segunda-feira, 16 de junho de 2014
PT x PSDB: Rumo à polarização
A nova pesquisa CartaCapital/Vox
Populi é boa para Dilma Rousseff, razoável para Aécio Neves e ruim para Eduardo
Campos. Para os demais candidatos, é irrelevante (sua única expectativa na
eleição é aparecer).
Ao olhar o conjunto de pesquisas
realizadas nos últimos dois meses, é fácil entender o motivo da mais recente
ser favorável à presidenta: ela estava na frente e assim permaneceu. Em relação
aos resultados da rodada anterior, cujos trabalhos de campo ocorreram no início
de abril, Dilma Rousseff manteve-se no patamar de 40%. Aécio Neves cresceu de
16% para 21% e Campos não se mexeu. Tinha 8% e lá ficou, firme como uma
rocha...
A pesquisa volta a mostrar uma
das características mais curiosas da eleição presidencial deste ano: a
estabilidade da estrutura das intenções de voto. Ao contrário das outras
disputas desde a redemocratização, nesta não tivemos, ao menos até o momento,
qualquer mudança relevante no modo como o eleitorado pretende votar.
Na rodada de setembro de 2013,
como em diversas outras feitas à época, Dilma tinha 43%, o tucano alcançava 20%
e o pernambucano chegava a 10%. Em matéria de pesquisa eleitoral, é difícil
encontrar mais estabilidade em um período tão longo. Nas eleições anteriores,
em nove meses, o mundo dava várias voltas. Agora, fica no mesmo lugar.
A resiliência da candidatura da
presidenta impressiona quando analisada à luz da situação que ela, seu governo
e o PT atravessaram durante os meses de abril e maio. Não apenas inexistiu
qualquer fato positivo suficientemente relevante, como se multiplicaram alguns
com claro potencial negativo. Sem ir muito longe, basta lembrar que a política
anti-inflacionária continuou sob fogo intenso, o crescimento da economia voltou
a registrar números baixos e não tivemos novidades expressivas em outras áreas
de atuação governamental.
Enquanto isso, as oposições
políticas, na sociedade e na mídia fizeram sua festa. A cada dia, um problema
novo era atribuído ao governo e mais alto ficava o protesto dos insatisfeitos,
a ponto de parecer que o chamamento de “Todos contra Dilma” estava às vésperas
de tomar as ruas. Com a adesão de “celebridades” maiores e menores, a oposição
achava ter engrossado.
Pois bem, nada de significativo
aconteceu com a candidatura de Dilma. Nem sequer houve aumento da rejeição, que
foi de 28% a 32%, incremento dentro da margem de erro e, de qualquer forma,
pouco expressivo, considerado o momento.
Do lado das candidaturas de
oposição houve mudanças. Nenhuma dramática, mas significativas. Se é verdade
que o primeiro semestre de 2014 termina com um saldo frustrante para o PSDB,
para Campos e seu projeto com Marina Silva chega a ser calamitoso. Com 20% no
início de junho, Aécio Neves fica aquém do nível alcançado por seus
correligionários desde 1994, em momento parecido. Campos enfrenta, porém,
decepção maior.
A aritmética lhe é desfavorável.
Na pesquisa de abril, a diferença entre o mineiro e o pernambucano era de 8
pontos porcentuais. Agora, foi a 13. Nada sugere que a candidatura de Campos
esteja inviabilizada, mas, se a tendência de polarização PT-PSDB se consolidar,
ele não terá espaço.
Em pesquisas qualitativas, vê-se
o motivo. Em que pesem suas qualidades, Campos não interessa àqueles que não
gostam do PT e querem a derrota de Dilma. E menos ainda a quem prefere a
continuidade do “lulopetismo”, do jeito que é ou com mudanças, maiores ou
menores, na ação do governo. Sua aposta de “terceira via” tem, até o momento,
baixa adesão e perspectiva ruim.
As pesquisas deste começo de
junho permitem um balanço da fase que, eufemisticamente, chamamos
“pré-campanha”. Como se não estivéssemos em plena guerra eleitoral há muito
tempo, mesmo se não declarada oficialmente. Ela dura ainda até o fim do mês,
mas termina neste ano de forma antecipada, em razão da Copa do Mundo. De agora
até o fim de julho, a janela de interesse para os assuntos político-eleitorais,
que não é grande no Brasil, ficará menor.
E logo chegaremos a agosto e ao
momento de verdadeira intensificação do processo de tomada de decisão dos
eleitores. Quando começar o horário gratuito de propaganda eleitoral, o jogo
ficará diferente. Pelo que conhecemos de nossa história, quem mais tende a
beneficiar-se dele são as candidaturas à reeleição. Mais ainda quando dispõem
de tempo de televisão muito superior àquele dos adversários.
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