quarta-feira, 22 de julho de 2009

Entrevista do Prefeito José Salomão(PT) ao site Sudeste Hoje e ao Portal CT (www.clebertoledo.com.br)



Marcha dos Prefeitos ao Palácio Araguaia:

"Eu tive a grata surpresa de ouvir na fala do Presidente Lula na Marcha dos Prefeitos a sugestão de que os mesmos também fizessem essa marcha nas capitais dos Estados para que se levasse ao conhecimento do governador as reivindicações e os reclames dos municípios também em nível estadual.

Temos várias pendências com o Governo do Estado como é o caso do ICMS, do transporte escolar, o caso da saúde. Parece que a ATM agora se convenceu de que deve fazer a marcha mas não com o governador cassado. Eu sou contra fazer a marcha enquanto ele estiver no Palácio porque não vai resultar em nada. Eu sou a favor de fazer a marcha nessa hipótese: já com o governador definitivo e não com o governador cassado."

Movimento contra a prostituição e pedofilia:

"Nós estamos fazendo uma parceria para chamar a atenção da sociedade, da população, sobre esta situação que nós estamos enfrentando e que é preocupante em relação à pedofilia, à prostituição infanto-juvenil e essa questão das drogas. Já fizemos um movimento há um tempo atrás e agora em agosto nós vamos fazer um evento com a presença de várias autoridades para despertar na sociedade essa preocupação, que é de todos nós, para ver se agente pelo menos incute na cabeça das pessoas a gravidade dessa situação."

Asfalto em Dianópolis:

"Com o início do período seco a cidade sofre bastante com a poeira e nós estamos fazendo na medida do possível o que sempre fizemos no primeiro mandato, que é molhar as ruas, aguar as ruas. Temos três caminhões pipas já fazendo esse trabalho.

O asfalto está dependendo da liberação dos recursos por parte do governo. O projeto já está aprovado e o recurso já está empenhado mas não foi liberado o dinheiro ainda. Então serão asfaltadas algumas ruas do Setor Bela Vista e outras no Setor Santa Luzia. Está dependendo agora só do Ministério das Cidades liberar o recurso. Conseguimos agora mais duas emendas que totalizam 500.000 reais(300.000 do Deputado Moisés Avelino e 200.000 do Deputado Vicentinho). Nós já escolhemos e estou com um levantamento das ruas que serão asfaltadas. Vamos ter aproximadamente umas 20 ruas que deverão ser asfaltadas. Esse valor de 500.000 reais vai ser licitado agora e agente tem que correr atrás agora de liberar o CAUC SIAFI que ainda é um problema de uma prestação de contas do ex-prefeito Deodato. Possivelmente deve sair uma solução na Justiça Federal até o fim do mês para que agente inicie essas obras."

Impossibilidade de execução de obras:

"É uma situação angustiante. Agente fica estressado com isso porque são tantas amarras que tem hora que você pensa que nada vai dar certo. Mas é como eu tenho dito: administrar na fartura é muito fácil! Agora que você tem que ter criatividade para superar esses problemas.

Estamos justamente correndo atrás de soluções para que essas questões sejam superadas. A crise afeta todos os municípios e não é um privilégio de Dianópolis.

Nós, na medida do possível, estamos com as contas sob controle. Acredito que a expectativa já passou a ser positiva porque já há alguns sinais de recuperação da economia. Agente está logicamente administrando essa crise da melhor maneira possível, pagando o que tem que ser pago na medida do possível dentro dos prazos, com alguns atrasos logicamente. Mas isso realmente deixa agente em uma situação de dificuldade porque tem muita coisa que não depende do prefeito. Como que eu iria supor, por exemplo, que uma prestação de contas de 2002 viesse a refletir na nossa administração depois de sete anos e que está bloqueando nossos recursos! É uma coisa que não depende da minha vontade e que está prejudicando a população e a administração. Nós dependemos da justiça, que é lenta por natureza. Estamos há quase um ano tenatndo sair do SIAFI. É uma brincadeira o que a justiça faz com os municípios. É uma covardia!"

Fonte:www.sudestehoje.com/www.clebertoledo.com.br

Nenhum comentário: