segunda-feira, 26 de março de 2012

Colônia de dianopolinos em Brasília celebra o trigésimo ano de louvores ao padroeiro São José


Imagem histórica de São José ao ser conduzida por dianopolinos ao altar da Igreja de São Judas Tadeu

Autor: Trajano Coelho Neto II – Ecos do Tocantins

A missa solene em louvor à São José, realizada pela colônia dos nativos e amigos de Dianópolis na capital federal, nas dependências da Igreja de São Judas Tadeu, movimento iniciado no ano de 1983 pela saudosa Custodiana Costa Aires (Tia Diana), teve seu começo com a leitura de uma mensagem intitulada “ Palavras de Júbilo e Saudade “ por Anna Paula Seabra, da lavra de Jovita Wolney Valente, onde a alegria da celebração, misturou-se com a lembrança emocionada de filhos do padroeiro que já se foram.

Ao longo de trinta anos foram registrados 300 encontros, 270 dias de novenas e 30 missas de louvor ao padroeiro.

Cerca de mil fiéis participaram da Santa Missa e das atividades sociais, vindos de Dianópolis, Goiânia, Arraias, Campos Belos, Palmas, Barreiras, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Rio da Conceição, Almas, Novo Jardim, Taguatinga, Conceição do Tocantins e outras localidades.

A entrada na grande nave da Igreja do mastro simbólico e da imagem histórica de São José, carregados que foram por “filhos da terra “, marcou os primeiros ritos do ofício rezado pelo pároco de Dianópolis, Gleibson Moreira, que deslocou-se à Brasília especialmente para o evento religioso de alta simbologia e significação.

Cânticos tradicionais vindos da “Terra mãe “ e novas músicas de louvor, permearam a liturgia, onde o celebrante em sua mensagem conclamou todos os presentes a realizarem atitudes de conversão em suas famílias, confessarem com freqüência e viverem em harmonia com a Igreja, suas leis e dogmas.

A Comunhão contou com a participação de Monsenhor Ceslaw e ministros da Igreja de São Judas Tadeu. Originário da Polônia, o religioso que já alcança a casa dos 80 anos, falou de sua alegria de por muitos anos render homenagens à São José na ocasião dos festejos da colônia de Dianópolis no Distrito Federal.

Uma reunião festiva ocorreu após os atos religiosos, onde foi servido almoço à base de churrasco. Antes que a comida fosse servida, a imagem histórica de São José percorreu o amplo salão de festas, ficando ao alcance da devoção de cada um dos presentes.

Nenhum comentário: