quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Carnaval 2011: Prefeitura alerta bares e restaurantes sobre expectativa de muitos turistas

O anúncio de que não haverá programação oficial do carnaval em Palmas acendeu a luz de alerta na organização do carnaval dianopolino. Preocupada com o grande número de turistas que deverão desembarcar em Dianópolis no carnaval, a Prefeitura local iniciará nesta terça-feira caminhada pelo comércio da cidade, principalmente bares, lanchonetes e restaurantes para alertá-los: “acredito que muitos donos de estabelecimentos nem sabem desta notícia. Também ficamos surpresos com ela”, disse o secretário de Cultura de Dianópolis, Leonardo Milhomem, acrescentando: “estamos preocupados com a quantidade de pessoas que devemos receber”.

Segundo ele, os comerciantes da cidade não têm o costume de participar de reuniões convocadas pela Prefeitura para debater tais tipos de questão. “O jeito é visitar porta a porta”, explicou. Segundo Leonardo, as dicas versarão sobre atendimento e horário de funcionamento: “Sugeriremos aos restaurantes, por exemplo, que estendam seus horários de atendimento, já que a demanda será maior que a de costume”.

O DnoTO conversou com o presidente da Associação Comercial e Industrial da cidade (Acid), Geraldo Ivan Oliveira da Cruz. Ele também compartilha da preocupação com a questão do atendimento ao turista e alerta para a falta de gente qualificada em alguns segmentos: “A mão de obra no comércio de alimentos e bebidas está oscilando muito. Há muita rotatividade dos funcionários. Isso não permite que seja feito um trabalho de qualificação”. Ivan da Cruz é proprietário de restaurante na cidade e diz sofrer na pele tal situação: “por mais que nos esforçamos, é difícil reverter este quadro”.

Segundo ele, o Sebrae e a Acid por diversas ocasiões tentaram promover encontros para buscar soluções, mas o empresário local nem sempre comparece às reuniões: “quando é para resolver algo muito específico dele, o empresário chega junto. Mas numa questão coletiva assim, infelizmente, isso não ocorre”.

Hospital preparado, mas sem cirurgia geral e ortopedia

A reportagem do DnoTO também falou com Gavroche Bezerra Toscano de Mendonça, coordenador técnico do Hospital Regional de Dianópolis. “Com os recursos que temos, estamos preparados para o carnaval”, informou, explicando que haverá plantões e profissionais de sobreavisos – uma vez convocados, estão à disposição para trabalhar.

Segundo ele, as deficiências no hospital estão nas áreas de cirurgias gerais e ortopedias. Nestes tipos de casos, os pacientes serão encaminhados a Porto Nacional ou Palmas.

De acordo com o coordenador, no carnaval do ano passado a demanda no hospital praticamente não teve aumento se comparada com outras épocas.

Fonte: www.dnoto.com.br

Nenhum comentário: