terça-feira, 16 de setembro de 2008

Sobe para 7 as cidades atingidas pela estiagem



Subiu para sete o número de cidades afetadas com a seca na região Sudeste do Tocantins. Dessas, três já declararam situação de emergência (Ponte Alta do Bom Jesus, Arraias e Paranã). Porto Alegre do Tocantins e Novo Jardim haviam pedido ajuda da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil na semana passada. Ontem foi a vez dos municípios de Dianópolis e Conceição do Tocantins pediram auxílio para elaboração da Avaliação de Danos (Avadan), a fim de decretarem situação de emergência.

A estiagem no Sudeste do Tocantins, onde não chove mais de cinco meses, continua preocupando. De acordo com o coordenado adjunto da Defesa Civil no Tocantins, tenente Yuri Tenório Vargas, algumas medidas estão sendo tomadas para amenizar o sofrimento do povo, porém ele analisa que, este ano, a situação é menos grave do que o mesmo período do ano passado. “Essa seca é inferior a do ano passado. Não dá para precisar quantos municípios estarão solicitando ajuda, mas nós estamos otimistas”.

Entre as ações paliativas tomadas pelos órgão públicos estão a distribuição de cestas básicas, a utilização de carros-pipas, a disponibilização de máquinas e um estudo hidrográfico. “Não temos animais mortos, o que está faltando mesmo é água para o povo beber”, afirmou o coordenador.

Para o coordenador municipal de Defesa Civil de Dianópolis, coronel Udson Silva Valente, é preciso estar em alerta para um possível agravamento da situação. “No ano passado, fomos afetados e os nossos mananciais ficaram secos. Até agora, este ano, não tivemos grandes perdas, mas solicitamos ajuda para prevenir maiores danos”, ressaltou.

O Jornal do Tocantins tentou contato com o município de Conceição do Tocantins e não havia conseguido até o fechamento desta edição.

METEOROLOGIA:

De acordo com a meteorologia, a falta de chuva no Tocantins seguirá até a segunda semana de outubro, quando poderá começar a cair as primeiras chuvas.

No ano passado, 17 municípios tocantinenses foram atingidos com a seca

Fonte:Jornal do Tocantins

Nenhum comentário: