sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Ibope: Marta vai a 41% e venceria Alckmin em eventual segundo turno em São Paulo



A candidata do PT à prefeitura de São Paulo, ex-ministra Marta Suplicy, disparou na preferência do eleitorado paulistano, enquanto Geraldo Alckmin (PSDB) e Gilberto Kassab (DEM), seus principais adversários, despencaram. Pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira (15) aponta também vitória de Marta contra qualquer um dos dois em um eventual segundo turno.

O levantamento, encomendado pelo jornal O Estado de S.Paulo e pela TV Globo, mostra Marta com 41% das intenções de voto, contra 26% de Alckmin e 8% de Kassab. Na pesquisa anterior, realizada em julho, Marta tinha 34%; o tucano, 31%; e o atual prefeito, 10%. Com o resultado de agora, Kassab caiu para a quarta colocação, atrás também do deputado Paulo Maluf, que tem 9%.

Na seqüência, aparecem Soninha (PPS), com 2%, e Ivan Valente (PSOL), com 1%. Ciro Moura (PTC), Anaí Caproni (PCO), Edmilson Costa (PCB) e Levy Fidelix (PRTB) não alcançaram 1%. Renato Reichmann (PMN) não foi citado por nenhum dos entrevistados.

Os votos em branco ou nulo somaram 7%. Não souberam ou não responderam 5%. Foram ouvidos 805 eleitores entre os dias 12 e 14 de agosto. A pesquisa está registrada sob o número 01700108-SPPE, na 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, e tem margem de erro de três pontos percentuais.

Segundo turno:
Em um eventual segundo turno, Marta ganharia de Alckmin e de Kassab. Contra o tucano, a petista venceria por 47% a 42% do tucano. Contra Kassab, o resultado seria de 55% a 30%.

Espontânea:
Quando o nome do candidato não é revelado, a pesquisa mostrou que Marta Suplicy (PT) foi citada por 29% dos entrevistados, contra 14% dos que citaram o nome de Geraldo Alckmin (PSDB).
Gilberto Kassab foi citado por 6% dos eleitores, Maluf por 5% e Soninha por 1%.

Nenhum comentário: