sábado, 3 de dezembro de 2011

Dianópolis aprova construção de PCH

Com o aval da população, a Seinfra tem agora um prazo de cerca de 60 dias para realizar a licitação

A população de Dianópolis deu o primeiro passo para a construção da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Manuel Alves ao aprovar ontem, em audiência pública, o início do processo licitatório para concessão onerosa, que permitirá ao vencedor da concorrência construir e explorar a usina, mediante pagamento ao Estado.

Com o aval da população, a Seinfra tem agora um prazo de cerca de 60 dias para realizar a licitação. Contudo, a expectativa é que a PCH entre em operação em dezembro de 2013.

A obra deve gerar, aproximadamente, 550 empregos diretos e indiretos, promovendo benefícios sócio-econômico-culturais principalmente para os municípios de Dianópolis, Rio Conceição e Porto Alegre do Tocantins.

A PCH, com potência instalada de 8,0 MW, será construída na barragem do Rio Manuel Alves, onde já está em funcionamento um grande projeto irrigado de produção de frutas e outros alimentos. A construção da usina e do sistema de transmissão está estimada em, aproximadamente, R$ 15,3 milhões e, com o início da operação, 4% do valor da energia gerada virá para os cofres do Estado. Esse dinheiro, conforme o secretário da Infraestrutura Alexandre Ubaldo, será reinvestido em benefício da população da região e do próprio projeto Manuel Alves.

Nenhum comentário: