terça-feira, 10 de junho de 2008

OPINIÃO



As eleições em Dianópolis foram destaque novamente na imprensa tocantinense hoje. Primeiramente foi noticiado algo que todos já sabiam nos bastidores: a adversária do prefeito Zé Salomão(PT) será mesmo a ex-primeira dama Maguinha(PDT). Ela contará com apoio de partidos governistas e com utistas como o vereador Régis. Isso já era de fato esperado, afinal são pessoas que sempre foram oposição ao prefeito. Não há nada de novo. Em um segundo momento foi noticiada uma contradição dentro deste mesmo contexto com relação ao apoio do PMDB. Enquanto a candidata afirmava ter algum apoio do PMDB municipal, importantes membros do partido negavam posteriormente.

O vereador Baratins(PMDB), por exemplo, afirmou que é pré-candidato a prefeito e que não declarou apoio à candidatura da pedetista Maguinha, como informado por ela. O vereador confirmou ter participado de uma reunião mas disse não ter concordado com o nome governista. Portanto, a candidata do PDT pode ser a oficial do governo, porém nem todos marcelistas tendem a apoiá-la. Alguns partidos governistas ainda não se decidiram sobre que rumo tomar mas mesmo que não apóiem o prefeito oficialmente, lideranças da política dianopolina como os ex-prefeitos Hercy Filho e Deodato não estariam inclinados a apoiar a candidata dos Mirandas. De acordo com as notícias, Hercy Filho(PMDB) disse que o PMDB ainda não tomou sua decisão. “O PMDB não tem nada fechado e a tendência [se não tiver candidatura própria] é fechar com o Salomão”. Hercy descreveu a atitude de Maguinha, de declarar-se como candidata governista, como uma tentativa de “mostrar força que não tem”.

Esta questão envolvendo o PMDB é realmente complicada para a candidata do governo. Pelo que sei a maioria do diretório não apóia seu nome. E mesmo que haja um apoio obtido à todo custo, dificilmente os militantes históricos do partido votariam no nome colocado por Brito Miranda. Seria a mesma coisa que ganhar e não levar.

Portanto, o cenário que temos em Dianópolis é o seguinte: a candidata do governo será provavelmente Maguinha com apoio de alguns utistas e outros governistas. Já o atual prefeito Zé Salomão(PT) já tem o apoio da maioria da UT como o PP,PV e grande parte do PSDB, além de também contar com o PSL e PHS. Da mesma forma ele busca entendimentos com o PMDB e PSB, que não estão muito inclinados a apoiar a candidatura pedetista em DNO. Há uma evidente divisão de forças tanto do lado utista como do lado marcelista. O que parece vigorar são as conveniências locais e não regionais.

Nenhum comentário: