sábado, 2 de abril de 2016

José Salomão requer finalização do programa Tocantins Sem Sede


A construção de 127 pequenas barragens restantes e a instalação de cisternas de polietileno para abastecimento de água nas regiões sudeste e norte do Estado é o que pede o deputado José Salomão (PT) em requerimento aprovado na tarde desta quarta-feira, 30. Salomão afirma que o programa Tocantins Sem Sede, desde 2013, visa a amenizar os efeitos da seca por meio da construção de, originalmente, 135 pequenas barragens, 11.350 cisternas e 25 sistemas coletivos de abastecimento de água.

“O investimento foi realizado. Entretanto, as cisternas se encontram acumuladas em depósitos do Estado desde 2013”, lamenta o deputado. Salomão cita dados de um levantamento da Agência Tocantinense de Saneamento, segundo o qual, apenas oito das 135 barragens previstas foram construídas, embora todas tenham sido autorizadas. Das cisternas, somente “5.126 se encontram em funcionamento nas residências dos beneficiários do programa”.

O relatório mencionaria ainda, segundo o deputado, que a execução dos programas “deu-se de maneira ineficiente, de modo que diversas famílias das regiões norte e sudeste do Tocantins ainda encontram-se em estado de vulnerabilidade social, expostas a condições sub-humanas”.

FONTE: ASCOM DEPUTADO JOSÉ SALOMÃO

Nenhum comentário: