sábado, 17 de dezembro de 2011

Municípios do Tocantins ganham 30 novas unidades básicas de saúde

Mais de 30 novas Unidades Básicas de Saúde, oito leitos de Unidades de Terapia Intensiva, duas Unidades de Pronto Atendimento, quatro Núcleos de Apoio da Saúde da Família e muitas outras ações foram pactuadas durante o ano pela Comissão Intergestores Bipartite da Secretaria de Estado da Saúde.

Segundo a Secretaria de Comunicação Social do Estado (Secom), a Comissão é um fórum de negociação entre o Estado e os municípios na implantação e operacionalização do Sistema Único de Saúde. A CIB é composta por representantes da Sesau e pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde.Resoluções.

Foram 13 reuniões durante o ano, quando foi pactuado o início das obras de mais de 30 Unidades de Básicas de Saúde, sendo que nos municípios de Gurupi, Santa Rita e Pugmil as obras já foram concluídas e as Unidades estão em pleno funcionamento.

Foi aprovada e implantação de mais oito novos leitos de UTI no Hospital Público de Palmas, leitos que estão em funcionamento desde setembro último. Em Araguaína e Gurupi foram construídas novas Unidades de Pronto Atendimento, UPA’s. Já nos municípios de Porto Nacional e Palmas foram liberados os recursos para construção de novas unidades.

Um Núcleo de Apoio da Saúde da Família foi implantado nos municípios de Formoso do Araguaia, Dianópolis, Colinas e Dois Irmãos e mais dois núcleos intermunicipais entre os municípios de Aguiarnópolis (sede), Palmeiras e Santa Terezinha, e entre os municípios de Silvanópolis (sede), Santa Rosa e Monte do Carmo.

Foram implantadas, ainda, quatro equipes de saúde bucal, nos municípios de Goiatins, Conceição, Dianopolis e Pau D’arco.

Essas foram só algumas das 159 resoluções e pactuações feitas entre a Sesau e os municípios “para fortalecer ainda mais a gestão do SUS no Estado”, revela a secretária executiva da CIB, Elisangela Andrade.

Nenhum comentário: