sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Vereador Edson Souza dá entrada em ação por atraso no pagamento dos servidores

Para o vereador, a ação é uma tentativa de "jogar a população dos municípios filiados ao órgão ATM contra a presidenta"

O vereador Edson Gomes de Souza (PT) deu entrada em duas ações contra o prefeito de Almas, Leonardo Cintra. As ações por improbidad​e administra​tiva foram protocoladas junto ao Ministério Público de Almas na quinta-feira, 9, e no Ministério Público Estadual na manhã desta terça-feira, 14.

Na justificativa o vereador afirma que, com a falta de pagamento, o prefeito de Almas e presidente da ATM desrespeitou tanto a Constituição Brasileira, quanto os servidores públicos do município., além de dar mal exemplo. "Por ele ser presidente da ATM está dando um mal exemplo para os demais prefeitos filiados a este órgão", disse.

Para Edson Souza, não há justifica a falta de pagamento do 13º. "Vem dinheiro mais que suficiente para pagar, enquanto outros municípios já pagaram o beneficio a seus servidores, o município de Almas ainda não, e está tentando de todas as formas fazer que nem fez o ano passado onde o mesmo empurrou com a barriga até onde deu, quando viu que não tinha mais jeito por causa de pressão da justiça o mesmo pagou o décimo terceiro do povo, sendo o mesmo afastado em 2012 por esse motivo", concluiu.

O não pagamento do 13º salário funciona como uma estratégia política, segundo o vereador. "Como este é um ano político com eleições para governo do Estado e Presidência da Republica o mesmo está tentando jogar a população dos municípios filiados ao órgão ATM contra a presidenta e assim fortalecer seu futuro candidato a presidente do Brasil", considerou.

O vereador disse, ainda, que está solicitando o afastamento do prefeito de Almas e encaminhpou um termo de declarações do Ministério Público Estadual onde há a informação de que sete funcionários públicos munucipais de almas compareceram a promotoria de justiça e que, Rinaldo Nóbrega, alega que recebeu contracheque como se tivesse recebido o décimo terceiro, mas não recebeu de fato.

A prefeitura


Por meio de nota enviada à imprensa na tarde dessa terça-feira, 14, o prefeito de Almas, Leonardo Sette Cintra (PSDB), informou que o 13º salário dos servidores do município de Almas está em atraso em decorrência da falta de recursos para a quitação do referido débito.

O prefeito afirma que todos os esforços estão sendo empreendidos para que a partir do próximo mês, o pagamento do 13º dos servidores seja iniciado e concluído, no máximo, até o mês de abril. Leonardo Cintra lamenta o que ele categorizou de falência dos municípios menores do Tocantins que sobrevivem do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), insuficiente para cobrir as necessidades básicas dos municípios.

Sisepe

O Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (Sisepe) notificou o prefeito de Almas para que, num prazo de dez dias, efetuasse o pagamento do 13º salário dos servidores públicos referente ao ano de 2013. Para o Sisepe a prefeitura não apresentou nenhuma justificativa plausível para o atraso, mas não tomará a decisão sem ouvir a base. O sindicato disse que vai decidir através de assembléia se aceita a proposta de pagamento do 13º apartir do mês de fevereiro.

Nenhum comentário: