segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Governo assina ordem de serviço para ação emergencial no sudeste

Ação emergencial busca reduzir os impactos da seca no sudeste, que está com riachos e grotas praticamente sem água.

O Governador Siqueira Campos assina nesta terça-feira, 20, às 9 horas, no Colégio Agropecuário de Natividade, a ordem de serviço da ação emergencial para distribuição de 40 caminhões-pipa e mais de 1.000 tambores para atendimento aos 27 municípios da região sudeste. Os trabalhos em decorrência da estiagem estão respaldados pelo Decreto 4.864, de 1º de agosto de 2013, que declarou situação de emergência por desastre decorrente de estiagem prolongada e seca na região.

Dentre as ações que estão sendo coordenadas pela ATS foi realizado, recentemente, pela coordenação estadual da Defesa Civil a capacitação de técnicos dos municípios que vão atuar diretamente no combate a estiagem no sudeste.

Durante o treinamento os representantes municipais receberam informações pontuais como quais são as ameaças permanentes de risco, atuação preventiva em todas as fases da defesa civil, preparação para enfrentamento dos desastres, interação com as comunidades e educação para a convivência com o risco.

Para o presidente da ATS, Edmundo Galdino, é de fundamental importância a parceria do Estado com os municípios na ação emergencial. “É com essa parceria que vamos amenizar o drama das pessoas atingidas pela estiagem prolongada no sudeste”, observou, explicando que paralelo a execução da ação emergencial a ATS está trabalhando assiduamente com o Programa Tocantins Sem Sede a fim de que a falta de água na região sudeste seja sanada, definitivamente.

De acordo com o gestor da ATS todos os procedimentos para a realização da operação caminhão-pipa, que vão desde a vistoria técnica da documentação, veículos e equipamentos até as licenças ambientais para o uso da água, junto ao Naturatins e a Agência Nacional de Água – ANA, já estão sendo providenciados.

Situação nos municípios

Para o secretário de Agricultura de Arraias, Moizaniel Barreto Santana, a capacitação foi importante porque o município já enfrenta uma situação crítica. “Já é necessário andar seis ou sete km para buscar água. O município é muito grande e com a capacitação e o decreto declarando a situação de emergência vai amenizar a nossa situação”, considerou.

Com muita expectativa sobre a ação emergencial, o técnico João Batista, coordenador-adjunto da Defesa Civil do município de Paranã, um dos municípios mais castigados pela estiagem, disse que a gestão municipal está esperançosa para amenizar ao máximo possível os impactos da seca para as famílias do município.

Decreto


No último dia 1º, o Governador Siqueira Campos decretou estado de emergência nos 27 municípios da região sudeste em decorrência da seca e estiagem prolongada nesse período do ano. Ao assinar o decreto nº 4.864 estabeleceu estado de emergência garantindo investimentos na ordem de R$ 1 milhão do Tesouro Estadual para contratação de 40 caminhões-pipa que irão atender as famílias em situação de vulnerabilidade no período de seca.

Fonte: ATN

Nenhum comentário: