terça-feira, 3 de agosto de 2010

Serpes mostra empate entre Siqueira e Gaguim. Na região de Dianópolis, governador vira o jogo e já tem quase 50%

No mesmo dia em que foi divulgada a pesquisa Ibope, o Instituto Serpes divulgou também o resultado da pesquisa encomendada pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Tocantins. Foram entrevistadas 2101 eleitores e o intervalo de confiança de 95%.A pesquisa foi realizada de 26 a 30 de julho.

Na disputa ao governo os números mostram um empate técnico entre os candidatos. O ex-governador Siqueira Campos (PSDB) da coligação Tocantins Levado a Sério teve 35,6% enquanto Carlos Henrique Gaguim (PMDB) da Força do Povo teve 33,3%.Os números são da modalidade espontânea.

Os números apontam ainda que 28,4% não opinaram. Já na modalidade estimulada Siqueira aparece com 45% e Gaguim com 42%. Não responderam 8,9%.

Avaliando a rejeição doa candidatos Siqueira lidera com 27,9% e Gaguim tem 23,9%. Cerca de 46% não rejeitam ninguém e não opinaram 6%.

Senado

Na disputa espontânea ao Senado o ex-governador Marcelo Miranda (PMDB) aparece com 5,1% seguido por 3,4% que optaram por João Ribeiro. Paulo Mourão teve 2,8% e Vicentinho Alves pontuou 1,8%.

Já na estimulada Marcelo continua liderando com 23,3%, Ribeiro tem 21,9%, Mourão aparece com 16,2% e Vicentinho tem 10,4%.

Segundo os números, 23,5% não souberam informar em quem votariam e 4,7% declararam que vão votar nulo.

Avaliando a rejeição dos nomes colocados para o Senado Marcelo tem 24%, Ribeiro tem 13,7% seguido por Vicentinho que tem 13,5%. Já Mourão teve apenas 11,7% de rejeição. Conforme os números, 49,1% não rejeita nenhum dos candidatos.

Pesquisa SERPES por regiões:

A pesquisa foi dividida em sete regiões, Palmas, Bico do Papagaio, Araguaina, Gurupi, Guaraí, Dianópolis e Porto/Jalapão.

Em Palmas na modalidade espontânea, Siqueira teve 45,5% da preferência enquanto Gaguim pontuou com 27,5%.A pesquisa mostra esses dados depois que o prefeito de Palmas, Raul Filho (PT) aderiu à campanha de Gaguim.

Já no Bico, região onde o governador realizou o primeiro comício neste domingo, 1º, Gaguim teve 35,8% e Siqueira tem 35,3%, mostrando assim um empate técnico.

Ainda na espontânea mas na região de Araguaina, os números mostram 31,4% para Siqueira contra 31,9% de Gaguim.

Em Gurupi, Siqueira leva também uma pequena vantagem pontuando assim com 37,1% contra 35,6% de Gaguim. Já em Dianópolis, onde o prefeito José Salomão (PT) apóia Gaguim, o peemedebista pontua com 39,2% contra 32,5% de Siqueira. Os dois candidatos já fizeram mobilização no município.

Em Guaraí, Siqueira aparece com 31,7% contra 35,8% de Gaguim. E na região de Porto Nacional junto com o jalapão Siqueira também abre frente sobre Gaguim com 34,6% contra apenas 29,5% do peemedebista.

Dentre outros números a pesquisa mostra ainda que Gaguim lidera na preferência dos eleitores de curso superior e ensino médio pontuando com 56,5% e 45,7%, respectivamente. Na mesma ordem, Siqueira aparece nestes quesitos com 25,9% e 42,7%.

Na modalidade estimulada, entre o sexo feminino Siqueira tem 43,1% contra 40,1% de Gaguim. Já no masculino, conforme os números, o tucano tem 47,1% e Gaguim pontua com 43,9%.

Estimulada

Os números da estimulada mostram Gaguim com 32,9% em Palmas contra 55,1% de Siqueira na capital.Já no Bico do papagaio a modalidade traz Gaguim com 44,6% contra 45,6% do tucano.

Em Araguaina, permanece o empate técnico de 44,5% para Siqueira e 44,1% para Gaguim. Já em Guaraí, Gaguim abriu,nesta modalidade, vantagem sobre o tucano pontuando com 45,8% contra 37,5%.

O empate técnico bem acentuado também continua em Gurupi, no sul do Estado, onde o prefeito Alexandre Abdala (PR) apóia Siqueira. No município, Siqueira tem 43,4% contra 42,4% de Gaguim.

Em Porto e Jalapão o candidato da coligação Tocantins levado a Sério teve 43,6% contra 35,9% de Gaguim.

Na última região pesquisada, em Dianópolis, nesta modalidade Gaguim conseguiu acentuar uma maior diferença pontuando com 49,2% contra 43,3%.

Rejeição

Os números pormenorizados na pesquisa mostram ainda que no Bico do papagaio Siqueira tem 21,1% de rejeição contra 14,2% de Gaguim. Em Palmas, Gaguim tem , segundo os números uma rejeição de 35,3% em Palmas contra 27,5% de Siqueira.

Fonte: www.conexaotocantins.com.br

Comentários do autor:

1)Em geral confio nas pesquisas de intenção de votos e em seus métodos de coleta de dados. Porém, neste caso específico, creio que o SERPES não foi totalmente imparcial. O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Tocantins, entidade que contratou a pesquisa, é nada mais nada menos que Ernani Siqueira, presidente do PSDB no estado.

Para mim fica claro que a pesquisa foi utilizada para rebater o IBOPE, instituto que registrou a virada de Carlos Gaguim sobre Siqueira Campos.

2)As coisas estão mudando no sudeste e em Dianópolis. Pelos números do SERPES, esta pode ser a primeira eleição que Siqueira pode vir a perder em DNO. Esse novo cenário reflete o amplo apoio costurado por Gaguim, que tem o respaldo de importantes lideranças e prefeitos como José Salomão(PT), Aníbal(PMDB), Edvam(PMDB), Adimar(PT), Joaquim do Posto(PV), Dional(PMDB), etc.

Nenhum comentário: