sábado, 9 de agosto de 2014

Eleitores ficam indecisos para estadual e federal. José Salomão aparece em quarto lugar na pesquisa para Deputado Estadual e lidera na Coligação "A Experiência Faz a Mudança"


Durante pesquisa realizada pelo Instituto Stylo nesta semana, o cenário mostrou que os eleitores tocantinenses estão indecisos em suas escolhas para deputado estadual e deputado federal. São 264 candidatos ao cargo de deputado estadual, para 24 vagas, e 52 a deputado federal, para oito vagas.

A pesquisa mostrou que 72,8% dos entrevistados ainda não escolheram em quem votar para deputado estadual. Esse número ainda é maior quando a escolha deve ser para o representante na Câmara Federal - 80,9% dos entrevistados não sabem em quem votar.
Para a Câmara Federal, o deputado federal Lázaro Botelho lidera a corrida por uma das oito vagas.

O que se percebeu durante a pesquisa é que muitos eleitores ainda desconhecem os candidatos e esse cenário pode mudar com o inicio da propaganda eleitoral gratuita obrigatória em rádio e televisão, prevista para começar no dia 19 de agosto.

Confira ao lado os candidatos melhor colocados, de acordo com a apuração da pesquisa do Instituto Stylo.

Deputado Federal

1º Lazaro Botelho                           
2º Júnior Coimbra                           
3º Dulce Miranda                            
4º Carlos Henrique Gaguim                                 
5º Josi Nunes                                 
6º Tiago Andrino                             
7º Irajá Abreu                                   
8º José Geraldo

Deputado estadual

1º Eduardo do Dertins
2º Jorge Frederico
3º Luana Ribeiro
4º José Salomão
5º Osires Damaso
6º Rocha Miranda
7º Eduardo Siqueira Campos
8º Toinho Andrade
9º Valderez Castelo Branco
10º José Bonifácio
11º Mauro Carlesse
12º Eli Borges
13º Amália Santana
14º Vanderlei Barbosa
15º Kita Maciel
16º Ricardo Ayres
17º Valuar Barros
18º Paulo Mourão
19º Elenil da Penha
20º Djalma Araújo
21º Jaime Café
22º Major Negreiros
23º Claudio Maranhão
24º Vilmar do Detran


Metodologia

A pesquisa realizada pelo Instituto Stylo mostra o que os tocantinenses vêm sentindo em relação aos candidatos das eleições 2014. A pesquisa, registrada no TRE-TO com o protocolo TO-00012/2014, teve a intenção de identificar das forma espontânea e estimulada a aceitação e a rejeição dos candidatos postulantes aos cargos eletivos.

Durante o período de 1 a 7 de agosto foram entrevistadas 1200 pessoas em 15 municípios de norte a sul do Tocantins. Os questionários foram divididos pelas zonas urbanas e rurais de cidades das regiões Norte, Central, Sudeste e Sul.

A região Norte é composta pelos municípios de Araguaína, Colinas do Tocantins, Araguatins e Augustinópolis.  Já na região Central estão as cidades de Palmas, Porto Nacional, Paraíso do Tocantins, Guaraí e Miracema do Tocantins.  No Sudeste estão Dianópolis, Natividade, Almas e Taguatinga e no Sul, Gurupi e Formoso do Araguaia.

O número de entrevistas realizado em cada região levou em consideração a proporção do tamanho da população residente recenseada em cada um dos municípios , tendo por base o Censo Populacional de 2010 realizado pelo IBGE. A margem de erro da pesquisa é de 3%, para mais ou para menos.

Fonte - Portal Stylo

Nenhum comentário: