quinta-feira, 4 de março de 2010

Raul será o candidato do PT e de Lula ao governo do Tocantins


O prefeito de Palmas, Raul Filho (PT), comunicou agora há pouco ao presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, que o partido terá candidato a governador no Tocantins. Raul também disse a Dutra que está disposto a se desincompatibilizar do cargo de prefeito para disputar o Palácio Araguaia. As informações são do senador Sadi Cassol (PT), que acompanhou o prefeito na conversa, junto com o presidente regional do PT, Donizeti Nogueira, e do ex-prefeito de Porto Nacional Paulo Mourão.

Segundo Sadi, Raul disse a Dutra que "o momento é bom" para que ele dispute a eleição pelo governo do Tocantins. "O prefeito disse ao Dutra que se o PT entender que ele deve ser candidato, se desincompatiziliará no último dia legal - 2 de abril - e disputará, mas, se o partido preferir outro nome, continuará na Prefeitura de Palmas", contou o senador.

Contudo, ressaltou Sadi, o grupo deu como certo ao presidente nacional do PT que o partido terá mesmo candidato ao governo do Tocantins. "Lógico que pode haver um fato novo, isso depende das negociações nacionais, mas, se não houver nada disso, teremos candidato a governador, e o nome deve ser mesmo o Raul", garantiu o senador.

Segundo ele, a reação do presidente nacional do PT foi muito positiva. "Ele falou que era uma iniciativa excelente e que teríamos o apoio do PT", contou o senador.

Sadi afirmou que a candidatura própria do PT vem sendo discutida semanalmente pelo partido, e que Raul já tem o aval de todos os prefeitos petistas para ser o candidato a governador da legenda. "Falando pessoalmente, sinto que o Raul será mesmo candidato. Ele está decidido a comprar essa briga. Vejo que não tem mais volta: o Raul é o nosso candidato a governador", assegurou o senador.

A decisão de ter um candidato próprio do PT e a candidatura de Raul também foram comunicadas ao ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, nessa quarta-feira, 3, pelo próprio prefeito, Sadi, Mourão e Donizeti.

Segundo Sadi, Padilha mostrou preocupação com o fato de o PT do Estado estar abrindo mão de uma prefeitura de capital, o que, conforme o ministro, exigirá uma boa avaliação da legenda no Estado. Contudo, disse que se a decisão de disputar com Raul for mantida, o PT tocantinense terá o apoio do governo Luiz Inácio Lula da Silva.

Além disso, o ministrou lembrou ao grupo que o senador João Ribeiro (PR) já avisou que desistiu da disputa e que o governador Carlos Henrique Gaguim (PMDB) disse ao governo federal que não tem a intenção de disputar. Assim, concluiu o ministro, o nome que poderá representar o governo Lula no Tocantins nas eleições de 2010 será mesmo o de Raul Filho.

Alianças:

Sadi disse que agora o PT vai buscar as alianças necessárias para tornar a candidatura de Raul competitiva. No almoço, como já antecipou o CT, o governador Carlos Gaguim já disse a Raul que quer o petista como candidato do Palácio Araguaia.

Os petistas também querem o PR, partido da base lulista, em seu palanque. Sadi afirmou que Raul esteve com o senador João Ribeiro, presidente regional do PR, nesta quinta-feira, em Brasília. Sadi disse que João Ribeiro contou ao grupo que ainda não tinha decidido seu rumo político, e que vai continuar a conversa com o PT.

Se por algum motivo Raul desistir da disputa, Sadi afirmou que Paulo Mourão, entre outros nomes, pode ser uma opção do partido. No caso de uma chapa "puro sangue", Sadi afirmou que é candidato à reeleição no Senado. "O partido já me convidou", disse.

Nenhum comentário: