sábado, 31 de março de 2012

Reunião discute mudanças no secretariado de Salomão em Dianópolis


Por enquanto são três secretarias e uma diretoria de escola. Políticos da base aliada do prefeito Salomão se movimentam reivindicando a indicação dos novos secretários.

Por Carlos Henrique Furtado - Sudeste Hoje


Está acontecendo nesta manhã, 31, reunião do prefeito José Salomão (PT), com presidentes dos partidos aliados para a escolha dos novos secretários que deverão tomar posse na próxima semana. Está confirmado o afastamento, para concorrer nas eleições de 2012, da secretária de Educação, Graziela Póvoa (PT), Jurimar (PV), da secretaria de Meio Ambiente, Turismo e Cultura, e o diretor da escola do Setor Santa Luzi, Julian (DEM), além da vaga de secretário de Agricultura.

Essas três vagas de secretários e de um diretor escolar, assanharam os partidos que disputam a indicação, e consequentemente, mais participação na administração dianopolina. O vereador Osvaldo Baratins (PMDB), insaciável em sua busca de mais poder, pretende indicar o secretário de Agricultura. Baratins já tem as secretárias de Ação Social e Juventude, além de vários cargos na administração, apesar de ser de um partido que tem pré-candidato em oposição a administração petista. E isso cria discussões e animosidade na base aliada. Mas o pré-candidato do PT, Mauro da Caixa, também quer indicar o novo secretário de Agricultura. Está ai o primeiro impasse.

Já na secretaria de Meio Ambiente, Turismo e Cultura, que atualmente pertence ao PV, a indicação criou uma disputa interna no PV. O atual secretário Jurimar quer indicar seu sucessor, já o vereador Ferdnando (PV), que faz oposição interna contra Jurimar, também reivindica a indicação. Para aumentar o clima de tensão, Mauro da Caixa negocia a indicação de um companheiro de seu grupo.


Mauro da Caixa reivindica participação na administração
Na secretaria de Educação, o afastamento de Graziela Póvoa (PT), que deverá concorrer a vereadora, parece que está mais fácil de ser resolvido. Um provável consenso entre Mauro da Caixa e Graziela, deverá selar a indicação do novo nome que dirigirá a educação de Dianópolis.

Quanto a vaga de diretor, aberta com a desincompatibilização de Julian (DEM), fica a dúvida se o partido permanecerá na base do prefeito Salomão, caso contrário, Mauro da Caixa deverá indicar o substituto.

E é esse jogo do poder que Salomão está contornando na manhã deste sábado, 31. Agregar e evitar rachas em sua base é o objetivo do prefeito dianopolino, antevendo a disputa eleitoral a partir de julho.

Ainda hoje traremos informações sobre o resultado dessa reunião, e dizer quem "mortos e feridos" saiu prestigiado.

Nenhum comentário: