quarta-feira, 23 de abril de 2014

Jovens plantam árvores em buracos e pintam ruas em sinal de protesto

 
Do G1 TO
 
"A população de Taguatinga está pedindo socorro". As palavras são de um estudante de 18 anos que participou, juntamente com um grupo de jovens com idade entre 17 e 19 anos, de uma manifestação no município ao sul do Tocantins. Eles preferiram não se identificar, mas deixaram registradas nas ruas da cidade frases de protesto por causa da falta de infraestrutura da cidade.
 
O protesto começou na madrugada de domingo (20) quando o grupo, composto por cerca de 15 jovens, plantaram mudas de árvores nos vários buracos que atrapalham o tráfego nas principais avenidas de Taguatinga. Segundo o estudante, que faz o 3º ano do Ensino Médio em uma escola pública da cidade, a repercussão do protesto foi grande. "Às 7h de domingo, o prefeito mandou tirar todas as mudas que tínhamos colocado nos buracos", disse.
 
Não satisfeitos, os estudantes revidaram. Na madrugada de segunda-feira (21), os jovens se reuniram e pintaram com tinta branca uma faixa ao redor dos buracos. Além disso, registraram nas ruas frases como: "Visite antes que acabe", "Vote certo", "Mais Respeito", "Mais trabalho", "Cuidado, buraco", "Cadê a administração pública", e outras frases.
 
"Nós estávamos pensando em fazer protesto com carro de som, carreata, mas um grupo já tinha feito protesto assim e não tinha dado resultado, o prefeito não atendeu. Então resolvemos chamar atenção de outra maneira", explicou o estudante.
Ele explicou que a reivindicação não é apenas com relação à falta de infraestrutura nas ruas da cidade. "Não tem como andar na cidade. Tem muitos buracos. Mas precisamos também de melhorias na saúde, educação, segurança, em tudo. Temos uma cidade com potencial turístico, muitas pessoas nos visitam por causa do rio Azuis, o menor rio do Brasil. O mínimo que queríamos era que o prefeito ouvisse o povo. Nos desse uma resposta e cumprisse as promessas que ele nos fez", disse o estudante.
Posição da Prefeitura
Procurado pelo G1, o prefeito Eronides Teixeira de Queiroz (PSDB) atribuiu a manifestação a três "malandrinhos": dois meninos e uma menina. Ele afirma que a garota sequer mora em Taguatinga. Segundo Queiroz, as árvores plantadas e a pintura dos buracos partiram de filhos de adversários políticos, e não são uma manifestação da população. Ele afirmou ainda que nesta terça-feira (22) começou uma operação de recapeamento de 19 km de asfalto e que ainda essa semana deve se encontrar com o governador em exercício para tratar do assunto.

Nenhum comentário: