sexta-feira, 12 de setembro de 2008

SECA NO SUDESTE



A estiagem no Sudeste do Tocantins, que já dura cerca de cinco meses, está se estendendo a todos os municípios da região. Esta semana, mais dois municípios pediram ajuda à Coordenadoria Estadual da Defesa Civil. Porto Alegre do Tocantins e Novo Jardim, respectivamente a 291 e a 355 quilômetros de Palmas, solicitaram levantamento dos danos causados pela seca, a fim de decretarem situação de emergência, a exemplo de Ponte Alta do Bom Jesus, Arraias e Paranã, respectivamente 405, 413 e 304 quilômetros da Capital.

Segundo o coordenador adjunto da Defesa Civil no Tocantins, tenente Yuri Tenório Vargas, uma equipe do órgão, composta por seis pessoas, está trabalhando no levantamento na região. Apesar de O coordenador explica que, devido à situação, a Defesa Civil já começou a atuando também em cidades vizinhas, como Conceição do Tocantins, a 294 quilômetros da Capital.

Vargas ressalta que deve retornar à região ainda esta semana e que a previsão é que Bom Jesus decrete situação de emergência nos próximos dias. O coordenador da Defesa Civil destaca ainda que, embora nem todos os municípios decretaram emergência, a Coordenadoria, em parceria com órgãos do Governo do Estado estão ajudando com cominhões-pipa, cestas básicas e construções de cisternas.

No ano passado, 16 municípios da região foram afetados com a seca, atingindo cerca de 30 mil pessoas. O problema trouxe prejuízos financeiros aos produtores da região, além de fome e sede aos agricultores. Os principais afetados foram os moradores da Zona Rural.

PREVISÃO:

E pela meteorologia a situação pode se complicar na região Sudeste, uma vez que a previsão é que as chuvas só comecem a cair no Tocantins na Segunda quinzena do mês de outubro. Para hoje, a previsão do Instituto Nacional de meteorologia no Centro-Sul do Estado é de predomínio de sol com baixa umidade relativa do ar. A temperatura máxima é de 38 graus.

FONTE: JORNAL DO TOCANTINS DE 12/09/2008

Nenhum comentário: