segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Paranã é a primeira cidade a receber cisternas do Tocantins Sem Sede

Cerca de 57 mil pessoas sofrem com a seca todos os anos no Tocantins.

Do G1 TO

A ordem de serviço para início da implantação das 11.350 cisternas do Programa Tocantins Sem Sede, foi assinada pelo governador Siqueira campos neste sábado (9), em Paranã, a 392 km de Palmas. Quatro empresas venceram o processo de licitação para implantação dos reservatórios em 27 municípios da região sudeste. A ação deve beneficiar diretamente 57 mil pessoas que sofrem todos os anos com a forte seca no período de estiagem.

De acordo com a empresa fabricante das cisternas, cada reservatório tem capacidade para 16 mil litros de água e cada uma das cisternas terá uma casa-abrigo, para proteger a água do reservatório de qualquer contaminação e para que ele seja abastecido no período das chuvas.

Os moradores dos municípios atingidos pela seca tentavam encontrar água cavando poços no fundo de córregos e lagoas secas para tentar alcançar os lençóis freáticos. Em alguns pontos os moradores não encontravam água nas cacimbas e quando encontravam, a água estava misturada com terra e não servia para o consumo humano.


As cisternas estão sendo entregues sete meses depois do mês prometido pelo governo, em abril deste ano. De lá para cá a população teve que conviver com a falta de água para o consumo e também com a morte de animais.

Nenhum comentário: