quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Dianópolis mantém tradição e faz melhor carnaval da região


O Dianofolia, o Carnaval de Dianopólis, na região Sudeste do Tocantins mais uma vez consagrou a tradição e a cidade que recebeu cerca de cinco mil foliões por noite durante cinco dias mostrou sua força de realização. O prefeito da cidade, José Salomão (PT) implantou uma estrutura considerada por ele simples, mas que contou com 20 camarotes, banheiros químicos, uma praça de alimentação e caprichou em um item de extrema importância que é a segurança.

De acordo com Salomão, por essa razão, não foi registrada nenhuma ocorrência grave durante a festa. A cidade recebeu foliões de várias regiões como Brasília, Goiás, Mato Grosso, além de foliões de outras regiões do Tocantins.

Um dos foliões mais animados logo na primeira noite da festa era o Superintendente da Caixa Econômica Federal no Tocantins, José Messias, que disse estar empolgado com a animação do povo de Dianópolis. Segundo ele, ainda não conhecia a capacidade de animação do povo da cidade, se surpreendeu. O Dianofolia contou com grande palco onde se apresentaram bandas como a Bambu Beach de Salvador que animou a galera no sábado, 21.

A festa começou na sexta-feira, 20, com a animação da banda palmense Chilepe Elétrico e só terminou na manhã de quarta-feira, 25. A programação para os foliões contou ainda com a animação das bandas Di-levada, também de Palmas; Sem Limites da Bahia e na terça-feira, 24, quem fechou a festa foi a banda No-Batuque de Gurupi.

As atrações não ficaram só na apresentação das bandas. No sábado, 21, à tarde, o bloco Bostoró realizou a terceira caminhada Alcoológica, animação pura puxada por uma banda que tocava marchinhas de carnaval antigas. O povo cantou Alalaô, O Teu Cabelo Não Nega, Mascara Negra e tantas outras pérolas do carnaval de outros tempos. Cerca de 400 participantes fizeram a festa do bloco percorrendo as principais ruas da cidade, regados a muita cerveja e esbanjando animação.

No domingo, 22, por volta de 16 horas, blocos infantis tomaram as ruas com especial participação dos blocos Bostorózinhos e Jeguerêzinhos.

O prefeito José Salomão afirmou que o carnaval 2009 superou em muito a expectativa projetada e classificou isso como um ponto extremamente positivo para o município. Salomão anunciou que para o próximo Carnaval, a Prefeitura irá incentivar e resgatar alguns blocos que este ano não se apresentaram como o Carcará, Xodó Candango, Sapo e outros.

Para o prefeito, valeu a pena investir no Carnaval, pois o retorno foi garantindo. “Como atrai muitos turistas, a festa movimenta a economia da cidade, onde todos os setores são beneficiados, além de gerar renda para a nossa a comunidade”, relatou o prefeito.

Competição:

Como já acontece no Dianofolia, houve a tradicional disputa de blocos. Este ano, somente dois blocos foram considerados como disputantes, já que desfilaram os blocos Bostoró, Jeguerê, Bat-Xo, 100% Ordinários e o bloco da Terceira Idade. Estes blocos desfilaram no domingo, 22 e na segunda, 23.

O bloco campeão do Carnaval de Dianópolis foi o Bat-Xo, alcançando 1910 pontos dos jurados e em segundo o bloco Bostoró com 1820 pontos. O bloco Jeguerê foi desclassificado. Um dos pontos marcantes do carnaval de Dianópolis é o bloco 100% Ordinários com sua marca registrada a irreverência.

Fonte: www.ocoletivo.com.br - A voz do povo tocantinense

Nenhum comentário: