sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Uma Voz do Sudeste do Tocantins



A respeito do feliz e bem oportuno artigo “E o Sudeste do Tocantins”, de autoria da professora Anisiana Jacobina Aires, publicado no Jornal do Tocantins, edição de três de novembro corrente, encaminho a propósito para reflexão o que segue, contido de algumas recomendações elencadas pelo precitado artigo.

O Sudeste do Tocantins é formado por 18 cidades e estas por uma população de 113.875 habitantes vejam: Almas (7.480); Arraias (10.805); Aurora Tocantins (3.654); Chapada da Natividade (3.363); Combinado (4.839); Conceição do Tocantins (4.224); Dianópolis (20.870); Lavandeira (1.782); Natividade (9.279); Novo Alegre (2.350); Novo Jardim (2.625); Ponte Alta Bom Jesus (4.652); Porto Alegre Tocantins(3.007); Rio da Conceição(1.938); Taguatinga(16.086); Taipas(2.075); Paranã (10.579) e São Valério(4.267); (fonte WWW.ibge.gov.br).

Em tempos remotos, esta macro região teve a capacidade de eleger seus representantes nas esferas estadual e federal. Esta sábia e exemplar atitude fez chegar aqui os investimentos necessários ao desenvolvimento à época.

Atualmente, não obstante contar com uma população de 113 mil habitantes, findado o último pleito, verificou-se que o sudeste não elegeu representantes, ficando estas 18 cidades dependentes da ajuda política de representantes de outras regiões. Pensando bem, quantas eleições já aconteceram nesta região e nós continuamos órfãos de representação política? Será se não teríamos orgulho em termos representes daqui? Caberá a nós do sudeste esta imperiosa reflexão!

O momento requer mudança de atitude. Que deixemos para trás a ingênua ou interesseira prática de apoiar e eleger candidatos de outras regiões, pois essas pessoas, depois de eleitas somos conhecedores e testemunhas, priorizam suas verbas ao desenvolvimento coletivo de suas cidades e região.

Por outra ótica, outro fator que dificulta sobremaneira eleger representante no sudeste é o excessivo número de candidatos que aqui aparecem por época da eleição. Nesta última, nada menos que cem pretendentes dividiram os votos da região. São os chamados “candidatos copa do mundo”, só aparecem de quatro em quatro anos. Ou ainda os pára-quedistas que pousam sem nem mesmo sabermos suas origens. Ademais, com raras exceções, chegam de bolsos cheios o que facilita muito granjear adeptos para as suas proposta.

Diante do quadro exposto, objetivando zelo e apoio a este sudeste que acolhe bem a todos que o procuram em busca de trabalho, saúde, estudo etc,não me acanho de concitar você, homens,mulheres,jovens,a de futuro darmos as mãos no sentido de eleger pessoas desta região na busca de um novo tempo o qual há de nos livrar de novos vexames como os vivenciados até aqui, bem como nos tirar deste incômodo e sofrível estigma de “residente-mor do corredor da miséria política”.

Raimundo Rodrigues Bezerra é bancário aposentado, residente em Dianópolis-To . bezerradico@hotmail.com


Nenhum comentário: