sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Governo viabiliza ensino superior gratuito criando três campi da Unitins no Bico e sudeste do Estado


A população de Augustinópolis e Araguatins, na região do Bico do Papagaio, e de Dianópolis, no sudeste do Estado, serão beneficiadas com a instalação de campi da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins). Nesta terça-feira, 14, o Governador Siqueira Campos assinou a Medida Provisória nº 5 para criação da estrutura operacional da Unitins nas três cidades. A MP é encaminhada a Assembleia Legislativa para apreciação em regime de urgência.

De acordo com o Governador Siqueira Campos, a região do Bico do Papagaio e o Sudeste do Estado precisam de mais investimentos e a implantação dos campi vai levar oportunidades àqueles que não podem pagar por um curso superior. “Precisamos melhorar a vida desses jovens com a oferta do ensino superior. Já levamos a escola de tempo integral e agora vamos possibilitar que eles continuem a crescer, dando nossa contribuição para que seja eliminada a desigualdade e a pobreza”, disse Siqueira Campos.

O Governador emocionou os presentes ao dizer que escolheu assinar a medida provisória nesta data como forma de homenagear o neto Gabriel Marques Siqueira Campos, que faleceu em acidente aéreo há três anos, em 14 de janeiro de 2011. Conforme o Governador, o neto questionava com frequência o porquê de as pessoas de todo o mundo não terem oportunidades iguais e manifestava o desejo que isso ocorresse. Para o Governador, ampliar o acesso ao ensino, principalmente àqueles que não têm recursos financeiros para arcar com as altas despesas de um curso superior, é promover e viabilizar oportunidades.

A MP assinada pelo Governador visa, através da instalação dos campi, oferecer uma educação de qualidade em nível superior nas três cidades que são centros econômicos e populacionais estrategicamente localizados e com condições ideais para ampliar, através da Unitins, a difusão do ensino superior.

Conforme o reitor da Unitins, Joaber Macedo, a medida do governo vem no momento que a Universidade deve ser expandida. “Esse desafio vem no melhor momento, um momento em que a Unitins está estruturada e realizando mais um grande vestibular, com oferta de mil vagas. Vamos trabalhar para conseguir os recursos e colocar as coisas em prática”, informou.

Fonte : ATN

Nenhum comentário: