quinta-feira, 9 de abril de 2015

Vereadores se reúnem com técnicos da educação


Para o vereador e líder do governo municipal a reunião tinha o intuito de abrir as discussões sobre a proposta e caracterizou com uma preliminar, já que os técnicos da pasta que será impactada apresentaram as reais demandas, ainda segundo o líder do governo o projeto poderá ser discutido em plenário com mais propriedade, tendo sido com antecedência estudado, refletido e maturado com os demais legisladores do município. Gustavo Aires informou que a proposta não só criará novos cargos como também irá extinguir outros e que essa mudança se deve exclusivamente como princípio para municipalização do ensino fundamental. Aires destacou a importância da participação de vereadores tanto da oposição quanto da situação.

Ouvido pela assessoria de imprensa da câmara o vereador Júnior Trindade ponderou que há cerca de um mês foi enviado à câmara um projeto que alteraria toda a estrutura da administração municipal, o que causou estranheza, pois segundo ele poderia ser convocada uma sessão extraordinária para aprovação sem que os vereadores pudessem estudar com mais profundidade e atenção. O vereador afirmou que o primeiro projeto criaria 205 novos cargos na estrutura do município, então foi solicitado que o executivo enviasse o projeto da educação desmembrado e detalhando onde a pasta da educação seria afetada e com o respectivo impacto financeiro. Membro da oposição Trindade argumentou que há no projeto da educação cargos que realmente precisam ser criados, como por exemplo de professores do nível P1, que são necessários e que hoje não existem na estrutura. “A reunião de hoje foi importante para esclarecer quais áreas específicas iriam atender esses cargos e qual a urgência” ponderou afirmando em seguida que os técnicos apresentaram um impacto financeiro na ordem de R$ 90.000,00 (noventa mil reais) caso sejam contratados todos os cargos pretendidos pela gestão municipal na nova estrutura e que estes profissionais poderão ser contratados até o final de 2016, ano em que haverá eleição municipal.

Júnior argumenta que ainda é preciso um estudo mais detalhado, tanto na educação quanto do quadro geral, afirma ainda que irá prezar para que tudo seja feito dentro das normalidades exigidas pela lei, há sempre uma preocupação quando o assunto é a criação de cargos, pois isto deve sempre ser analisado com responsabilidade observando os direitos preservados nos planos de cargos, carreiras e salários (PCCS), e a importância de se fazer o enquadramento dos funcionários, projeto que já foi aprovado na câmara e que ainda não foi executado pelo gestor municipal. O vereador questiona o fato da prefeitura não ter feito este enquadramento e ainda assim solicitar a criação de novos cargo.

Presidente da câmara municipal o vereador Amilton Pereira dos Santos (Tuca), também ouvido pela assessoria da casa, afirmou que há alguns dias já vem se polemizando o projeto, o que chama muito a atenção é a dificuldade do poder público municipal conseguir arcar os compromissos com os funcionários da nova estrutura, o vereador faz um balanço técnico e chama atenção para o fato de que mesmo existindo a dificuldade também existe a necessidade da educação contratar estas pessoas, de ampliar esta estrutura para que a sociedade seja atendida com a qualidade que merecem. “Então esta é a situação polêmica, este é o impasse, são duas preocupações que precisam de uma análise, a prefeitura já com o inchaço de contratação e a educação necessitando de mais funcionários para atender nossos alunos, estamos falando em contratar professores, merendeiras, assistentes de serviços gerais para atender nossas crianças e jovens em creches e escolas”. Completou o presidente da casa de leis.


Tuca disse já ter recebido várias mães que o atentaram para a necessidade de contratar pessoas para que se funcione as escolas, mas ao mesmo tempo recebeu pessoas que são contrárias ao projeto. Por isso esta reunião foi necessária, recebemos um parecer técnico para compreendermos a importância desta ampliação. Tentamos chegar a um consenso, aproximar de um equilíbrio entre a oposição e situação para que tudo aconteça da melhor maneira possível.

Fonte - http://www.cmdianopolis.to.gov.br/artigo/vereadores-se-reunem-com-tecnicos-da-educacao

Nenhum comentário: