segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Tocantinense 2009: tabela sai nesta semana



FTF dispensa reunião com dirigentes de clubes e define tabela e fórmula de disputa até esta quinta-feira

A tabela da Série A do Campeonato Tocantinense de 2009 será publicada esta semana. Depois de antecipar o calendário de eventos de 2009 em três meses, geralmente divulgado em dezembro, a Federação Tocantinense de Futebol (FTF) também vai publicar a tabela da primeira divisão com cinco meses de antecedência, deve ficar pronta até esta quinta-feira, e com novidades, já que a entidade vai realizar a disputa em pontos corridos, pelo menos na primeira fase. Quem adianta as informações é o superintendente da FTF, José Wilson Soares. “Quanto mais cedo definirmos, mais tempo os clubes terão para se preparem melhor”, disse o Superintendente.

Diferente dos anos anteriores, a constituição da tabela e a definição da fórmula de disputa ficarão exclusivamente a cargo da Federação, sem a participação dos dirigentes dos clubes. O Superintendente confirmou que a reunião com os cartolas deixa de existir. “Não vamos mais fazer reunião porque ninguém faz mais Conselho Técnico. Com o ascenso e A elaboração da tabela é da orçada da FTF”, completou o dirigente.

O presidente do Tocantins, campeão estadual este ano pela primeira vez, Antônio Cândido concorda com a decisão da entidade. “É uma boa idéia porque a reunião é muito desgastante. Os grandes sempre querendo engolir os pequenos. E no final, a decisão da Federação sempre prevalece”, mas sugere que a FTF preponha uma reunião para definir detalhes da tabela, como datas e horários das partidas. “Se for mesmo em pontos corridos, é melhor com jogos só nos fins de semana”, sugeriu.

A maioria dos dirigentes é a favor das decisões serem tomadas pela FTF sem consultar os clubes. “Os dirigentes do futebol profissional do Tocantins são muito desorganizados e a reunião não resolve nada, por isso acho que a Federação está correta em não ter mais o Arbitral”, disse o vice-presidente do Tocantinópolis, Salim Milhomem. “Seria bom para evitar aborrecimento e problema à federação e aos clubes, mas acho que a decisão está correta”, destacou o presidente do Paraíso, Márcio Leonino, o Romário.

Já o presidente do Gurupi, Wilson Castilho, é a favor do Conselho Arbitral. “Sempre é bom discutir e dar sugestões. Mas se é uma decisão legal da Federação, não vou me opor”, ressaltou.

Em relação ao campeonato de pontos corridos, o cartola do Camaleão do Sul preferiu não tecer comentários. O presidente do Paraíso ficou satisfeito com a nova forma. “Já tivemos campeonato assim e foi muito bom. Não sou contra”, completou.

Segundona:

Em 2009 o Tocantinense terá duas divisões. No primeiro semestre, a partir de fevereiro, acontece a Série A, com a participação de 11 times. Os cinco últimos colocados caem para a segundona, a ser realizada no segundo semestre (entre agosto e dezembro) e que já tem dois clubes confirmados, o Interporto e o São José, rebaixados este ano. Os sete vão se juntar às equipes que queiram se profissionalizar. Os campeões e vices dos campeonatos amadores deste ano da FTF já ganharam o direito de entrar na disputa e a entidade também se comprometeu em livrar os clubes de gastos como a filiação, que chega a quase R$ 20 mil.

A expectativa do superintendente da FTF é colocar 14 times na Série B e oito na elite do futebol tocantinense a partir de 2010. “O objetivo é deixar os atletas empregados o ano inteiro no Tocantins. Pode disputar a Série A no primeiro semestre e a segundona na outra metade do ano”, ressaltou José Wilson Soares.

Nenhum comentário: