segunda-feira, 2 de maio de 2016

PT/TO realiza encontro do Diretório Estadual. Em discussão: Conjuntura Nacional, Eleições 2016 e participação do PT no governo do Estado


No último fim de semana, dias (30/04), e (01/05), dirigentes do Partido dos Trabalhadores do Tocantins participaram de um encontro do Diretório Estadual, no Auditório do Hotel Turim em Palmas. A reunião foi ampliada para a participação de militantes.

No sábado, dia 30, foram temas de debates: Análise da conjuntura nacional frente ao golpe; Eleições Municipais de 2016 e a Participação do PT no governo Marcelo Miranda - PMDB.

No domingo, dia 01, a reunião foi deliberativa. E estiveram em pauta: Composição do Diretório Estadual e da Executiva Estadual; Apresentação dos Novos Coordenadores Macro Regionais; A participação do PT no governo Marcelo Miranda PMDB.

Estiveram presentes no evento, o presidente do PT/TO - Júlio César Brasil, o senador – Donizeti Nogueira, os deputados – Amália Santana e Zé Roberto,  o suplente de deputado estadual e ex-prefeito de Dianópolis - José Salomão, os prefeitos – Assilon Soares, de Arapoma, Zé Pequi, de Aliança e Ezequiel Guimarães, de Couto Magalhães.

Além destes, participaram da reunião, Vívian Farias (membro da Executiva Nacional do PT, convidada para debater a conjuntura Nacional frente ao golpe), vereadores, pré-candidatos, coordenadores de macrorregiões e militantes.

Sobre a participação do PT no governo Marcelo Miranda, o Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores do Tocantins fez um amplo debate durante os dois dias de encontro e deliberou pela permanência do partido na base do governo estadual. Esta discussão se deu, em decorrência dos votos das duas deputadas do PMDB, favoráveis ao impeachment/golpe.

Veja na íntegra, a nota do Partido dos Trabalhadores:


Os membros do Diretório do Partido dos Trabalhadores do Estado do Tocantins, reunidos em Palmas, no dia 01 de maio, reafirmaram a importância dos partidos que compuseram a aliança política vitoriosa (PMDB, PT, PV e PSD), que elegeu Marcelo Miranda Governador do Estado e Kátia Abreu, Senadora da República.

O PT, desde o início da gestão, disponibilizou quadros com qualificação política e capacidade técnica para desenvolver as políticas públicas nas áreas de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, Agricultura Familiar, Empreendedorismo Rural e Assistência Técnica, bem como, na agenda de promoção dos Direitos Humanos, sobretudo daqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social, facilitando o acesso à Justiça e ao exercício da Cidadania plena.

Portanto, reafirmamos que esta aliança se deu estritamente na compreensão de que juntos somos mais fortes e capazes de oferecer conhecimento técnico e político para promover o Desenvolvimento econômico, político, social e cultural do Tocantins.

Por estas razões, decidimos pela manutenção da aliança com Governo Marcelo Miranda, bem como continuar congregando esforços técnicos e políticos para que em cumprimento com o programa de governo, apresentado ao povo tocantinense nas eleições de 2014, possamos ampliar o acesso da população as políticas públicas no Tocantins.

Evidenciamos porém, nosso descontentamento com a posição dos parlamentares que hoje votam e ameaçam os pilares da Democracia Brasileira, que se expressa, especialmente, pelo exercício do voto.

Reafirmamos ainda, a legitimidade do Presidente Regional do PT, Júlio César Brasil, em expressar a opinião do Partido dos Trabalhadores e nos somamos a ele, no repúdio ao golpe jurídico e midiático, que está em curso no Brasil.

Por fim, convocamos nossos militantes e todos aqueles que defendem a democracia a permanecerem nas redes e nas ruas em defesa dos direitos já adquiridos pela classe trabalhadora, a repudiar qualquer tentativa de desmonte e enfraquecimento de direitos e programas sociais conquistados nos governos do PT, como o Bolsa Família, o Minha Casa Minha Vida, o Prouni, o Luz para Todos, o Mais Médicos, o Pronaf, entre outros.

Palmas, 01 de maio de 2016


Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores do Estado do Tocantins.

Nenhum comentário: