sábado, 31 de agosto de 2013

Eleitores de Taipas do TO escolhem novo prefeito neste domingo (1º)

Do G1 TO

Eleitores de Taipas do Tocantins, a 350 km de Palmas, sudeste do estado, vão às urnas, neste domingo (1). O processo eleitoral acontece, novamente, porque as eleições de outubro de 2012, na cidade foram anuladas pela Justiça Eleitoral, por conta da cassação do diploma de Orlando Proência e de Jefferson Antunes, que foram eleitos como prefeito e vice-prefeito.

As eleições acontecem na Escola Estadual Joaquim Francisco de Azevedo, a partir das 8h e seguem até às 17h, após esse horário, começa a contagem dos votos.

Segundo informações do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE), a conferência das urnas acontece neste sábado (31), às 11h. Serão disponibilizadas oito urnas eletrônicas, uma para cada sessão. Outras três urnas ficarão disponíveis em caso de eventuais problemas.

Para essa nova eleição, estão na disputa, Joaquim Carlos Azevedo (PSD), Maria do Socorro Carvalho dos Santos (PSDB) e Enivaldo Ferreira dos Santos (PV). Até que o novo prefeito e vice assumam suas funções, a prefeitura está sendo comandada pela presidente da Câmara Municipal, Maria do Socorro.

O caso


O ex-prefeito  e o ex-vice-prefeito estão inelegíveis por oito anos. Segundo o Ministério Público Eleitoral (MPE), eles faziam pagamentos para pessoas que não trabalhavam no município e contratavam servidores temporários.  Na sentença, o ex-prefeito e vice foram condenados também ao pagamento de multa no valor de 40 mil UFIRs (pouco mais de R$ 40 mil).

Nenhum comentário: