terça-feira, 25 de setembro de 2012

MINIFÓRUM DAS ÁGUAS - Região Sudeste terá 117 mil represas, diz ATS


Por Debora Ciany - Jornal do Tocantins

A 5ª edição do Minifórum das Águas, referente a dez municípios da região Sudeste do Estado, acontece em Dianópolis, a 320 km de Palmas, com programação hoje durante todo o dia, no auditório do Sindicato Regional dos Trabalhadores Rurais. A região, que é castigada pela seca no período de estiagem, pode ter a partir da água perspectivas de desenvolvimento humano, econômico e social.

Um projeto social de assistência hídrica, desenvolvido pelo governo do Estado, através da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), prevê a construção, em 23 municípios do Sudeste, de 11 mil cisternas e 117 mil represas para combater a seca nas regiões mais afetas pela falta d'água. A garantia foi dada na abertura do minifórum, hoje de manhã, pelo presidente da ATS, Edmundo Galdino, que na oportunidade representa o governador Siqueira Campos.

"Serão destinados para o projeto R$ 80 milhões que já estão na conta da ATS. A ordem de serviço para início dessas construções deve ser dada num prazo de 90 dias, quando se encerra o processo licitatório que está em andamento", garantiu o presidente, acrescentando que o projeto foi desenvolvido pela ATS e conta com recursos do Ministério da Integração Nacional.

Galdino ainda detalhou parte do projeto da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades) que criou um fundo para destinar recursos para a construção de mais 500 barragens de pequeno porte.

Um dos destaques na programação em Dianópolis é a palestra sobre o Plano da Bacia Hidrográfica do Rio Manuel Alves, manancial que agrega projeção econômica à região pela existência do Projeto de Fruticultura Irrigada Manuel Alves, um dos maiores do Brasil, com 20 mil hectares - dos quais dois mil já estão em operação. 
A diretora de Planejamento dos Recursos Hídricos, Daniele Magalhães, apresentou o resultado de pesquisas e diagnósticos, frutos de coletas feitas em 2009, acerca do Plano da Bacia Hidrográfica do Rio Manuel Alves.

Abrangência

Além de Dianópolis, participam do minifórum representantes dos municípios de Almas, Novo Jardim, Porto Alegre do Tocantins, Rio da Conceição, Taipas do Tocantins, Pindorama do TO, Natividade, Santa Rosa, Chapada de Natividade e Conceição do Tocantins.  O Minifórum das Águas percorreu todas as regiões do Estado e o encerramento ocorrerá em outubro, com o Fórum das Águas, que será realizado em Palmas, nos dias 22, 23 e 24 de outubro. O evento é de iniciativa da Organização Jaime Câmara (OJC), com apoio do governo do Estado, Saneatins, Naturatins e Prefeitura de Dianópolis. 

Nenhum comentário: