Dos 139 municípios
tocantinenses, 102 estão impedidos de receber recursos e firmar convênios com o
governo federal, por estar irregulares no Serviço Auxiliar de Informações para
Transferências Voluntárias, o Cauc; situação também impossibilita as prefeituras
de receberem recursos de emendas parlamentares federais; maior dificuldade dos
gestores é manter a adimplência com as contribuições para o Regime Geral de
Previdência Social; entre as prefeituras atingidas então Araguaína (foto) e
Gurupi, as maiores do interior do estado.
Reportagem do Jornal do
Tocantins deste domingo, 31, mostra que 73,4% dos municípios estão impedidos de
receber recursos e firmar convênio com o governo federal por estar irregulares
no Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias, conhecido
como Cauc. Apenas as transferências obrigatórias estão sendo repassadas para as
102 prefeituras que acumulam de uma até nove pendências.
De acordo com o jornal,
entre os municípios estão Araguaína e Gurupi, ambos com pendências
previdenciárias. Maior dificuldade dos gestores é manter a adimplência com a
Receita Federal, que monitora o recolhimento das contribuições previdenciárias
para o Regime Geral de Previdência Social (RGPS), administrado pelo Instituto Nacional
do Seguro Social (INSS).
O Cauc avalia se as
prefeituras e os governos estaduais atendem a 12 requisitos fiscais, divididos
em quatro áreas: adimplência financeira, prestação de contas de convênios,
transparência e obrigações constitucionais ou legais. Os dados podem ser
alterados diariamente, conforme a gestão deixa de atender algum requisito ou
regulariza alguma pendência.
Mais de 50 prefeituras do
Tocantins têm pendências no Cauc por estar irregulares com a contribuição
previdenciária dos servidores públicos, tanto no RGPS, quanto no Regime Próprio
de Previdência Social (RPPS), ou em ambos. Conforme os dados levantados, 45
estão com problemas na RGPS e precisam regularizar a situação com a Receita
Federal, que é o caso de Gurupi.
Das 102 prefeituras
irregulares, cerca de 50 deixaram de cumprir pelo menos um dos pontos avaliados
na área “Obrigações de Transparência”. A publicação do Relatório Resumido de
Execução Orçamentária (RREO) não foi apresentada por 38 prefeituras; 24
deixaram de publicar o Relatório de Gestão Fiscal (RGF) e 15 não encaminharam
as contas anuais. A publicação do RREO e do RGF no site da prefeitura está
prevista na Lei Complementar nº 131, de 2009.
As prestações de contas de
recursos federais não foram entregues por 25 prefeituras. O Cauc monitora se as
informações foram enviadas para o Sistema Integrado de Administração Financeira
(Siafi) e o Sistema de Gestão de Convênios e Contratos (Siconv).O Cauc também verifica se as prefeituras estão cumprindo a aplicação mínima de recursos em educação (25%) e em saúde (15%) da receita. Mais de 20 prefeituras deixaram de cumprir com a determinação de aplicação de recursos na educação, já na saúde o número foi menor, cerca de cinco municípios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário