quarta-feira, 6 de agosto de 2014

TRE reconhece que Marcelo Miranda está elegível e defere registro de candidatura do ex-governador


O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) deferiu na noite desta terça-feira, 5, o registro de candidatura do ex-governador Marcelo Miranda (PMDB), que disputa o Palácio Araguaia pela coligação “A Experiência Faz a Mudança”. 

A maioria dos membros da Corte Eleitoral seguiu o voto do relator, o juiz federal Waldemar Cláudio de Carvalho. Apenas o juiz Zacarias Leonardo votou pelo indeferimento por conta da cassação de Marcelo em 2009. No placar final, foram 5 votos a 1 a favor do ex-governador.

O magistrado não aceitou os argumentos do Ministério Público Eleitoral (MPE), que pediu o indeferimento da candidatura sob o argumento de que a liminar que suspende os efeitos da decreto legislativo que rejeitou as contas de Marcelo não deveria ser considerado pelo TRE. Já no início de sua manifestação, Carvalho avisou que iria ignorar a rejeição das contas por causa da liminar do Tribunal de Justiça.

Carvalho ainda reconheceu os efeitos da resposta da ministra Luciana Lóssio, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a consulta, em que ela defende que o prazo de inelegibilidade deve ser contado a partir da data exata da eleição em que o réu foi condenado. Assim, como o pleito de 2006 ocorreu no dia 1º de outubro, a inelegibilidade de Marcelo vence no dia 1º de outubro de 2014, e ele está elegível a partir do dia 2.


O MPE e a coligação governista “A Mudança que a Gente Vê” defendiam, com base na interpretação da alínea “d” e “h”, que Marcelo estaria inelegível nas oito eleições seguintes à de 2006.

Fonte - Blog CT

Nenhum comentário: