quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Torneio de pesca esportiva projeta Dianópolis no calendário turístico do Tocantins

O segundo Torneio de Pesca Esportiva de Dianópolis, no lago do Projeto Manuel Alves em 15 e 16 de outubro, consolidou a disputa da modalidade esportiva como uma das mais importantes e organizadas do Tocantins, projetando o município e suas potencialidades.

O Clube de Pesca ainda em formação, responsável pelo desenvolvimento e realização do evento, já conta com sede às margens do imenso reservatório que supre os espaços irrigados para produção de frutas, por concessão da Secretaria de Agricultura e do consórcio que administra e promove assistência técnica aos fruticultores.

O evento

Desde a véspera do primeiro dia de competição, uma incomum movimentação de veículos com barcos no reboque, foi verificada nas estradas da região, confirmando as expectativas da presença de pescadores do Tocantins e da Bahia, notadamente desportistas dos Gerais.

A abertura festiva ocorreu sob as mangueiras da sede do clube, na noite do dia 14, já com a presença de autoridades como o prefeito de Dianópolis José Salomão, a prefeita de Porto Alegre do Tocantins Edvan Nepomuceno e membros de sua assessoria, presidente da Câmara de Vereadores de Dianópolis Osvaldo Baratins, personalidades, convidados especiais e competidores.

Após inscrições e conhecimento do regulamento, a largada do torneio, aconteceu no início da manhã do dia 15, quando inúmeros barcos deixaram o atracadouro para o início da competição, liberados que foram por Antônio de Pádua (Leão do Marinho), diretor executivo do Clube de Pesca de Dianópolís e idealizador do evento.

Em curto espaço de tempo começaram então a aparecer as equipes com exemplares de tucunaré, bicuda e outros espécimes para medição e soltura, sob a atenção da equipe de fiscais especialmente treinada para a ocasião. O dia de competição foi encerrado por volta de 17:00 horas e depois do descanso, o inconfundível toque do Forró marcou o início de uma animada confraternização.

O segundo dia da disputa foi marcado pelo aumento do número de participantes e a apresentação de peixes de maior porte, acirrando a disputa já delineada entre as equipes mais competitivas, que centímetro a centímetro lutavam pelo primeiro lugar. Por acordo, a competição foi encerrada às 17:30 horas, com tolerância máxima de vinte minutos. A entrega dos prêmios aos vencedores ocorreu no transcorrer da noite com a presença de grande número de pessoas, atraídas pela repercussão do torneio : mais uma ocasião de festa e confraternização.

Resultados

A comissão julgadora do segundo Torneio de Pesca Esportiva de Dianópolis, após estudos e verificações em planilhas, proclamou para a competição o seguinte resultado:

Primeiro lugar – Equipe Borjão (John, Rafael e Henrique)
Segundo Lugar - Equipe Maracutaia (Marcão, Marquim e Hélio)
Terceiro lugar - Equipe Pérola Negra (Léo, Sidnei e Lírio)

Premiação

À equipe vencedora coube um motor elétrico no valor de R$ 1.200,00, troféu e medalhas. Os vice-campeões receberam varas e carretilhas, além de troféu e medalhas. A terceira colocada foi agraciada com troféu e medalhas. Brindes também foram sorteados entre os competidores.

Avaliação

Os líderes da organização do segundo Torneio de Pesca Esportiva de Dianópolis, Mario Luiz Marques, Antônio de Pádua, Margarida e Rudi Cella, foram unânimes em proclamar a consolidação do evento esportivo e do Clube de pesca de Dianópolis.

O presidente Mário Luiz Marques, enalteceu a luta e os esforços de Antônio de Pádua, o Toninho, para que o torneio de pesca fosse realizado, bem como o trabalho voluntário de toda a equipe participante da organização. Marinho em entrevista ao jornal Ecos do Tocantins, revelou que cerca de 4.000 pessoas visitaram o lago do projeto Manuel Alves no transcorrer da competição e que quarenta pescadores participaram da disputa. Segundo ainda o presidente, as equipes do Corpo de Bombeiros, Capitania dos Portos, Cipama e Policia Militar presentes ao evento, não registraram nenhum acidente ou anormalidade.

Antônio de Pádua anunciou que o Clube de Pesca Esportiva de Dianópolis, após estudos sobre adequação de espécimes de peixes, fará em breve tempo o repovoamento do lago com a colaboração dos associados e entidades governamentais. O idealizador da competição de pesca esportiva, declarou que para o ano vindouro, todas as providências serão tomadas para que uma maior infra-estrutura, seja colocada a disposição do grande número de pescadores, já interessados em participar.

Fonte: Ecos do Tocantins

Nenhum comentário: