quarta-feira, 5 de junho de 2013

Em Dianópolis homem se enforca após atacar esposa e filhos a machadada

Crime aconteceu no início da madrugada desta quarta-feira, quando deficiente visual Miguel Cardoso agrediu esposa e filhos a machadadas e depois se enforcou.
Em Dianópolis um caso de violência doméstica voltou a chocar a cidade. De acordo com a Polícia Civil, o deficiente visual Miguel Cardoso dos Santos, agrediu a esposa, identificada com Dora e contra um enteado e uma filha menores a machadada e depois cometeu suicídio por enforcamento.
De acordo com as informações tudo aconteceu após uma discussão do casal, quando Miguel Cardoso teria se apoderado de um machado e desferido vários golpes contra ela e contra o enteado e a filha.
O enteado teria sido atingido com uma machadada na cabeça ao tentar defender a mãe das agressões e sofrido corte e afundamento craniado.  Devido a gravidade dos ferimentos o menor foi transferido para o Hospital Regional de Palmas juntamente com a mãe e a irmã para serem atendidos.  Após a agressão Miguel Cardoso cometeu suicídio utilizando-se de uma corda e uma cadeira.
Fonte: T1 Notícias

Defensoria em Dianópolis realiza projeto de prevenção ao abuso e exploração sexual

A Defensoria Pública em Dianópolis está desenvolvendo o projeto “Meu Corpo é Especial” em comemoração ao Dia de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data é comemorada em 18 de maio, mas com o objetivo de prevenir e orientar as vítimas a não se isolar e contribuir para que sejam tomadas as devidas providências pelas autoridades competentes, as atividades de conscientização, que iniciaram no dia 28, prossigam também no mês de junho.

Na programação, onde serão trabalhados os temas que abrangem violência sexual contra crianças e adolescentes, estão previstas apresentações teatrais, filmes e palestras de orientação e prevenção. A previsão é que a ação seja realizada no período de 30 dias com as crianças e adolescentes das escolas de ensino fundamental da cidade de Dianópolis e Região, de acordo com o calendário escolar, sendo já realizada na Escola Municipal São José.


A Defensoria Pública espera com o Projeto reduzir o número de crimes praticados contra a criança e o adolescente; conscientizar a respeito das denúncias; e reforçar a importância da proteção integral à criança e ao adolescente. Para a realização das atividades a Instituição contará como parceiros os diretores de escolas, coordenadores, professores, pais de alunos, conselho tutelar, secretaria de educação e de cultura, pedagogos, assistentes sociais e psicólogos. (Ascom Defensoria Pública)

Ex-prefeito José Salomão visita a cidade de Ponte Alta do Bom Jesus


O ex-prefeito de Dianópolis, José Salomão(PT), visitou no início dessa semana o município de Ponte Alta do Bom Jesus, onde foi a convite do jornalista Trajano Coelho Neto II, do Jornal Ecos do Tocantins.
Na oportunidade foram realizados diversos contatos com amigos e companheiros:
“Lá estive com o Prefeito José Luciano e também visitei sua mãe, Dona Enecy Ayres, minha velha conhecida e amiga. Depois fui à residência do companheiro Domingo Ruivo e também me encontrei com o amigo Orlando Matos. Por fim, fui recebido pelo casal de amigos e companheiros Toinho Póvoa e Luisa, aos quais agradeço pela atenção e pelo carinho e também pelo belo almoço. Retornarei em breve para novos contatos.”

terça-feira, 4 de junho de 2013

As Mulheres e o exercício do poder (por Gleidy Braga)

 
“Agressivas, duras, insensíveis, intransigentes”, estes são alguns dos adjetivos constantemente associados às mulheres que ocupam espaços de decisão e de poder. Em recente entrevista a um veículo da imprensa brasileira, a  diretora de operações do facebook, Sheryl Sandberg, a executiva mais poderosa do setor de tecnologia da empresa, definiu este contexto da seguinte forma, “nós não nos sentimos confortáveis com mulheres no poder. Nosso estereótipo diz que mulheres devem nutrir, ajudar, cuidar dos outros, enquanto os homens devem ser poderosos”. Tal afirmação, nos leva a questionar o porque causamos tanto incômodo nos espaços de poder. Seria este espaço um espaço pré-determinado aos homens? Não! Trata-se das relações desiguais de poder entre homens e mulheres na sociedade.
 
A relação da Presidenta Dilma no comando da nação é um bom exemplo de como se dão as relações de gênero no exercício do poder. Não é raro acompanharmos, nos noticiários, os dirigentes de partidos políticos, mandatários, principalmente da oposição, adjetivar a Presidenta de “autoritária e intransigente” na articulação das agendas que são importantes para o país junto ao Congresso Nacional. A estratégia é simples: Se não se pode desqualificar a sua competência enquanto gestora, aprovada pela maioria dos brasileiros, vamos criticá-la na forma, rotulá-la de adjetivos que reforçam no imaginário social o discurso de que o exercício do poder não é tarefa para as mulheres, pois são elas naturalmente despreparadas para comandar.
 
O impressionante é que ainda sobra espaço nesta agenda para os críticos se ocuparem com o tom de cabelo, a cor das roupas, da maquiagem e do sapato que a Presidenta utiliza nas suas agendas oficiais. Críticas que se estendem a todas as ministras de seu governo, principalmente para aquelas que comandam e auxiliam a Presidenta na articulação política, senadora Gleisi Hoffmann, Ministra da Casa Civil, e ex-senadora, Ideli Salvatti, Ministra das Relações Institucionais.  Não é raro acompanhar a cobrança quanto ao tom das ministras, que são comparadas a “tratores”, termo comumente utilizado no meio político para identificar aqueles/as que não possuem o tom conciliador na resolução dos problemas.
 
O Ambiente político é o espaço para divergência de idéias e de constante negociação na busca de um consenso em torno da proposta que melhor represente os interesses da coletividade. Esperar que a Presidenta e suas auxiliares hajam  segundo o estereótipo de mulher doce e angelical, em um ambiente bastante masculino, é apenas uma tentativa velada de desqualificá-las enquanto representantes legais do povo brasileiro.
 
O discurso sexista evidencia que as mulheres que assumem uma posição de comando no Brasil ainda têm um longo caminho a percorrer. Esta não é uma tarefa fácil, afinal, nós estamos falando de valores que, há milênios, subordinam as mulheres a uma condição de desigualdade e que têm reflexos nos dias de hoje, seja na esfera pública, seja na esfera privada.
 
As mulheres que ocupam estes espaços de decisão devem encarar tal situação  como desafio a ser superado e denunciado, até que todos, mulheres e homens, possam ser avaliados pela sua competência na capacidade de resolver demandas que sejam de interesse da maioria, da coletividade. O incômodo daqueles que não aceitam mulheres em cargos de direção, deve servir de ânimo para continuarmos a luta pela igualdade de gênero, afinal, se no dicionário machista agressividade e dureza se confundem com competência e zelo com a coisa pública, que sejamos duronas e agressivas, até que o poder não seja um privilégio e sim um direito de todas e todos.
Fonte: Jornal do Tocantins de 28/05/2013

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Dilma virá ao Tocantins neste mês para entrega de ônibus

O prefeito de Palmas, Carlos Amastha, adiantou, na manhã desta segunda-feira, 03, que a presidenta da república, Dilma Rousseff, virá ao Tocantins ainda neste mês de junho. A confirmação veio após contato telefônico com a assessoria da presidência, que informou que durante a visita será realizada a entrega de mais de 200 ônibus escolares. O local da solenidade será divulgado posteriormente.

“É mais uma vitória para o tocantins”, adiantou Amastha reforçando o compromisso do Governo Federal com todos os municípios tocantinenses. Segundo o prefeito e conforme informações da presidência, a visita da presidenta ao estado não terá nenhum caráter político ou eleitoreiro e contará com a presença de líderes e representantes de diversos partidos e bancadas.

Ministro


Já é certo que a presidenta estará acompanhada do ministro da Educação, Aloizio Mercadante. O ministro cancelou a sua vinda ao Tocantins para participar do encontro estadual de prefeitos, realizado na última semana, em função da vinda da presidenta.

terça-feira, 28 de maio de 2013

Interventor para a Fades é nomeado

Atendendo a uma ação judicial, a prefeitura de Dianópolis, no Sudeste do Estado, nomeou ontem o assessor jurídico Felício Cordeiro da Silva como interventor da Faculdade para o Desenvolvimento do Sudeste do Tocantins (Fades). No último dia 16, o juiz de direito, atendendo a uma ação civil pública proposta pela Defensoria Pública contra o município de Dianópolis, determinou que o município indicasse, num prazo de 10 dias, um interventor para substituir a diretoria da instituição, que até então era administrada pela Unisaber, conforme informou a assessoria de comunicação da prefeitura de Dianópolis.
 
Por telefone o interventor da instituição disse que no fim da tarde de hoje será realizada uma reunião com professores e funcionários, para apresentação de uma proposta sobre o pagamento dos salários atrasados. "Vai depender dos professores, se eles aceitarem a proposta pode ser que as aulas retornem na próxima semana", comentou.
 
Entenda
 
A Fades atende cerca de 400 acadêmicos do município de Dianopólis, Almas e Porto Alegre, que estão sem aula desde o mês de fevereiro, quando professores e funcionários entraram em greve por causa de salários atrasados. Por telefone Tenner Aires, um dos professores da instituição, afirmou que os funcionários estão sem receber desde o mês de outubro do ano passado. "Esse ano recebemos apenas referente ao mês de janeiro e retroativo ao mês de setembro do ano passado. Depois, não recebemos mais nada e entramos em greve", disse acrescentando que os acadêmicos tiveram apenas uma semana de aula.

Fonte: Jornal do Tocantins

Palmas sedia Encontro para Prefeitos do Tocantins com a presença de Ministros de Estado


O Governo federal, por meio da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, o Governo do Tocantins, a Prefeitura de Palmas e a Associação Tocantinense dos Municípios (ATM) convidam para o Encontro Estadual com novos prefeitos e prefeitas. 

O Encontro será realizado dia 29 de Maio (quarta-feira), a partir das 8h, no Espaço Cultural de Palmas, av 302 sul, s/n Palmas, Tocantins.


O Objetivo é prestar orientações sobre os principais programas do governo federal para os municípios nas áreas de saúde, educação, social, infra-estrutura, saneamento básico, habitação e políticas voltadas à modernização da gestão pública. Também haverá atendimento individualizado aos gestores, realizado por representantes de ministérios e órgãos federais.

Prefeituras têm até hoje para colocar portais da transparência no ar

136 prefeituras do Tocantins devem se adequar à Lei da Transparência e colocar seus portais no ar até esta segunda-feira, 27.

As prefeituras com menos de 50 mil habitantes tem até esta segunda-feira, 27, para se adequarem à Lei da Transparência e colocarem no ar o Portal da Transparência do município. Segundo dados do censo 2010, no Tocantins apenas três municípios possuem mais de 50 mil moradores. Desta forma, 136 cidades devem disponibilizar dados sobre a administração pública.

Para ajudar os municípios cumprirem a legislação, a Controladoria Geral do Estado colocou à disposição dos gestores o código-fonte que serviu de base para a programação do Portal da Transparência do governo do Tocantins. 

De acordo com o secretário-Chefe da CGE, Ricardo Eustáquio de Souza, é fundamental que as prefeituras respeitem o prazo e garantam a transparência das contas ao facilitar o acesso à informação. “Estamos oferecendo uma ferramenta de alta tecnologia sem nenhum custo para os municípios, agora é função do gestor disponibilizar os dados sobre a administração pública”, disse.

Portal da Transparência

Com Portal da Transparência ativo há um ano e meio, a página do governo do Estado dispõe de uma série de informações previstas na Lei de Acesso à Informação. Além do orçamento, despesas, legislação consolidada e informações internas da CGE, o Portal conta com dados sobre a remuneração dos servidores públicos.  Para acessar os dados, basta visitar a página www.transparencia.to.gov.br


Fonte: ATN

sábado, 25 de maio de 2013

Promotor de Dianópolis, Luiz Francisco, vai entrar com ação contra prefeito de Almas. Suspeitas de irregularidades com recursos da União serão investigadas


A ação do Ministério Público é uma resposta às irregularidades encontradas no município de Almas. A TV Anhanguera mostrou que obras com recursos federais estão paradas e abandonadas na cidade. São pelo menos cinco que totalizam um investimento de cerca de três milhões de reais do Governo Federal em parceria com a prefeitura.
Uma escola e um centro de eventos deveriam ter ficado prontos no ano passado. A creche e a unidade de saúde da família não foram entregues à população em 2011 como foi prometido. Nas obras visitadas o mato invade o que foi construído. Uma placa indica que a pavimentação de uma rua vai ficar pronta no mês que vem (junho), mas não tem nem sinal de obra.
Durante o primeiro mandato, Leonardo Cintra foi denunciado pelo MPF por mau uso dos recursos públicos. No ano passado ele chegou a ser afastado pela justiça por não pagar o décimo terceiro e por fazer descontos indevidos no  salário dos servidores. Também foi acusado de não fazer parte da vida ativa do município. Ele recorreu e voltou ao cargo dois dias depois.
Em outubro concorreu às eleições e venceu a disputa. Em janeiro deste ano foi eleito presidente da ATM.
A gestão do município de Almas está nas mãos de uma mesma família há três mandatos. Antes de Leonardo, o prefeito era o pai dele, Osmar Lima Cintra, que foi condenado entre outras coisas por apropriação de verba pública. Com problemas na justiça, nas vésperas das eleições de 2008, Osmar desistiu de ser candidato à reeleição e colocou o filho na disputa.
Fonte: Reportagem – TV ANHANGUERA/Tocantins

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Faculdade deverá ter interventor para regularizar situação da instituição


A Defensoria Pública recebeu decisão favorável da justiça na Ação Civil Pública em face do município de Dianópolis solicitando a regularização da Faculdade para o Desenvolvimento do Sudeste do Tocantins – FADES. No parecer, o juiz defere o pedido de Antecipação da Tutela e determina que no prazo de 10 dias seja nomeado um interventor para substituir a atual diretoria da instituição com o objetivo de promover a continuidade das atividades até a regularização da transferência por licitação pública num período de seis meses.

A Ação Civil Pública com Preceito Cominatório de Obrigação de Fazer, com Pedido de Liminar de Antecipação dos Efeitos de Tutela foi proposta tendo em vista a proteção do patrimônio público e do interesse dos inúmeros alunos dos cursos de agronegócios, contabilidade e direito ofertados pela FADES.

A nova administradora não conseguiu fazer todos os pagamentos que deveria tanto aos fornecedores como funcionários. Diante da situação os professores resolveram entrar em greve, e as atividades estão paradas desde o último mês de fevereiro deste ano.

Os alunos da faculdade são reconhecidamente pessoas de baixa renda, que não tem condições de se mudar para outras cidades e conseguir concluir a educação superior.

No entender do defensor público Hud Ribeiro da Silva, a Faculdade precisa ser reorganizada, e todo o procedimento de transferência tem que ser via processo licitatório, como já ocorreu em outras instituições do Estado, e que alunos, funcionários e fornecedores não devem ser prejudicados pela má administração da Faculdade.

Na decisão do juiz Jossanner Nery Nogueira Luna há previsão para multas diária de R$ 1.500 reais por dia em caso de descumprimento da determinação da nomeação de interventor para administrar a Faculdade enquanto é realizado o processo licitatório.

Fonte: Ascom/Defensoria