terça-feira, 2 de julho de 2013

Candidatos têm até 30 de julho para concorrer à eleição em Taipas

O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) realizou sessão nesta sexta-feira (28) para fixar data e aprovar as instruções relativas à nova eleição para prefeito do município de Taipas do Tocantins, a 336km de Palmas.
 
A nova eleição está prevista para o dia 1º de setembro deste ano. As convenções que vão deliberar sobre as coligações e a escolha de candidatos deverão ser realizadas no período de 24 a 28 de julho. E os partidos têm até 30 de julho para entregar o requerimento de registro de candidatos no Cartório da 25ª Zona Eleitoral de Dianópolis (TO). A propaganda eleitoral só será permitida a partir de 31 de julho.
 
A participação do ex-prefeito Orlando Proência (PSDB) e do ex-vice-prefeito Jefferson Antunes nas novas eleições foi vetada pela justiça eleitoral.
 
Orlando Proência, ex-prefeito de Taipas (Foto: Reprodução/TV Anhanguera TO)
 
O ex-prefeito  e o ex-vice-prefeito estão inelegíveis por 8 anos. Segundo o Ministério Público Eleitoral eles faziam pagamentos para pessoas que não trabalhavam no município e contratavam servidores temporários.  Na sentença, o ex-prefeito e vice foram condenados também ao pagamento de multa no valor de 40 mil UFIRs (pouco mais de 40 mil reais).

O ex-prefeito de Taipas disse que no último dia 6 de junho recorreu da decisão do Tribunal Regional Eleitoral. O recurso deve ser julgado em agosto, antes do mês programado para as eleições, segundo ele. Orlando Proência acredita que o processo eleitoral não vai ser realizado. "Eu confio na justiça. Já entrei com recurso e acredito que as eleições não vão acontecer." Ele disse ainda que as acusações são fruto de perseguição política. 
 
Mas, a assessoria de comunicação do TRE informou que a decisão é de última instância e não cabe recurso. 
Casas Populares inacabadas, em Taipas (Foto: Reprodução/TV Anhanguera TO)
 
Os próximos gestores de Taipas terão desafios pela frente. A cidade tem apenas duas escolas, as obras de dezenas de casas populares ainda não foram concluídas, não tem hospital e o único posto de saúde funciona em uma casa alugada.
 
A população reclama. Segundo a dona de casa Maria Dolores da Silva, educação e saúde devem ser priorizadas. "Aqui precisa melhorar a saúde e educação porque nós estamos carentes nestas coisas."
 
O professor José Custódio lamenta pela falta de infraestrutura. "As casinhas nunca foram terminadas, o asfalto que começou também não terminou".
Documento recebido por uma moradora da cidade informando sobre o pagamento de uma obra não realizada (Foto: Reprodução/TV Anhanguera TO)
 
A dona de casa Eliane Ribeiro Xavier é uma das pessoas que foi nomeada no município sem saber. No início do ano passado ela recebeu um documento informando sobre um pagamento de R$ 14 mil por uma obra que ela teria feito em uma praça da cidade. Mas Eliane não é arquiteta e, segundo ela, nunca foi funcionária do município. "Eu sou dona de casa, nunca fui arquiteta. Foi um susto, porque eu não recebi esse dinheiro e nunca prestei serviço para a prefeitura."
 
Por causa do afastamento do ex-prefeito, a presidente da Câmara Municipal, Maria do Socorro,  assume a prefeitura até a realização das próximas eleições.
 
O município de Taipas está localizado ao sudeste do Tocantins. De acordo com o censo do IBGE de 2010, a cidade é composta por 1.945 habitantes. O ex-prefeito Orlando Proência foi eleito com 58,34% dos votos pela coligação Unidos por Taipas, a mesma que elegeu a presidente da Câmara, que agora assume interinamente a prefeitura.
 
Fonte: Portal G1

Nenhum comentário: