quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Jalapão e Sudeste são incluídos no programa Territórios da Cidadania



Benefício - Decisão estende programa para 21 municípios do Tocantins, com ações de desenvolvimento

O Tocantins terá três Territórios da Cidadania a partir de janeiro de 2009. Nesta semana, o Comitê Gestor Nacional dos Territórios da Cidadania aprovou a inclusão dos Territórios do Jalapão e Sudeste, estendendo para 21 novos municípios as ações de desenvolvimento regional e garantia de direitos sociais que o governo federal desenvolve desde fevereiro de 2008 em parceria com Estados, municípios e a sociedade civil. A decisão amplia para 46 os municípios beneficiados entre os 139 municípios tocantinenses – é mais de um terço do total.

No Estado, atualmente, a atuação integrada de 19 ministérios do Governo Federal beneficia 25 municípios no Território da Cidadania Bico do Papagaio, onde, até o final de 2008, estão previstos investimentos da ordem de R$ 234,2 milhões em ações de acesso a direitos sociais, infra-estrutura e apoio a atividades produtivas.

Os Planos Territoriais de Ações Integradas dos novos territórios serão elaborados a partir de matrizes de ações apresentadas pelo governo federal. A transformação em obras, serviços e projetos de desenvolvimento será definida com os colegiados territoriais, instância de participação da população dos territórios atendidos.

Inclusão:

A decisão do Comitê amplia de 60 para 120 os Territórios da Cidadania atendidos em todo o País. A inclusão do Jalapão e do Sudeste foi definida com base nos mesmos critérios adotados na seleção dos primeiros territórios beneficiados: menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), reduzido dinamismo econômico e número de assentamentos da reforma agrária, de agricultores familiares, de famílias de pescadores, de quilombolas, de terras indígenas e beneficiários do Bolsa Família. Desta vez, também foi considerado o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Com a ampliação das ações, o Territórios da Cidadania passa a beneficiar no Tocantins, a partir de janeiro de 2009, 12,7 mil agricultores familiares, 6,5 mil famílias assentadas, 1,5 mil famílias de pescadores, nove comunidades quilombolas e uma terra indígena.

Comentários by Kiko:

Não é por acaso que Lula tem tanta aprovação popular. Agora, além de já ter investido mais de R$200.000.000 no Manuel Alves, o Governo Federal beneficiará novamente o sudeste com mais recursos com esse programa Territórios da Cidadania. Serão realizados investimentos para elevar a qualidade de vida da população local através de melhoria em infra-estrutura e apoio a atividades produtivas. E o melhor de tudo isso é que Dianópolis está incluída entre os municípios que serão beneficiados. Aí vêm mais recursos federais para DNO. Viva Lula!

Nenhum comentário: