sábado, 20 de dezembro de 2014

Justiça cassa diploma de Leonardo Cintra, prefeito de Almas


A juíza eleitoral Edssandra Barbosa da Silva Lourença, da Zona Eleitoral de Natividade, cassou os diplomas do prefeito de Almas, Leonardo Cintra (PSDB) e de vice, Jurimar José Trindade (PSD). Também presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Cintra e seu vice foram condenados por captação ilícita de sufrágio, corrupção eleitoral e abuso de poder político e econômico.

Leonardo Cintra, que ficará no cargo até o julgamento final da ação A decisão é de terça-feira, 16, e nela a juíza mantém o prefeito no cargo até a ação esteja transitada em julgado para, conforme a magistrada, “preservar a estabilidade da administração municipal” e evitar ainda “eventuais prejuízos” ao município.

Se a decisão for mantida, a juíza afirmou em sua sentença que o presidente da Câmara do município assuma e nova eleição para os cargos de prefeito e vice-prefeito em Almas seja realizada.

A defesa do prefeito disse ter protocolado recurso contra a decisão nessa sexta-feira, 19. O recurso será julgado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Segunda vez

É a segunda vez que o prefeito e o vice são cassados pela mesma juíza. A primeira vez foi em outubro do ano passado, tornando os dois inelegíveis e aplicando multa de R$ 25 mil a cada um.


Essa primeira decisão foi tomada no julgamento de uma Ação de Investigação Eleitoral ajuizada por Eldon Manoel Barbosa Carvalho (PR) – candidato derrotado nas eleições de 2012. Ele acusa perfeito e vice de prática de crimes eleitorais e pede a cassação dos diplomas. Entre as acusações que constam no processo estão a realização de boca de urna, utilização de servidor público na campanha eleitoral, compra de voto, propaganda eleitoral irregular, entre outras.

Fonte: Portal CT

Nenhum comentário: