terça-feira, 27 de abril de 2010

PT apresenta Plano de Desenvolvimento no Bico do Papagaio


O PT realiza uma série de encontros municipais na região do Bico do Papagaio, extremo Norte do Estado, para discussão e apresentação do Plano de Desenvolvimento Econômico e Social do Tocantins.

No domingo, 25, Araguatins, Sítio Novo e São Miguel foram as primeiras cidades que receberam a segunda etapa do projeto que é denominado de “Movimento Tocantins Forte”. Em Araguatins e Sítio Novo, os encontros aconteceram na Câmara Municipal.

“Nestes encontros apresentamos a prefeitos, vereadores, filiados e partidos da base aliada do governo Lula algumas ações contidas no Plano, com foco na educação, que pra nós é a espinha dorsal de qualquer desenvolvimento. Destacamos também sobre agricultura familiar, que é um dos instrumentos para o desenvolvimento econômico”, frisou o presidente estadual do PT, Donizeti Nogueira.

No campo da educação, o Plano de Desenvolvimento ressalta como exemplo, a necessidade de construir escolas de Tempo Integral no meio urbano e rural e em todas as regiões do Estado para melhorar a qualidade e desenvolvimento escolar de jovens.

Sobre o estímulo ao desenvolvimento da agricultura familiar no Estado, o Plano enfatiza a ampliação e melhora efetiva dos assentamentos de reforma agrária e estímulo aos mecanismos de comercialização, capacitação e infra-estrutura para os agricultores familiares, entre outras.

Nesta segunda, 26, as discussões do Plano aconteceram pela manhã em Bela Vista e a tarde acontecem em Itaguatins. O pré-candidato a governador pelo PT, Paulo Mourão avaliou sobre as reuniões que acontecem no Bico. “Nossa avaliação é positiva, principalmente porque nesses encontros podemos observar como esta região necessita de cuidados. Presenciamos, sobretudo, o abandono dessa região, abandono de incentivos e de ações que promovam o desenvolvimento econômico e social. É necessário implantar políticas públicas que venham de encontro a geração de renda e emprego”, destacou.

Nesta terça-feira, 27, as reuniões de apresentação do Plano acontecem em Esperantina, São Sebastião, Buriti e Augustinópolis.

Sobre o Plano:

O Plano de Desenvolvimento Econômico e Social do PT foi construído nos meses de fevereiro e março com a participação popular em 11 municípios do Tocantins. O documento apresenta ações com foco nos seguintes temas: Desenvolvimento Social, Educação, Segurança, Saúde, Infraestrutura, Habitação, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Gestão e Planejamento, Agricultura Familiar, Ciência e Tecnologia.

“Este Plano foi discutido em plenárias e agora vamos ampliar este debate. A meta do nosso partido é olhar pra frente e mostrar para o Estado um projeto consolidado, porque queremos a mesma mudança que aconteceu no Brasil, também no Tocantins”, ressaltou o prefeito de Palmas Raul Filho, durante encontro em Cristalândia no dia 23. (Informações da ascom/PT)

Nenhum comentário: