sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Uma Ministra e um Senador. Tão reclamando do quê?


Tadeu Zerbini

É economista, especialista em Gestão Pública, professor e consultor

Estimados leitores e leitoras! Vocês estão bem? O espírito do Natal começa a se fazer presente em nossas vidas, nos confortando com suas luzes, decorações e mensagens de paz e solidariedade. É hora de participar das ações filantrópicas, que deveriam acontecer o ano inteiro, mas é nesta época que o amor fraternal fala mais alto, não é verdade? Vamos aproveitar para colocar em dia as conversas com nossos familiares, nossos amigos e, principalmente com aqueles que se dizem nossos inimigos. É hora de confraternizar, é hora de perdoar, é hora de reconciliar, é época de orações e agradecimentos, é época de reflexões sobre a vida e a morte e é hora do amor incondicional. Mesmo que a economia não permita, faça um esforço para fazer alguém sorrir neste final de ano, nem que seja pelas redes sociais, por meio de uma mensagem de natal criativa e fraternal. Faça deste final de ano um verdadeiro mar de felicidades para os outros, mesmo que seu coração esteja amargurado e triste. Faça a diferença. Você pode.

Hoje, vou enveredar por um caminho difícil de ser compreendido pelos políticos e seus seguidores que estão reclamando do convite feito pela Presidenta Dilma à Senadora Kátia Abreu, para que venha a ser Ministra da Agricultura do Brasil, o que levaria o seu suplente, o Sr. Donizeti Nogueira, a ser Senador da República.

Não vou aqui, entrar no mérito das personalidades ou das questões partidárias. Se a Senadora Kátia é do Partido “A” ou “B”, se o seu suplente é do Partido “C” ou “D”, mas não posso deixar de dizer que se a nomeação da Senadora for levada a efeito, com certeza teremos impactos importantes e diretamente nos benefícios econômicos, financeiros e, principalmente sociais, que a população do Estado do Tocantins pode vir a receber e que vão refletir por muitos e muitos anos, não somente no crescimento econômico, mas no nosso desenvolvimento sustentável integrado. Quando foi que nestes 25 anos um político tocantinense esteve à frente de um Ministério em Brasília? Imagine o poder decisório e o poder de articulação com outros ministérios para nos beneficiar? Cá para nós, o que a mídia vem tentando fazer é desestabilizar o nome da Senadora que representa o Tocantins para que possa ser indicado outro nome, provavelmente das regiões sul e sudeste, que abastece os veículos de comunicação com milionários anúncios publicitários. Vocês vão ficar de que lado? Do lado dos representantes de outros Estados, que vão continuar a negar nossa existência e nossas conhecidas dificuldades financeiras e sociais? Acho que não tem cabimento, vamos deixar de lado o viés político, nossas diferenças partidárias e pessoais para pensarmos grande rumo ao nosso futuro.

O nome da Senadora, pelo que me consta, ainda não foi confirmado e já existem muitas conversas tentando impedir sua nomeação. Isto interessa a quem? Devemos sim, apoiar com todas as nossas forças e estratégias, o nome dela para Ministra da Agricultura. Só temos a ganhar.

Pergunto a vocês: será que o convite feito à Senadora deveu-se ao seu desempenho como representante política do Tocantins ou ao seu brilhante trabalho junto à CNA e ao Congresso Nacional? Se ela não tivesse competência, posso afirmar aqui, não seria convidada e seu nome não estaria na mídia nacional como a provável Ministra.

Agora vamos falar sobre seu suplente, o Sr. Donizeti Nogueira. Tem muita gente aqui no nosso Estado que não conhece sua história e sua luta por um Brasil melhor. Não conhecem a história do PT regional com suas dificuldades financeiras e com barreiras políticas praticamente intransponíveis em razão dos Partidos de direita que comandaram nosso Estado por muitos mandatos.

Quando se fala no PT, se fala do Donizeti Nogueira. Falam que ele não foi eleito nem para vereador e agora quer ser Senador da República. Esquecem esses pseudos analistas políticos que foi por intermédio dele que o PT governou nossa Capital por 8 anos. Esquecem esses pseudos analistas, que nas eleições de 2010 ele obteve uma votação bastante expressiva e ficou como suplente de Deputado Federal. Esquecem esses pseudos analistas que “uma andorinha só não faz verão”. São os votos somados de todos os candidatos da coligação que definem os eleitos. Será que sem os votos daqueles que não foram eleitos, os eleitos teriam chegado lá sozinhos? Pela diferença de votos entre a Senadora Kátia Abreu e o Eduardo Gomes, posso afirmar sem medo de errar, que os votos no Donizeti Nogueira foram importantíssimos para a eleição dela e ela sabe disto. Quem não sabe? Caros leitores e leitores! Não é hora de dividir e sim de somar. Vamos usar as redes sociais para mostrar aos pseudos analistas políticos e rancorosos do Brasil afora, que o Estado do Tocantins tem homens e mulheres com competência suficiente para assumirem qualquer cargo na República do Brasil.


Parabéns senadora e ministra Kátia Abreu! Parabéns senador Donizeti Nogueira e parabéns estimados leitores e leitoras pela paciência que vocês têm comigo. Sucesso a todos.

Nenhum comentário: