segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Lázaro se afasta e Leomar Quintanilha assume para garantir voto a Eduardo Cunha como líder da bancada do PMDB


O ex-senador Leomar Quintanilha (PMDB) voltará ao cenário político. Ele assumiu neste sábado, 2, a vaga do deputado federal Lázaro Botelho (PP), em solenidade à tarde. No pano de fundo da posse de Leomar, a acirrada eleição para líder da bancada do PMDB na Câmara Federal, que ocorre neste domingo, 3. Por isso, excepcionalmente o suplente do Tocantins foi empossado num sábado.

A disputa acirrada envolve os deputados Eduardo Cunha (RJ) e Sandro Mabel (GO). Como é o candidato preferido do Palácio do Planalto, Eduardo Cunha tem avançado sobre os Estados para colocar suplentes que lhe garantam votos suficientes. Um deles é o Tocantins.

O deputado Lázaro Botelho se afastou nessa sexta, 1º, por 120 dias. Deveria assumir o primeiro suplente, Donizeti Nogueira (PT), mas o petista se disse impedido e a vaga ficou, não por acaso, para o peemedebista Leomar Quintanilha.

As negociações envolveram gente da mais graúda, como senador Francisco Dornelles, presidente nacional do PP, e ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti. "O líder da bancada tem que ser afinado com o Palácio do Planalto, senão dá problemas", afirmou uma fonte para justificar a ação governistas sobre as bancadas estaduais.

Inicialmente, Leomar deixaria o cargo na terça-feira, 5, após votar em Eduardo Cunha, mas, como a licença de Lázaro, é de 120 dias, o peemedebista deve ficar por mais. tempo. O blog apurou que Lázaro deve ficar afastado por no máximo um mês, mas poderá voltar a qualquer momento.

Ainda conforme o blog apurou, pelo menos dez suplentes, de Estados diferentes, já teriam tomado posse para garantir voto a Eduardo Cunha.

Senador até 2010, Leomar não conseguiu vaga para disputar a reeleição e foi candidato a deputado federal. Outra fonte ironizou o fato de Donizeti Nogueira, ter rejeitado a oportunidade: "Ele não queria a vaga? Por que não pegou agora?".

Ao blog, Donzieti disse que abriu mão da oportunidade por compromissos que têm assumido em sua empresa até meados de março. "Se aparecer outra oportunidade, eu assumirei", afirmou.

FONTE: BLOG CT

Nenhum comentário: