa do grupo investigado, a que chama de "organização criminosa", de se encontrar com o governador do Pará, Simão Jatene (PSDB), o vice dele e o presidente do instituto de previdência do Estado. A PF interceptou uma sequência de diálogos entre dois operadores do esquema que indicam "que ambos intermediaram uma reunião entre os membros da organização criminosa... possivelmente com o governador, o vice e o presidente do instituto de previdência dos servidores do Estado do Pará."
O doleiro Fayed se queixa com uma lobista de que o encontro foi marcado com o chefe de gabinete do então secretário especial Sérgio Leão (PSD). Ele avisa à colega que os dois só iriam se o governador ou seu vice comparecessem. "... o contato com o chefe do gabinete do chefe do gabinete... é sacanagem... não resolve absolutamente nada. Quem resolve é o GOV ou o VICE GOV. Só eles..."
A assessoria do governador informou que não há registro de encontro do governador, do vice e do presidente do instituto de previdência com essas pessoas. Até às 22h45 desta terça-feira, o governo não havia informado sobre o suposto contato com o ex-secretário. A PF não informa se o encontro ocorreu.

Animais morrem e pessoas passam sede na região sudeste do Tocantins

Em Almas (TO) algumas famílias estão bebendo água com lama.
Do G1 TO, com informações da TV Anhanguera
Com o período de estiagem, os moradores das áreas rurais da região sudeste do Tocantins estão sofrendo com a falta de água. Não chove na região há cerca de seis meses e os açudes e córregos secaram. O programa Tocantins Sem Sede, iniciativa do governo estadual, deveria levar água para as famílias que são vítimas da seca, mas a distribuição do recurso está deficiente.
Em Paranã, município a cerca de 392 km de Palmas, os moradores estão fazendo cacimbas para conseguir água, mas nem sempre a medida resolve o problema. As cacimbas são poços cavados no fundo de córregos e lagoas secas para tentar alcançar os lençóis freáticos. Em alguns pontos os moradores não encontram água nas cacimbas e quando encontram, a água está misturada com terra e não serve para o consumo humano.
Com a seca, os animais da região estão morrendo de sede. O vaqueiro Antonio Luiz Costa conta que a seca deste ano está pior do que nos anos anteriores e mostra a falta de água no córrego Matrinchã, perto de onde mora. "Esse córrego antigamente não secava tanto. Hoje está secando todo e nós estamos abrindo cacimbas dentro do córrego para os animais beberem. Antes não faltava água. É até triste ver do jeito que está agora", lamenta.
Em Paranã, o programa Tocantins sem Sede não está sendo eficaz. A dona de casa Domingas Rodrigues, conta que o caminhão-pipa que faz o abastecimento da região demora muito pra passar e ela e seus dois filhos precisam racionar para não ficar sem água. "Quinze dias que eles ficam sem trazer água e quando vêm trazem aquele pouquinho. Essa noite os meninos dormiram sujos para não faltar água", comenta a dona de casa mostrando o pouco de água que restou, cerca de meio galão.
O aposentado Rosalvo Alves acha que a água mandada pelo programa é imprópria para o consumo e mostra os reservatórios com a água cor de barro. "O que eles entregam para nós é esta aqui. É a que tem. Fazer o quê?", desabafa.
Na comunidade quilombola Baião, em Almas, município a 300 km de Palmas, também não chove há quase seis meses e a situação se repete. Na casa de uma das 14 famílias da comunidade há uma cisterna de sete metros de profundidade, mas ela está quase seca. Outro problema enfrentado pelos moradores é a falta de alimentos. Eles vivem de pequenas plantações e da criação de animais. Com a seca, as lavouras foram devastadas e diversos animais morreram.
Moradores da região norte da capital sofrem com a falta de águaO lavrador José Raimundo Pinto é um dos moradores da comunidade. Sua família está usando a água de uma lagoa quase seca para cozinhar e para beber. A água está suja de terra, mas ele insiste em usá-la. "É a única opção que tem. Ninguém pode ficar com sede, né?", justifica.
Três caminhões-pipa do Tocantins sem Sede deveriam passar três vezes por semana nas regiões onde as famílias da comunidade quilombola vivem, mas tem casas que não recebem água. É o caso da moradora Maria Pereira da Silva. Na casa dela, o caminhão-pipa passou pela primeira vez após seis meses de estiagem e o problema pode estar na má distribuição do recurso.
A Defesa Civil de Almas deveria controlar a distribuição de água no município, mas o órgão não sabe ao certo onde estão as famílias que sofrem com a seca. O coordenador da Defesa Civil do município, Samuel Marques, diz que o mapeamento feito pelo órgão não incluiu todas as famílias de Almas. "Fizemos um levantamento geográfico para detectar as famílias que precisam [de água] e algumas ficaram de fora. Todo dia a gente detecta seis ou sete famílias em cada rota feita", explica o problema.