quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Princesa do Sudeste comemora 126 anos hoje


A cidade conhecida como ‘Princesa do Sudeste do Tocantins’, Dianópolis, município localizado a 352 quilômetros de Palmas, completa hoje 126 anos. A história do município confunde-se com o ciclo do ouro, quando imigrantes nordestinos começaram a chegar atraídos pela febre do metal. Com mais de um século, a cidade, que atualmente se desenvolve pela pecuária e agricultura, tem nomes importantes na literatura, dentre eles Casimiro Costa Neto, Dídimo Heleno Póvoa Aires, Gesimário de França Carvalho, J. Alencar Aires e José Liberato Póvoa. Em comemoração ao aniversário da cidade, será realizado hoje e amanhã, na Praça Cel. Wolney, a XI Feira de Negócios de Dianópolis (Fenedian), apresentações culturais locais e shows com bandas locais regionais.

Também para comemorar o aniversário, aconteceu ontem uma programação no salão Nobre do Colégio João D`Abreu, voltada para a literatura e intitulada 16° Concurso de Poesia e o 2° Concurso de Intérprete de Música, com a participação de alunos da cidade, e também a comemoração do primeiro ano da Academia Dianopolina de Letras (ADL), com homenagem especial aos acadêmicos.

Concurso

Segundo a presidente da ADL, Professora Nisinha Jacobina Aires, cerca de 36 turmas de estudantes do ensino fundamental e médio, do sexto ao terceiro ano, participaram do concurso, bem como apresentaram os livros escritos especialmente sobre a vida dos acadêmicos da ADL, entre eles, Marcelo Santos, editor-executivo do JTo, Gérson Filho, Noélia Póvoa, José Liberato Póvoa, Wilmar Aires e Maria Jozita Wolney. “Este foi um evento rico e maravilhoso com apresentacões muito interessantes. Os alunos puderam demonstrar essa veia artística que todos têm e surpreenderam os educadores e a comunidade dianopolina. Eles apresentaram também poemas, livros e música de ótima qualidade sobre a cultura da cidade”, definiu a professora. Os livros com as homenagens ficarão arquivados na biblioteca da academia.

Programação

Hoje
8 horas - Comemoração Cívica na Praça da Capelinha com apresentações escolares entre elas cânticos do Hino de Dianópolis, declamações de poemas e poesias e dança regional.
19 horas - Fenedian na Praça Cel. Wolney
21 horas - Abertura Oficial da XI Fenedian - Feira de Negócios de Dianópolis
22 horas - II Concurso Gospel
23 horas - Show com a banda Êxtase na praça Cel. Wolney

Amanhã
19 horas - Fenedian
23 horas - Show musical com artistas locais e regionais

Sábado
19 horas - Fenedian
22 horas - Desfile da Garota Fenedian
23 horas - Show musical com artistas locais e regionais
Saiba mais
História

A origem do nome Dianópolis está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Até está época, a cidade chamava-se São José do Duro. Duro era uma simplificação de D´ouro, uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se Custodiana, conhecidas pela alcunha de Diana. Daí a indicação da cidade passar a chamar-se “Dianópolis”, quer dizer, Terra das Dianas.

Fonte: Wikipedia

Fonte: Jornal do Tocantins - Jarlene Souza

Nenhum comentário: