quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Vereador reclama de abastecimento e diz que água é suja

O vereador Bilsan França (PSDB) de Dianópolis contatou a redação do T1 Notícias para relatar diversos problemas com o abastecimento de água pela Foz/ Saneatins na cidade. A denúncia é de má qualidade na água tendo em vista diversos vazamentos existentes ao longo dos tubos das encanações.

Segundo informou o parlamentar, acerca de 10 meses o fornecimento de água na região Central e Bairro Novo Horizonte vem sendo prejudicado devido aos vários vazamentos nas encanações hidráulicas. Alguns desses vazamentos são grandes e fazem com que o abastecimento de água seja interrompido, já em outros casos, de menor proporção, não causam o desabastecimento, mas quando consertados a água chega suja de barro às casas.

Para o vereador a situação preocupa pela possibilidade de contaminação das pessoas caso o vazamento ocorra em regiões próximas ao lixo. Bilsan França informou que fez um apanhamento de endereços onde ocorrem vazamentos constantemente nos últimos oito meses. Segundo ele, a Av. Goiás 02, Av. Wolney Filho 03, Pça. Da Capelinha 02, Rua João Rodrigues 02, Rua Prof. Carlos Alberto Wolney 03, Prç. Ana Valente 02, Rua Coquelim Aires 01, Pça da Rodoviária próximo a Escola São José 01, Rua Madre Belém 02, Av. 7 de Setembro 03, Rua João Pinto Póvoa 1, já totalizaram 22 vazamentos, numa média de três ocorrências por mês.

“Em audiência com diretores e técnicos fui informado de que a Foz/Saneatins está conseguindo um empréstimo para equacionar estas situações e que o Prefeito já assinou um termo de anuência para tal recurso”, disse o vereador ao afirmar que sua preocupação é que as obras se iniciem o mais rápido e o problema seja solucionado.

Foz/Saneatins responde

A empresa responsável pelo fornecimento de água no Tocantins, Foz/Saneatins, esclareceu que a água é monitorada periodicamente, tanto na Estação de Tratamento, quanto nas redes de distribuição, seguindo as portarias do Ministério da Saúde.

Os relatórios são entregues mensalmente aos órgãos competentes e não há nenhuma não-conformidade atestada nas análises realizadas na água distribuída em Dianópolis, de acordo com a empresa.

A Foz justificou ainda que eventuais manutenções para corrigir problemas no sistema de distribuição são prioridades para garantir a regularidade no abastecimento no município.

Investimento


A Foz/Saneatins afirmou que investirá R$ 9,3 milhões nos próximos quatro anos na revitalização e expansão das redes de água, qualificação do tratamento e na implantação do sistema de esgotamento sanitário. De acordo com a nota enviada pela empresa, a maior parte de população de Dianópolis contará com esgoto coletado e 100% tratado, elevando a qualidade de vida e garantindo a preservação do meio ambiente.

Fonte: Portal T1 Notícias

Nenhum comentário: