segunda-feira, 18 de maio de 2009

População de Dianópolis recebe benefícios do Governo


Nesta sexta-feira, 15, o município de Dianópolis, a 350 quilômetros de Palmas, recebeu as ações da Agenda Positiva do governo do Estado. O governador Marcelo Miranda, acompanhado por sua comitiva, inaugurou obras e beneficiou a comunidade local e da região com a implantação de novos serviços hospitalares. Com um investimento de mais de R$ 1 milhão, o governo do Estado mudou a vida de 28 famílias do assentamento Gleba Olha D’água, na área do projeto de fruticultura irrigada Manoel Alves.

Todas as famílias foram removidas de suas antigas propriedades e levadas para um novo local. Cada uma ganhou um terreno de 30 hectares, com 2 hectares gradeados e calcariados, procedimentos que enriqueceram o solo para o cultivo. Para a lavradora de 60 anos de idade, Maria Natividade, a troca foi boa. “Compensou muito porque recebemos o lote, uma casa bem construída e toda a estrutura do assentamento”, explicou.

A estrutura mencionada pela lavradora foi a da construção, no assentamento, de um centro comunitário, um posto de saúde e uma escola, obras, juntamente com as casas, coordenadas pela Secretaria Estadual de Recursos Hídricos. “No segundo semestre nós ainda vamos instalar aqui (no assentamento) uma fábrica de farinha, para aumentar a renda dessa gente”, completou o secretário Anízio Pedreira.

“Esse projeto representa muito para nós da região sudeste do Estado. É a nossa redenção. A estrutura desse assentamento tráz a dignidade que estava faltando para esse povo. Eu vejo um esforço do governo do Estado muito grande em contribuir com o nosso desenvolvimento”, afirmou o prefeito de Dianópolis, José Salomão.

Marcelo Miranda citou números positivos do Tocantins como exemplo do trabalho sério que vem sendo desenvolvido desde de 2003. “A região sudeste está inserida no processo de desenvolvimento do Estado. A prova desse crescimento foi divulgada mais uma vez nessa semana, em uma pesquisa nacional”. O governador se referiu ao balanço divulgado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, que concluiu que o Tocantins foi o estado com o maior crescimento nas exportações brasileiras no mês de abril deste ano - 44,6%, se comparado com o mesmo mês em 2008.

Ainda em Dianópolis, os serviços do Hospital de Referência do município foram ampliados. Marcelo Miranda entregou uma máquina de ultrassonografia e inaugurou o serviço de mamografia, para a prevenção do câncer de mama em mulheres da região.

Projeto Manuel Alves:

“Já foram licitados 72 lotes do projeto e já existe produção. O Manuel Alves deixou de ser uma obra e passa a cumprir com seu objetivo de impulsionar a agricultura no sudeste do Estado”, afirma o secretário de Recursos Hídricos, Anízio Pedreira, dizendo ainda que no ano passado foram colhidas 250 toneladas de frutas como melão, melancia e maracujá. “Isso gerou cerca de 400 empregos diretos”, finaliza.

Desde o início das obras, foram investidos R$ 200.116 milhões, recursos federais com contrapartida do governo do Estado. O Manuel Alves, de área total de 20 mil hectares, é um dos maiores e mais modernos projetos de irrigação do Brasil.

O Governador Marcelo Miranda, após entregar obras em Dianópolis, visitou algumas áreas que já estão em atividade produtiva.

Fonte: SECOM/TO

Nenhum comentário: