segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Municípios Tocantinenses recebem retroescavadeiras do Ministério do Desenvolvimento Agrário

Municípios tocantinenses de todas as regiões do Estado foram beneficiados com a entrega de máquinas, que serão utilizadas na melhoria das estradas vicinais e nos acessos às comunidades rurais. Através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), 74 municípios do Tocantins já haviam recebido retroescavadeiras e na manhã de sexta-feira, dia 13, foi realizada a entrega de mais 62 máquinas. Ao todo, 136 municípios foram beneficiados, sendo que Palmas, Araguaína e Gurupi não foram contemplados por terem mais de 50 mil habitantes.

A cerimônia de entrega das retroescavadeiras ocorreu no auditório da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), em Palmas. Após o evento, as prefeituras já iniciaram o transporte das máquinas, que se encontravam no pátio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro).

Presente no evento de entrega das máquinas, o representante do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), Sérgio Lopes, que é secretário Nacional de Regularização Fundiária, destacou a importância dos equipamentos que serão entregues, para o desenvolvimento da agricultura familiar. “Essas máquinas devem ser usadas na melhoria das estradas vicinais, visando favorecer os agricultores familiares”, destacou o representante do Governo Federal.

O secretário executivo da Seagro, Ruiter Padua, que representou o governador Siqueira Campos no evento, frisou a importância da parceria com o Governo Federal. “A maioria dos nossos municípios tem uma população muito pequena e são dependentes da zona rural, por isso é fundamental essa parceria para fortalecer as atividades no campo”, avaliou Padua.

O prefeito de Ponte Alta do Bom Jesus, José Luciano Azevedo, ressaltou na ocasião a importância da máquina para o desenvolvimento dos trabalhos de manutenção em estradas viscinais e acesso à propriedades rurais, possibilitando o aprimoramento da produção familiar. Além dos recursos destinados ao PRONAF, as máquinas representam o impulso que faltava, afirmou o mandatário pontealtense, louvando a ação do Governo Federal.

Equipamentos

O PAC 2 prevê ainda a entrega de motoniveladora e caminhão caçamba para cada um dos 136 municípios tocantinenses. De acordo com o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) já foram entregues 54 motoniveladoras e a previsão para entrega das demais máquinas é até fevereiro de 2014. Ao todo, serão investidos R$ 45 milhões com a aquisição desses equipamentos no Estado.

Beneficiados


Receberam uma retroescavadeira os municípios de Aliança do Tocantins, Alvorada, Aparecida do Rio Negro, Araguaçu, Araguanã, Babaçulândia, Barra do Ouro, Barrolândia, Bom Jesus do Tocantins, Brasilândia do Tocantins, Brejinho de Nazaré, Campos Lindos, Cariri do Tocantins, Carmolândia, Centenário, Conceição do Tocantins, Cristalândia, Crixás do Tocantins, Dianópolis, Dueré, Fátima, Figueirópolis, Filadélfia, Formoso do Araguaia, Fortaleza do Tabocão, Goiatins, Guaraí, Ipueiras, Itacajá, Itaperatins, Jaú do Tocantins, Lagoa da Confusão, Lajeado, Lavandeira, Mracema, Miranorte, Monte do Carmo, Muricilândia, Nova Rosalândia, Oliveira de Fátima, Palmeirante, Paraíso do Tocantins, Peixe, Ponte Alta do Bom Jesus, Porto Nacional, Presidente Kennedy, Pugmil, Recursolândia, Rio dos Bois, Sandolândia, Santa Fé do Araguaia, Santa Maria, Santa Rita, Santa Rosa, São Valério, Silvanópolis, Sucupira, Taipas, Talismã, Tocantínia, Tupirama, Tupiratins.

Nenhum comentário: