sábado, 10 de maio de 2014

Artigo: O Tocantins que hoje queremos


A respeito do feliz e bem oportuno artigo “Tocantins: da judicialização ao pé de cabra”, de autoria de Marcello Tomaz - defensor público deste estado, veiculado no Jornal do Tocantins, edição de três de maio corrente, faço o comentário como segue: sem dúvidas este estado está sendo conduzido sob a imagem e semelhança do que foi o país no passado ditatorial – instituições inoperantes, omissas, fingindo que nada lhes atinge, cidadãos de bem achincalhados, renuncia de mandatos sem qualquer justificativa republicana, colégio eleitoral e governador biônico institucionalizado, corrupção e patrimonialismo de estado cada vez mais operante. É reconhecível! Tudo isso vem ocorrendo no Tocantins, sob o olhar impotente da sociedade e deveras complacência de nossos dirigentes legalmente constituídos.

É sabido que o eleitor é o responsável pelo governante por ele eleito. Porém, responsabilizá-lo pelas manobras desse nojento artifício da eleição indireta o qual nutri o extraordinário fascínio pelo poder eterno, convenhamos, é no mínimo um ato descabido. 

 Desta maneira, mais do que pontuar e criticar essa prática nociva ao estado democrático, e a sociedade por extensão, urge que medidas sejam adotadas por quem de direito e com a brevidade possível, evitando que o Tocantins, tão novo e promissor não enverede pelos maus caminhos os quais levaram outros estados da federação à extrema estagnação e descrença.

Passa da hora de nós, todos nós, entendermos que a sociedade não merece tamanho descaso! 

Raimundo Rodrigues Bezerra é Especialista em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pelo Centro Universitário Internacional-UNINTER
E-MAIL: bezerradico@hotmail.com

Nenhum comentário: