segunda-feira, 27 de abril de 2009

Ex-governador propõe à Câmara que, se aprovada, mudança só passe a valer após sua morte


O ex-governador Siqueira Campos (PSDB) enviou correspondência na manhã desta segunda-feira, 27, ao presidente da Câmara de Palmas, Wanderley Barbosa (PSB). Nela, Siqueira sugere uma emenda à proposta do prefeito Raul Filho (PT) de trocar o nome da avenida Theotônio Segurado para avenida Governador Siqueira Campos. O ex-governador propôs que, se o Legislativo quiser aprovar a proposta de Raul, que a redação determine que a mudança do nome da via pública só ocorra 30 dias após o seu falecimento. "Dessa forma, manteriam, Vossa Excelência e seus Pares, a honrosa homenagem a mim dedicada, que a recebo em vida, para merecê-la de forma definitiva assim que o Pai me chamar", explicou Siqueira na carta.

Para o ex-governador, caso essa proposta seja aceita pela Câmara, "certamente desaparecerão os questionamentos de qualquer natureza política ou jurídica, restando, apenas, os de cunho pessoal".

Ainda na carta, Siqueira se disse "profundamente honrado" com o projeto do prefeito Raul Filho. "Não poderia iniciar qualquer abordagem sobre o assunto, sem antes registrar de forma emocionada e sincera, o sentimento de gratidão e reconhecimento pela iniciativa daquele que acaba de ser reeleito para conduzir os destinos da cidade que tive a honra de fundar. Ainda mais, Senhor Presidente, quando se trata de iniciativa de alguém de uma corrente política divergente da minha, propondo incluir essa matéria dentro das homenagens de comemoração dos vinte anos da Fundação da nossa querida Capital numa Casa onde os meus companheiros estão em notória minoria", disse o ex-governador.

Siqueira lembrou na carta que se encontra "em meio a uma luta", numa referência ao Recurso contra Expedição de Diploma (RCED) que move contra o governador Marcelo Miranda (PMDB). Sobre essa ação, ele disse que busca "um direito democrático" que poderá permitir que volte "às ruas e às praças públicas para reescrever uma página da história que a Justiça, com fé em Deus, haverá de reparar". "E, se assim Deus me permitir e o Tribunal Superior Eleitoral decidir, possa eu buscar o voto e a confiança popular, com os quais eu sempre contei, para continuar servindo ao povo tocantinense e ao Estado - razão maior da minha vida", afirmou o ex-governador.

Segundo informações de fontes utistas, Siqueira ainda teria escrito uma carta de punho para o prefeito de Palmas, Raul Filho. Segundo essas fontes, na carta, o ex-governador agradece e classifica a iniciativa do prefeito de uma demonstração de "postura democrática", um ato "de grandeza e de generosidade".

Confira a seguir a íntegra da carta que o ex-governador Siqueira Campos encaminhou pela manhã ao presidente da Câmara de Palmas, Wanderlei Barbosa:


"Palmas - TO, 26 de abril de 2009

À Sua Excelência, o Senhor
Vereador WANDERLEY BARBOSA
Presidente da Câmara Municipal
Palmas – TO.

Senhor Presidente,

Profundamente honrado com o Projeto de Lei que tramita nessa Egrégia Casa, por iniciativa do ilustre Prefeito Raul de Jesus Lustosa Filho, que num gesto de elevada consideração e grandeza, propõe a mudança do nome da majestosa Avenida Theotônio Segurado para Avenida Governador Siqueira Campos, sinto-me na obrigação de dirigir-me a Vossa Excelência e aos seus nobres Pares, com o intuito de manifestar-me sobre a questão, muito menos por versar sobre assunto de natureza pessoal, bem mais pelos seus aspectos de natureza histórica e política.

Não poderia iniciar qualquer abordagem sobre o assunto, sem antes registrar de forma emocionada e sincera, o sentimento de gratidão e reconhecimento pela iniciativa daquele que acaba de ser reeleito para conduzir os destinos da cidade que tive a honra de fundar.

Ainda mais, Senhor Presidente, quando se trata de iniciativa de alguém de uma corrente política divergente da minha, propondo incluir essa matéria dentro das homenagens de comemoração dos vinte anos da Fundação da nossa querida Capital numa Casa onde os meus companheiros estão em notória minoria.

Desejo ainda registrar que, na condição de líder da batalha que resultou na criação do Estado do Tocantins, na Assembléia Nacional Constituinte de 1988, em seguida, tendo sido eleito Governador deste Estado por três vezes e na condição de Fundador desta bela e jovem Capital, iniciei minha vida pública com o honroso cargo de Vereador, o que me permite a consciência da grandeza da tarefa de Vossas Excelências e fundamentar um apelo que, sinceramente, lhes submeto, com base nas seguintes razões:

1- Encontro-me em meio a uma luta, na mais alta Corte Eleitoral do País, em busca de um direito democrático que me assiste e que poderá me permitir voltar às ruas e às praças públicas para reescrever uma página da história que a Justiça, com fé em Deus, haverá de reparar. E, se assim Deus me permitir e o Tribunal Superior Eleitoral decidir, possa eu buscar o voto e a confiança popular, com os quais eu sempre contei, para continuar servindo ao povo tocantinense e ao Estado - razão maior da minha vida.

2 - Com todo o vigor das minhas forças físicas e espirituais, mas ainda mergulhado no silêncio de quem clama por Justiça, não pretendo ingressar, ou muito menos ser objeto de controvérsias e debates, tão importantes quanto naturais, nessa Casa Legislativa. Sem, no entanto, deixar de enaltecer a iniciativa do Poder Executivo, mas buscando contribuir para uma solução adequada e justa, que satisfaça a todos.

3- Observo que silenciaram ou se omitiram, em questões semelhantes, aqueles que, com o surgimento de meu nome, agora buscam encontrar problemas de natureza jurídica, disfarçando a sua reprovável parcialidade política.

4) Lembro aos tocantinenses que solicitei ao Egrégio Tribunal de Contas do Tocantins que retirasse do Instituto de Contas a denominação de Instituto Siqueira Campos. Compreenderam, suas excelências, que eu tinha minhas razões.

5) Da mesma forma, desaconselhei iniciativas sinceras de vários prefeitos de municípios que criei, que pretendiam, de forma muito honrosa para mim, colocar meu nome em suas cidades.

6) Diferente da quase totalidade dos demais Estados brasileiros, recusei-me, e continuo recusando-me, a receber salário de ex-governador, bem como de contar com estrutura e apoio que estão amparados na legislação para ex-governantes, como ajudantes de ordens, assessores, seguranças, motoristas e auxiliares diversos, devido ao exercício da elevada função de Governador de Estado que desempenhei por três mandatos.

Assim, recebo esta homenagem que muito me emocionou e honrou. Não considero correto ou razoável recusá-la, como se da mesma eu não me sentisse merecedor, mas também não desejo me revelar ingrato ou deselegante com quem, de forma sincera e honesta, a propôs.

Senhor Presidente, se for o desejo da maioria dos integrantes dessa Casa conceder-me esta homenagem, por tudo quanto foi colocado e para evitar que eu seja exposto a um desagradável constrangimento, solicito que, na redação da matéria em tramitação, seja oferecida uma emenda de redação que determine que a Lei em questão só venha a entrar em vigor trinta dias após o meu falecimento.

Dessa forma, manteriam, Vossa Excelência e seus Pares, a honrosa homenagem a mim dedicada, que a recebo em vida, para merecê-la de forma definitiva assim que o Pai me chamar. Caso seja a decisão dessa Câmara, manter a homenagem e acolher a sugestão que faço, certamente desaparecerão os questionamentos de qualquer natureza política ou jurídica, restando, apenas, os de cunho pessoal.

Até lá, sigo vivendo, intensamente, a alegria de ter realizado tanto, lutado tanto e merecido tanto reconhecimento por ter liderado o movimento vitorioso que nos levou à Criação do Estado do Tocantins e à construção de sua bela Capital.
Às atuais e às novas gerações não pretendo legar, apenas, a minha luta e as minhas obras, mas, sobretudo, os meus sonhos.

Respeitosamente,

José Wilson Siqueira Campos"


Fonte:www.clebertoledo.com.br

Nenhum comentário: