terça-feira, 26 de novembro de 2013

Prefeitura de Almas não cumpre prazos e obras estão abandonadas

Mais de seis construções estão inacabadas no município.
Secretário afirma que tudo estará pronto até o fim deste ano.


Vilma Nascimento - Do G1 TO

Centro de eventos, escola, posto de saúde, creche e centro de assistência social. Estes são serviços públicos essenciais para uma cidade. Almas, na região sul do Tocantins, tem tudo isso só que pela metade. Algumas destas obras deveriam ter sido entregues há mais de dois anos. De acordo com os moradores da região, algumas obras não estão em andamento porque os funcionários não estavam sendo pagos.

No mês de maio deste ano a TV Anhanguera esteve no local e mostrou que as obras estavam paradas e o prefeito da cidade, Leonardo Cintra, afirmou que no fim de outubro todas estariam concluídas. Já chegamos ao mês de novembro e algumas obras continuam do mesmo jeito que estavam há seis meses atrás. É o caso do posto de saúde que fica no setor oeste. A construção está abandonada e foi tomada pelo mato.

Também no setor oeste os moradores aguardam ansiosos o término das obras da escola municipal. A placa indica que a obra custa mais de R$ 900 mil e que deveria ter sido entregue à população em 31 de dezembro de 2012. Mas as crianças da região continuam tendo que ir a pé, para uma escola que fica em outro bairro.

"Além de não ter escola aqui perto a prefeitura retirou o transporte que levava os alunos. Meus filho correm risco todos os dias tendo que atravessar avenidas para chegar à escola", disse a dona de casa, Zeugma Pereira Carvalho Linhares, que tem dois filhos matriculados na escola do outro bairro.

A situação da creche da cidade é ainda pior. A obra que estava quase concluída está com portas e janelas quebradas, sem nunca ter sido inaugurada. Para algumas famílias que moram de frente à obra o sentimento é de revolta. "Depois que a TV passou aqui os funcionários voltaram a trabalhar, mas eles disseram que não estavam recebendo. Tem dois meses que não aparece ninguém aqui", conta o aposentado, Robério Francelino de Sousa.

Resposta


O secretário de obras de Almas, Emival Gomes de Oliveira, explicou o motivo da demora das obras e deu um novo prazo. "Nós pedimos alguns produtos que ainda não haviam sido entregues, mas agora que os materiais chegaram o término será rápido. Até o fim do ano as obras estarão concluídas", afirmou o secretário.

Procuramos o prefeito na cidade, mas ele não estava. Depois, a assessoria de comunicação da prefeitura enviou uma nota afirmando que as obras do Centro de Eventos, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), escola municipal e creche municipal já estão "quase concluídas".

"As obras da praça Salviano Barbosa, que tem recursos próprios investidos e as obras da USF [Unidade de Saúde da Família] estão paralisadas em função do cancelamento do convênio. Mas já foi autorizada pelo Governador Siqueira Campos [PSDB], a restauração do convênio com o Estado, no próximo ano para a conclusão das obras", completa a nota.

Nenhum comentário: