terça-feira, 14 de outubro de 2008

PT decide dia 15 como fica sua relação com o governo do Estado



A direção estadual do PT tem data marcada para decidir como será seu posicionamento em relação ao governo do Estado. No dia 15 de novembro os petistas vão aprovar uma resolução que deve orientar os membros da sigla sobre as ações que devem ser tomadas na relação com o Palácio Araguaia. A data foi definida na reunião da Executiva Estadual do PT, ocorrida no domingo, 12, em Palmas.

O partido discutiu também sobre fidelidade e disciplina partidária. A Executiva Estadual acolheu as representações apresentadas pela Executiva Municipal de Paraíso e pela Comissão Provisória de Natividade contra a conduta do prefeito de Porto Nacional, Paulo Mourão, que subiu em palanques de adversários do partido.

Os pedidos de punição para outros membros do PT tiveram todos o mesmo destino que a denúncia contra Paulo Mourão, foram encaminhadas ao Conselho de Ética. Outros dois nomes que estão na lista são o do deputado estadual Manoel Queiroz e o da ex-vereadora de Palmas Maria da Balsa.

Prisão de José Freire e atrito de Salomão:

O PT divulgou ainda nota de solidariedade e apoio ao ex-deputado federal José Freire, que foi preso em 5 de outubro em Arraias acusado de distribuir carne em troca de voto. Os petistas classificaram a prisão do ex-parlamentar como “arbitrária, ilegal e truculenta”.

Foi manifestado também apoio ao prefeito petista de Dianópolis, José Salomão, que, recentemente, entrou em atrito com o governo do Estado e em especial com o governador Marcelo Miranda (PMDB). Foi afirmado que o governo do Estado não está agindo de forma republicana na relação com as prefeituras petistas.

“O PT considera de fundamental importância que o relacionamento institucional das prefeituras com o governo do Estado, se dê de forma respeitosa, fundamentado nos interesses dos munícipes e nas obrigações dos eleitos”, diz a nota de solidariedade a José Salomão."

Confira a íntegra das notas de apoio do PT a José Freire e a José Salomão:

“Nota de Solidariedade ao ex-deputado federal José Freire:

O Partido dos Trabalhadores-PT, por meio de sua comissão executiva estadual, vem manifestar seu repúdio a prisão arbitrária, ilegal e truculenta do senhor José Freire, ex-deputado federal constituinte, no último dia 05 de outubro no município de Arraias.

Ao mesmo tempo em que presta solidariedade ao senhor José Freire, a sua família e aos cidadãos arraianos, o PT cobra das autoridades competentes as devidas providências legais para apurar as responsabilidades com a rapidez que o caso exige.”

“Nota de apoio ao prefeito José Salomão:

A executiva Estadual do PT vem a público apoiar o prefeito José Salomão em sua avaliação sobre o relacionamento do governo do Estado, com as prefeituras do PT, que nestes últimos anos tem se dado de forma seletiva, fugindo do que preconiza a prática republicana na relação entre os poderes municipal e estadual.”

O PT considera de fundamental importância que o relacionamento institucional das prefeituras com o governo do Estado, se der de forma respeitosa, fundamentado nos interesses dos munícipes e nas obrigações dos eleitos.”

Nenhum comentário: