terça-feira, 3 de março de 2015

Eleitores faltosos nas três últimas eleições deverão procurar cartórios e se regularizar

 
Cerca de 9.800 eleitores tocantinenses deixaram de comparecer às urnas nos últimos três pleitos e deverão se regularizar perante a Justiça Eleitoral a partir desta segunda-feira (2). Eles deverão comparecer ao Cartório da Zona Eleitoral, onde é inscrito, munido de documentos pessoais e do Título de Eleitor. 
 
De acordo com a legislação eleitoral, quem faltou e não justificou a ausência de voto em três eleições consecutivas, poderá ter o título de eleitor cancelado. Cada turno corresponde a uma eleição. O valor da multa corresponde a R$ 3,50, por eleição faltada. 
 
Em Porto Nacional (3ª ZE), quarto maior colégio eleitoral do Estado, 686 eleitores não exerceram o direito ao voto. Em Gurupi (2ª ZE), terceiro maior colégio eleitoral foram registrados 654 faltosos. Para consultar a situação eleitoral, o interessado poderá acessar o site da Justiça Eleitoral do Tocantins: www.tre-to.jus.br ou ir diretamente ao Cartório. 
 
No maior colégio eleitoral do Estado, Palmas (29ª ZE), todos os eleitores estão em situação regular. Já em Araguaína (1ª ZE), segundo maior colégio eleitoral, de acordo com estatística da Seção de Cadastro e Sistemas Eleitorais (Secase), apenas um eleitor encontra-se em situação irregular. “Esse dado é por conta da terceira etapa do recadastramento biométrico, (realizada em 2013 e 2014 nas duas Zonas Eleitorais), oportunidade em que os eleitores faltosos nos três últimos pleitos aproveitaram para ajustar-se com a Justiça Eleitoral”, disse Edison Leão, chefe da seção. 
 
Os eleitores que procurarem a Justiça Eleitoral serão orientados a solicitar a formalização de Requerimento de Alistamento Eleitoral (RAE), com operação de revisão ou transferência, conforme o caso, instruindo o pedido com a documentação necessária. 
 
ASCOM – TRE-TO

Nenhum comentário: